terça-feira, 11 de outubro de 2011

Encerramento dos JEM reúne escolas e faz premiação

Alunos de 32 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participaram nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, do encerramento dos Jogos Escolares Municipais (JEM). Os vencedores receberam troféus pela participação e atuação nas competições e agitaram o auditório Dom Gilberto, no campus I da PUC-Campinas.

A diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Renata von Zuben entregou o troféu da vitória para a Emef Anália Ferraz da Costa Couto, que levou o maior número de participantes aos jogos. Em segundo lugar, ficou a Emef Raul Pilla e logo em seguida, a Emef André Tosello.

Os alunos que se destacaram nas modalidades subiram ao palco para receber um troféu. Janaína do Carmo Silva estava entre os representante das Emefs que receberam a premiação. “Representar a escola e os amigos é uma sensação muito legal. Ser aluno destaque em uma modalidade não é fácil, treinei bastante. Consegui o vice campeonato em arremesso de peso neste ano e estou muito feliz”, contou a aluna da Emef Raul Pilla.

A cerimônia de encerramento dos jogos também contou com a apresentação de dança dos alunos da Emef Raul Pilla, que empolgou os alunos e a comunidade escolar, recebendo os aplausos do público.

O coordenador dos JEM e professor de educação física, Jefferson Hespanhol, frisou a importância da colaboração, participação e cooperação de todos no evento. “O aluno não precisa brigar e ter conflitos sociais no jogos. O JEM também premia os que ganharam as modalidades na competição. Mas os jogos ressaltam a importância daquele que teve o compromisso de participação social esportiva”, disse.

Segundo a coordenadora do programa Arte e Movimento, Maria Lucia Bachiega, o melhor prêmio a ser dado para as crianças é a lição de participação em grupo, onde o foco principal está longe da competitividade. Ainda para Maria Lucia, “os alunos são o objetivo da educação e sem o apoio das escolas, o evento não teria acontecido”.

Ao som de muita música e alegria, Douglas Leme da Silva Júnior foi uma das crianças que assistiram a uma série de fotos da participação das Emefs durante os jogos. O aluno do 6° ano destacou o vôlei feminino como o mais divertido dos JEM. “O vôlei foi o mais legal. As meninas agitaram, jogaram melhor, chamaram a atenção da gente”, completou.

JEM

Os JEM tem como objetivo o incentivo à prática esportiva e a manifestação da cidadania, com atitudes de respeito e ética para que os participantes conquistem objetivos individuais e em grupo, vivenciando atividades fora da escola e conhecendo alunos de outras unidades.

Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, os Jogos serão disputados em oito modalidades: atletismo (feminino e masculino), basquetebol (feminino e masculino), futsal (feminino e masculino); handebol (feminino e masculino); voleibol (feminino e masculino); tênis de mesa (feminino e masculino); damas (misto) e xadrez (misto).

(Publicado originalmente por Mayara Castilho, in PMC.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário