PLANO DE ENSINO - AGRUPAMENTO III A
Professora: Luciana
“Nossa geração quis dar o melhor para nossas crianças e os jovens. Sonhamos grandes sonhos para eles. Procuramos dar os melhores brinquedos, roupas, passeios e escolas. Não queríamos que eles andassem na chuva, se machucassem nas ruas, se ferissem com os brinquedos caseiros e vivessem as dificuldades pelas quais passamos. Colocamos uma televisão na sala, alguns pais com mais recursos, colocaram uma televisão e um computador no quarto de cada filho. Outros encheram seus filhos de atividades, matriculando-os em cursos de inglês,computação, música. Tiveram boa intenção, só não sabiam que as crianças precisavam ter infância, que necessitavam inventar, correr riscos, frustrar-se, ter tempo para brincar e se encantar com a vida.”Augusto Cury
Princípios Embasadores da Atuação com Crianças de Educação Infantil
Considerando – se as especificidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas e físicas das crianças em fase de educação infantil, a qualidade das experiências oferecidas na unidade educacional devem contribuir para o exercício da cidadania, estando embasadas nos seguintes princípios:
- O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, considerando suas diferenças individuais;
- Os direitos das crianças como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
- Acesso das crianças aos bens sócio - culturais disponíveis;
- A socialização das crianças através das diversificadas práticas sociais, sem discriminação;
- Atendimento aos cuidados essenciais e ao desenvolvimento de sua identidade.
Objetivos Gerais da Educação Infantil
A prática da educação infantil deve se organizar de modo que oportunize o desenvolvimento das seguintes capacidades:
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente, confiante e percebendo suas limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente suas potencialidades e seus limites, valorizando hábitos de aprendizagem e cuidado com a saúde e bem estar;
- Estabelecer vínculos afetivos, fortalecendo sua auto – estima e ampliando as possibilidades de interação social;
- Estabelecer e ampliar relações sociais, respeitando a diversidade e aprendendo a articular seus interesses e opiniões;
- Observar e explorar o ambiente com curiosidade, percebendo – se como agente transformador do mesmo, valorizando atitudes adquiridas na contribuição de sua conservação;
- Expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades através do ato de brincar;
- Utilizar diferentes linguagens, avançando no seu processo de construção e enriquecendo sua capacidade expressiva;
- Conhecer manifestações culturais, valorizando a diversidade.
Eixos de Trabalho
- Linguagem oral e escrita
- Artes visuais
- Música
- Natureza e Sociedade
- Raciocínio Lógico – Matemático
- Movimento
As crianças desenvolvem suas capacidades de forma heterogênea, porém a educação infantil tem por função criar condições para o desenvolvimento integral delas, considerando as possibilidades de aprendizagem para as diferentes faixas etárias.
Para isso, faz – se necessário uma atuação que propicie o desenvolvimento das capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social.
- Capacidade de ordem física – apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, auto – conhecimento, uso do corpo na expressão das emoções e ao deslocamento com segurança.
- Capacidade de ordem cognitiva – desenvolvimento dos recursos para pensar, representar, se comunicar, envolvendo resoluções de problemas.
- Capacidade de ordem afetiva – construção da auto – estima atitudes no convívio social, compreensão de si e do outro.
- Capacidade de ordem estética – produção artística e apreciação desta, oriundas de diferentes culturas.
- Capacidade de ordem ética – construção de valores norteadores a ação da criança.
- Capacidade de relação interpessoal – entendimento das condições para o convívio social, através das diferenças de temperamentos, hábitos, costumes e culturas.
- Capacidade de inserção social – perceber – se como membro participante de uma comunidade e sociedade.
Descobrindo as Diferentes Linguagens
EIXO: Linguagem Oral e Escrita
• Objetivos:
Promover nas crianças a capacidade de:
- Ampliar possibilidades de comunicação e expressão;
- Fazer com que a criança tenha acesso ao mundo letrado;
- Comunicar idéias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciando o outro;
- Estabelecer relações interpessoais;
- Utilizar a oralidade no cotidiano, oportunizando a reelaboração e ampliação de sua linguagem;
- Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
- Desenvolver gradativamente as competências lingüísticas básicas (falar, escutar, ler, escrever);
- Estar permanentemente em contato diversificado em seu ambiente social, percebendo a importância da comunicação e o que ela representa.
Linguagem Oral
Acontece dentro de um contexto, por meio de diálogo. Através de interações singulares nas qual o sujeito está inserido, de forma não homogênea.
Sugestão de conteúdos e atividades:
- Ampliação do vocabulário (descrição de pessoas, objetos, cenas e situações);
- Interação através da linguagem (conversas informais, transmissão de avisos e recados, relatos de experiências, verbalização de idéias);
- Conhecimento das várias modalidades de linguagem (histórias, poesias, quadrinhas, músicas, adivinhas etc.);
- Narração e reprodução de histórias (com ou sem livro, individual ou coletivamente).
- Dramatização de histórias, situações vividas e situações criadas;
- Reconhecimento da estrutura da linguagem;
- Participação em situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e opiniões.
Linguagem Escrita
Concebida como a compreensão de um sistema de representação, um aprendizado que coloca diversas questões de ordem conceitual e um processo de construção de conhecimento, tendo como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais e escritas.
• Sugestões de Conteúdos e Atividades:
- Manuseio e exploração de materiais tais como: livros, jornais, revistas, cartazes, etc;
- Desenho de pessoas, objetos, cenas situações;
- Produção livre de desenho e escrita;
- Diferenciação entre desenho e escrita (relação entre o que é falado e escrito, ainda que não de forma convencional);
- Produção de livros, histórias, álbuns, murais, convites, receitas, etc;
- Reconhecimento e escrita de nomes (próprios e dos colegas) e de algumas palavras contextualizadas;
- Participação na leitura e no reconhecimento de pequenos textos, realizando diferentes versões sobre o mesmo, produzido alterações, percebendo que estas podem alterar seu conteúdo.
EIXO: Artes Visuais
As artes visuais devem ser concebidas como uma linguagem com estrutura e características próprias, cuja aprendizagem se dá por meio dos seguintes aspectos:
- Fazer artístico, centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de artes.
- Apreciação, percebendo o sentido proposto, articulando – o aos elementos utilizados;
- Reflexão, pensando sobre o conteúdo do objeto artístico, compartilhando e trocando idéias sobre as produções realizadas.
• Objetivos
- Propiciar oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
- Interessar – se pelas próprias produções artísticas, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais tenham contato;
- Ampliar seu conhecimento de mundo e de cultura;
- Produzir trabalhos de artes através de estratégias e materiais diferenciados;
- Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
- Desenvolver um percurso de criação pessoal;
- Desenvolver a capacidade de construção, reconhecimento, análise e identificação de obras de arte e de seus produtores.
• Sugestões de Conteúdos e Atividades
- Releitura de obras de artistas plásticos;
- Exploração de diferentes materiais (massinha, tinta, giz, cola etc);
- Recorte com tesoura de materiais variados;
- Confecção de dobraduras e técnicas variadas de desenho, pintura e modelagem;
- Desenhos livres e/ou dirigidos usando diferentes técnicas e materiais;
- Criar, pintar, colar e modelar através de seu próprio repertório e da utilização de elementos como cor, espaço, textura etc;
- Contato e manuseio com materiais como caixas, latinhas, embalagens diversas, tecidos, etc, manipulando - os e transformando-os;
- Desenhos feitos através da observação de situações, cenas, pessoas, objetos diferentes;
- Criação de maquetes e brinquedos que envolvam composição de volumes, equilíbrio etc;
- Observar e identificar imagens diversas;
- Montagens de painéis temáticos ou com produções espontâneas das crianças;
- Participar de exposições organizadas dando destaque á produção infantil;
- Reproduzir imagens diversas;
- Cópias de seus próprios desenhos em escalas maiores ou menores.
EIXO: Música
A linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, além de estar presente em todas as culturas e situações da vida humana.
As crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo, sendo esse o ponto de partida para a musicalização.
A linguagem musical é um meio importante para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto – estima e auto – conhecimento, além de ser um poderoso meio de integração social.
• Objetivos
- Garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
- Explorar e identificar elementos musicais;
- Explorar e interagir com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo;
- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos através de composições e interpretações musicais;
- Ouvir, perceber e discriminar sons diversos;
- Imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
- Reconhecer a música como meio de linguagem e comunicação.
• Sugestões de Conteúdos e Atividades
- Exploração, reconhecimento e reprodução de sons e ritmos com diferentes objetos e instrumentos da bandinha da escola;
- Conhecimento e reprodução de canções folclóricas, populares e relacionadas ao tema gerador;
- Representação através da música, da dramatização e da expressão corporal;
- Contato com a linguagem musical e o silêncio, explorando a escuta;
- Improvisação de exercícios criativos através de situações musicais;
- Composição de pequenas canções;
- Imitação de sons diversos;
- Participação em brincadeiras cantadas e ritmadas, envolvendo dança e brincadeiras de roda.
- Repertório de canções para desenvolver a memória musical;
- Exploração de objetos sonoros;
- Realização de movimentos com o corpo de acordo com os sons percebidos;
- Produção de impulsos sonoros sugerindo pingos de chuva, trote de cavalos, sinos tocando, etc.
- Vivência de contrastes entre alturas do som, ritmos, som e silêncio, etc.
- Produção de diversos sons realizados com o próprio corpo;
- Transformação de situações de interesse do grupo em improvisações musicais;
- Sonorizações de histórias através de imagens oferecidas pelo livro;
- Escuta de obras musicais variadas;
- Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
- Valorização do silêncio nos momentos oportunos;
- Exploração de repertórios diversos, não limitando apenas o contato com as músicas infantis;
- Escuta de músicas instrumentais;
- Resgate e aproximação das crianças aos valores musicais de sua cultura;
- Construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis;
- Brincadeiras e jogos musicais envolvendo parlendas, adivinhas, trava – línguas, possibilitando o vivência de questões relacionadas ao som, ao silêncio e à música;
- Representação de sons através de desenhos, trazendo para o gesto gráfico aquilo que a percepção auditiva identificou.
EIXO: Natureza e Sociedade
Esse eixo reúne temas pertinentes ao mundo social e natural.
O trabalho deve ocorrer de forma integrada, respeitando as especificidades das vivências sociais e históricas.
A ampliação das experiências das crianças e a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural precisam ganhar ênfase oportunizando o contato, a percepção e a construção de novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam.
As experiências vivenciadas devem ser propícias a possibilitar ema aproximação as diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural para que as crianças possam, progressivamente, diferenciar o senso comum dos conhecimentos científicos.
• Objetivos
- Garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
- Interessar – se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;
- Formular perguntas e imaginar soluções;
- Manifestar opiniões próprias sobre os fatos e acontecimentos;
- Buscar informações e confrontar idéias;
- Estabelecer relações entre modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
- Valorizar a preservação das espécies para a qualidade da vida humana;
- Explorar o ambiente relacionando – se com as pessoas que as cercam;
- Ampliar seu repertório de conhecimento sobre o mundo social e natural;
- Ter contato com plantas e animais;
- Explorar habilidades físicas, motoras e perceptivas através do conhecimento do próprio corpo;
- Participar ativamente de resoluções de problemas, estabelecendo relações na comparação de dados.
• Sugestões de Conteúdos e Atividades
Descobrindo o Eu e o Outro
A Criança e a Família
- Desenvolvimento de atitudes de respeito às particularidades de cada grupo familiar;
- Reconhecimento de si próprio como membro de uma família;
- Identificação dos componentes da família;
- Verificação da existência de diferentes modelos de famílias e de diversos valores e costumes;
- Conhecimento do local e tipos de moradia;
- Valorização da história de vida das famílias;
- Exploração do espaço da criança na sua casa e datas significativas;
- Participação em atividades envolvendo histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às suas tradições;
- Desenhos da família e/ou fotos, inserindo os pais no trabalho;
- Registro de informações trazidas pelas crianças;
- Presença de familiares integrados ao trabalho pedagógico.
A Criança e a Escola
- Conhecimento do espaço físico da escola, suas dependências e materiais disponíveis;
- Identificação das pessoas que trabalham na escola e de suas funções, instrumentos usados no trabalho escolar e no trabalho do aluno;
- Compreensão da organização e do funcionamento da escola (regras, direitos e deveres, cuidados com os materiais e ambiente);
- Confecção de painéis coletivos sobre o funcionamento da escola;
- Registros diversificados (o que mais gosta na escola, observações realizadas no ambiente físico, etc.);
- Percepção da escola como local comunitário, mantendo a limpeza e a ordem;
- Valorização da escola como local onde se dá a socializão e interação com diferentes tipos de pessoas, culturas, modos de pensar, etc;
- Respeito às particularidades do próximo, e às diferenças individuais;
- Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;
- Distribuição de tarefas de cooperação onde todos se ajudem mutuamente;
- Conhecimento da seqüência da rotina, favorecendo o desenvolvimento da autonomia;
- Criação de situações de aprendizagem em que a questão da diversidade seja tema de conversa ou trabalho.
A Criança e o Contexto Social Mais Amplo
- Reconhecimento do trabalho e sua importância para a sociedade.
- Reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação a etnia e a cultura ( organização familiar, formas de trabalho, relação com a natureza, valores, hábitos, costumes e festividades ).
- Identificação das especificidades da vida rural e urbana, e da inter-relação entre ambas (formas de habitação,trabalho, profissões, meios de comunicação e transporte, hábitos, costumes e valores ).
- Conhecimento da ação do homem sobre a natureza e suas criações
- Criar condições para que cada um conheça e descubra novos sentimentos, valores, idéias, costumes e papéis sociais.
- Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
- Conhecimento, respeito e utilização de regras elementares ao convívio social.
- Oportunizar situações onde a criança possa questionar sobre fenômenos naturais, grupos sociais diferentes, etc.
- Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social, através de festividades cívicas.
- Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
EIXO: Raciocínio Lógico Matemático
O trabalho desse eixo na educação infantil atende as necessidades das crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento,e também corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.
As noções matemáticas são construídas a partir das experiências de interações com o meio, de conhecimentos e necessidades compartilhadas com outras pessoas que possuem interesses parecidos.
Num quadro inicial, as referências lógico-matemáticas são manifestadas por aprendizagens advindas de processos informais, da relação da criança em diversos ambientes e situações diferentes, pois é um processo contínuo de abstração.
No entanto, a continuidade desse processo deve requerer a intencionalidade e o planejamento, representando vias a partir das quais as crianças possam elaborar o conhecimento geral e o conhecimento lógico-matemático em particular.
Importante enfatizar que a construção das competências matemáticas ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de outras naturezas igualmente importantes.
• Objetivos
- Proporcionar oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
- Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais, como ferramentas necessárias ao seu cotidiano.
- Comunicar idéias matemáticas através de hipóteses e situações-problema.
- Saber utilizar a linguagem oral e matemática.
- Confiar em suas estratégias e capacidade para lidar com novas situações.
- Utilizar a contagem, noções de quantidade, tempo e espaço nos diversos contextos.
- Reconhecer como necessárias as noções matemáticas em seu dia-a-dia.
- Desenvolver a capacidade de analisar, refletir, argumentar, deduzir e formular hipóteses.
• Sugestões de Conteúdos e Atividades
- Manipulação e exploração de objetos e brinquedos em situações organizadas.
- Brincadeiras de construção, empilhamentos e encaixe, possibilitando a percepção do espaço e equilíbrio.
- Planejar situações-problema contextualizadas ampliando assim as estratégias para formas de representação e comunicação, bem como para resolução de problemas.
- Organização de classes e elementos segundo os atributos de cor, forma, dimensão, posição, quantidade, textura, sabor, odor, som e peso.
- Identificação de subclasses segundo os atributos acima para aquisição do conceito de inclusão de classes.
- Estabelecimento de correlações entre classes.
- Percepção de igualdades e diferenças.
- Identificação de séries de elementos tanto em ordem crescente como decrescente.
- Experiências envolvendo noções de tempo.
- Trabalho com diferentes quantidades, adicionando ou subtraindo elementos
- Identificação dos números nos diferentes contextos em que se encontram.
- tilização da linguagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais a criança reconheça sua necessidade
- Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras.
- Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço
- Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
- Marcação do tempo por meio de calendário.
EIXO: Movimento
O trabalho com o movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, abrangendo uma reflexão acerca de posturas corporais bem como das atividades voltadas para a ampliação da linguagem corporal da criança.
A expressividade e a mobilidade própria das crianças devem ser valorizadas através de atividades propostas, compreendendo-se o caráter lúdico das manifestações da motricidade infantil.
• Objetivos
- A prática educativa deve ser organizada de forma a oportunizar o desenvolvimento das seguintes capacidades:
- Ampliar as possibilidades expressivas do movimento.
- Utilizar gestos e ritmos corporais em brincadeiras e demais situações de interação.
- Explorar diferentes dinâmicas de movimento
- Conhecer os limites e as potencialidades do seu corpo.
- Controlar o próprio movimento, ajustando suas habilidades motoras.
- Utilizar movimentos de encaixe, lançamento, etc, ampliando as possibilidades de manuseio dos diferentes materiais.
- Apropriar-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando suas partes.
- Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo.
- Desenvolver aspectos específicos da motricidade
- Refletir sobre as posturas corporais
- Deslocar-se com destreza no espaço ao andar, correr, pular, etc.
- Desenvolver atitude de confiança em suas capacidades motoras
• Sugestões de Conteúdos e Atividades
- Valorização das conquistas corporais;
- Aquisição de consciência dos limites do próprio corpo como aspecto importante do processo de diferenciação entre o EU e o OUTRO e da construção da realidade;
- Observar, testar e utilizar os movimentos do próprio corpo.
- Adotar hábitos de auto-cuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e prevenção de acidentes;
- Conhecimento e reprodução de diferentes modalidades de danças e movimentação livre a partir de músicas variadas, expressando-se corporalmente e percebendo as estruturas rítmicas;
- Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
- Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo;
- Experimentação e utilização de habilidades manuais nas situações cotidianas;
- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, engatinhar, escorregar, etc.
- Utilização do espelho em brincadeiras de faz-de-conta.
- Observar, moldar, pintar e desenhar figuras do corpo humano.
- Reconhecimento dos sinais vitais, reflexão e conversas sobre suas alterações quando o corpo está em movimento.
- Propostas de situações em que as habilidades corporais sejam valorizadas.
- Jogos e brincadeiras envolvendo interação, imitação e reconhecimento do corpo.
Avaliação
A avaliação na educação infantil é um conjunto de ações que auxiliam o educador a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades percebidas.
Através da avaliação se define critérios de planejamento e cria – se situações que provoquem avanços na aprendizagem.
A função dela é acompanhar, orientar, redirecionar o processo como um todo, pois é elemento indissociável do processo educativo.
Ao longo do processo a avaliação deve permitir que as crianças percebam suas conquistas, dificuldades e possibilidades.
Deve ocorrer de forma contínua, visando a melhoria da ação educativa, e acompanhando o desenvolvimento da criança de forma global, considerando suas especificidades.
O progresso da criança deve ser considerado em função do seu nível inicial, de sua maturidade e seu ritmo próprio de desenvolvimento, que deve ser respeitado.
Cada ser é único, e não se deve avaliar de forma comparativa, mas sim respeitando sempre as particularidades do educando.
Proposta pedagógica
Projeto: “Os Pingos”
“As informações são arquivadas na memória, as experiências são cravadas no coração.” Augusto Cury
Da obra de Mary e Eliardo França, “Os Pingos” fazem parte de uma coleção de livros que aborda temas pertinentes á Educação Infantil.
O projeto será realizado ao longo do ano, como fio condutor do trabalho com as crianças do AGIII “A”.
Pretende-se integrar as áreas do conhecimento e não trabalhá-las de forma estanque, de modo a oferecer ao aluno um ensino significativo, integrado e contextualizado.
Os Pingos vivem numa floresta. Cada qual com seu nome e sua personalidade (aspecto psicológico). São bem parecidos, mas de cores diferenciadas, cada uma delas baseadas nas cores do arco-íres (características físicas).
Assim, o trabalho será iniciado com a apresentação de cada um deles, suas características físicas e emocionais, e montaremos um painel sobre os Pingos em nossa classe. Em seguida faremos um paralelo com as características de cada criança.
Elas serão estimuladas a pensarem sobre si mesmas, e assim será desenvolvido um trabalho sobre a identidade de cada um.
Para isso, contaremos com vários recursos, como poesias, músicas, pesquisa com as famílias, autorretrato, desenhos, modelagem do corpo com massinha, brincadeiras como a do espelho, trabalho com o nome de cada um, etc.
Trabalharemos também as cores de cada Pingo, com enfoque em testar misturas de cores para descobrir as cores dos Pingos que não são primárias.
Passaremos a trabalhar cada livro da coleção a partir da história: “O aniversário”, pois no primeiro mês de aula, nossa turma ficará responsável pelo painel que enfeitará a festa de aniversariantes, e nada mais motivante para os alunos do que confeccionar um painel contextualizado com o trabalho realizado em sala.
Os outros livros serão trabalhados com enfoque nos temas que cada um propõe, por exemplo:
- Amizade
- Solidariedade
- Pluralidade cultural
- Animais
- Natureza/meio ambiente
- Alimentação
- Brincadeiras
- Lazer
- Artes/criatividade
- família
- Saúde/higiene
- Estações do ano
- Fases da lua
Para que o repertório de leitura das crianças seja enriquecido, serão acrescentados livros de autores diferentes, com textos diferenciados e/ou mesmo aqueles sem texto, que tenham haver com o tema abordado.
Em artes estudaremos a biografia e obras de Cândido Portinari, de forma lúdica e numa linguagem própria para faixa etária.
Ao longo do projeto serão elaboradas e registradas as atividades diárias a serem desenvolvidas com as crianças. Isso ocorrerá de forma previamente planejada, organizada e levando em consideração o interesse e necessidades da turma.
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