sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Festival de Fanfarra reúne 1,5 mil alunos do ensino fundamental


Cerca de 1.500 alunos do ensino fundamental irão se reunir, neste sábado, dia 5 de novembro, no Festival de Fanfarra, realizado por meio do projeto Musicalizando Campinas, da Secretaria Municipal de Educação. O encontro acontece no Parque Portugal, com entrada pelo Portão 5, às 8h.

O evento objetiva promover o convívio social e a integração entre os alunos das 17 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participantes, para que todos possam compartilhar diferentes experiências. O projeto Musicalizando Campinas visa levar professores e alunos a conhecerem a música instrumentada na escola com aulas práticas e teóricas.

Foto: Valéria Abras.
Os estudantes, de 10 a 18 anos, irão apresentar os trabalhos musicais que realizaram durante todo o ano, no projeto Fanfarra na Escola que é desenvolvido nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

A coordenadora do programa, Neiva Toledo, explica que o Festival não tem caráter de competição. Segundo ela, o evento é uma maneira de fortalecer a socialização e o comprometimento dos jovens.

“Os alunos irão mostrar o que aprenderam e ensaiaram durante o ano. Esse projeto dá um brilho especial na escola, pois desenvolve a sociabilidade. Uns dependem dos outros para a musicalidade acontecer, os alunos se comprometem, participam dos ensaios e temos um resultado muito bom desse trabalho de educação musical”, diz.

A Fanfarra Municipal estará presente no festival e fará uma apresentação aos estudantes como forma de incentivo à musica.

Família na escola

Para agregar a família na escola e levar a cultura por meio da música à população, os pais e a comunidade estão convidados para prestigiar as apresentações.

Essa participação também tem o intuito de resgatar a memória dos que já participaram da fanfarra na infância.

“É essencial para os alunos que os pais entendam a relevância do projeto, o que significa para eles. Com essa motivação, o resultado dos trabalhos é muito mais eficiente. A família e a comunidade escolar devem estar juntas numa mesma causa”, frisou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário