sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Seminário debate Educação para o Trânsito na próxima semana


O 2º Seminário de Segurança, Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana, realizado pela Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) / Secretaria Municipal de Transportes, acontece nos próximos dias 9 (quarta-feira) e 10 (quinta-feira) de novembro, na Faculdade Anhanguera (Rua Luiz Otávio, 1.313, no Parque Taquaral).

Estará em pauta, essencialmente, o tema Educação para o Trânsito e sua importância para a diminuição da acidentalidade. Diferentes segmentos sociais serão envolvidos nessa discussão, incluindo educadores, universitários, integrantes de conselhos (Idosos, Jovens e Pessoas com Deficiência) e profissionais de trânsito e transporte.

O 2º Seminário estimulará reflexões, compartilhamento de resultados e definição de metas e objetivos.

“A Educação para o Trânsito será trabalhada no contexto da Mobilidade Urbana e do entendimento da vida nas cidades contemporâneas, permeada por questões como as escolhas e o comportamento ao compartilhar espaços e a cultura da violência ou da individualidade influenciando nisso”, destaca a gerente de Educação e Cidadania da EMDEC, Roberta Mantovani.

São aguardados de 200 a 300 participantes de várias cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Em 2010, na primeira edição do Seminário, 30 municípios marcaram presença, inclusive de outros estados.

Haverá conferências, palestras, workshops e mesas de debate. Na quarta-feira, dia 9, às 8h, terá início o credenciamento, com café da manhã. Em seguida, a mesa de abertura, com a presença de várias autoridades.

Às 9h30, haverá a conferência “A violência no trânsito: questões éticas e morais”, com J. Pedro Correa, consultor do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

Já a palestra, às 11h, oferecida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), será “Década de Ações: possibilidades de redução da violência no trânsito e aumento da qualidade de vida em aglomerados urbanos”.

No mesmo dia, entre 14h e 17h, acontecerão os workshops.

Na quinta-feira, dia 10, após duas mesas – “Saúde pública e educação: estratégias para promover a segurança no trânsito”, às 9h; e “Os desafios da Mobilidade Urbana para o desenvolvimento das cidades sustentáveis”, às 11h – ocorrerão outros workshops, novamente entre 14h e 17h.

Formato diferenciado

Em 2010, o Seminário superou a expectativa, atraindo estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, além do Distrito Federal.

Neste ano, a EMDEC propõe um formato diferenciado, com uma programação que também levará em conta as necessidades de outros municípios, fomentando a troca de experiências e a construção de propostas.

As discussões realizadas terão como eixos transversais os seguintes temas: Década de Ações para a Segurança no Trânsito (estabelecida pela ONU e iniciada em 2011), Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes de Trânsito, Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito e Mobilidade Urbana Sustentável.

O 2º Seminário de Segurança, Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana conta com os apoios do Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), Ministério das Cidades, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTP), Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Volvo e Faculdade Anhanguera.

Inscrições

Para se inscrever, basta acessar o hotsite do seminário no endereço eletrônico www.emdec.com.br

PROGRAMAÇÃO

9 de novembro (quarta-feira)
8h – Credenciamento e café
9h – Mesa de abertura
9h30 – Conferência: A violência no trânsito: questões éticas e morais.
Palestrante: J. Pedro Correa – Consultor do Programa Volvo de Segurança no Trânsito
11h – Palestra: Década de Ações: possibilidades de redução da violência no trânsito e aumento da qualidade de vida em aglomerados urbanos.
Palestrante: Maria Cristina Alcântara Andrade Hoffmann – Coordenação Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito – Denatran
14 às 17h – Workshops:  
- Educação para o trânsito voltada para o público jovem. Palestrantes: Ana Carolina Bertho Soares – Mestre em demografia pela Unicamp. Daniel Monteiro – Agente de trânsito e educador do Núcleo de Educação para o Trânsito de São José dos Campos. Thiago Calderan,  Médico-assistente e orientando da Liga do Trauma da Unicamp.
- O público idoso e pessoas com deficiência: desafios e possibilidades. Palestrantes: Andrés Tostes Graziano – Doutorando em educação – FE/Unicamp. Roberta Bernardi – Gerente de Educação para o Trânsito da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social (Urbes) de Sorocaba. Sônia Eliana Spoltore Garcia – Gerente de Educação para o Trânsito CET Santos. Vovó Marilene Rossi Converso – Projeto dos Idosos de Santos.
- O uso da internet como estratégia de comunicação e interação. Palestrantes: Mônica Garbin – Mestre em tecnologia educacional FE/Unicamp. Carlos Abras – Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da EMDEC. 
- O uso das diretrizes na Educação para o Trânsito nos municípios. Palestrantes: Amanda Medeiros – Pedagoga na Coordenação-Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito (Denatran). Maria Cristina Ferrari Maciel e Mariângela Marini – Educadoras da Gerência de Educação e Cidadania da EMDEC. Josiane Inácio Arruda – Coordenadora de Educação para o Trânsito de São José dos Pinhais.
 10 de novembro (quinta-feira)
9h – Mesa 1: Saúde pública e educação: estratégias para promover a segurança no trânsito. 
Debatedor: Dra. Naoko Silveira – Coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes de Campinas – Secretaria Municipal de Saúde
10h30 – Café
11h – Mesa 2: Os desafios da Mobilidade Urbana para o desenvolvimento de cidades sustentáveis. 
Palestrante: Maurício Thesin – Coordenador de Projetos da Rede de Transportes de São Bernardo do Campo. Debatedor: Cristiano Barbosa – Mestre em geografia (planejamento e gestão do território)
14h às 17h – Workshops:
- Segurança, educação e motociclistas.
Palestrantes: José Luís Terwak – Gerente do Centro Educacional de Trânsito Honda. Pedro Sérgio Romeiro – Coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito de São José do Rio Preto. Daniela Gurgel – Coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito da Prefeitura de São José dos Campos. Dra. Fernanda Zakia - Gerente Jurídica da EMDEC. 
- Modos de deslocamento não motorizados – cultura de respeito.
Palestrantes: Professora Dra. Regina Celia Bega dos Santos – Instituto de Geografia/Unicamp. Francisco Prata Jr – Assessor da Diretoria da CET Santos. Nancy Schneider – Superintendente de Educação e Segurança da CET São Paulo. 
- A EAD (Educação à Distância) na Formação de Multiplicadores.
Palestrantes: Josefina Giacomini Kiefer – Supervisora do Departamento de Educação à Distância da CET São Paulo. Reni Paschoalino de Brito – Educadora da Gerência de Educação e Cidadania da EMDEC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário