quinta-feira, 16 de junho de 2011

PLANO DE ENSINO - AGRUPAMENTO III A
Professora: Luciana

 
Nossa geração quis dar o melhor para nossas crianças e os jovens. Sonhamos grandes sonhos para eles. Procuramos dar os melhores brinquedos, roupas, passeios e escolas. Não queríamos que eles andassem na chuva, se machucassem nas ruas, se ferissem com os brinquedos caseiros e vivessem as dificuldades pelas quais passamos. Colocamos uma televisão na sala, alguns pais com mais recursos, colocaram uma televisão e um computador no quarto de cada filho. Outros encheram seus filhos de atividades, matriculando-os em cursos de inglês,computação, música. Tiveram boa intenção, só não sabiam que as crianças precisavam ter infância, que necessitavam inventar, correr riscos, frustrar-se, ter tempo para brincar e se encantar com a vida.
Augusto Cury
Princípios Embasadores da Atuação com Crianças de Educação Infantil

 
Considerando – se as especificidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas e físicas das crianças em fase de educação infantil, a qualidade das experiências oferecidas na unidade educacional devem contribuir para o exercício da cidadania, estando embasadas nos seguintes princípios:
  • O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, considerando suas diferenças individuais;
  • Os direitos das crianças como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
  • Acesso das crianças aos bens sócio - culturais disponíveis;
  • A socialização das crianças através das diversificadas práticas sociais, sem discriminação;
  • Atendimento aos cuidados essenciais e ao desenvolvimento de sua identidade.
Objetivos Gerais da Educação Infantil
A prática da educação infantil deve se organizar de modo que oportunize o desenvolvimento das seguintes capacidades:
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente, confiante e percebendo suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente suas potencialidades e seus limites, valorizando hábitos de aprendizagem e cuidado com a saúde e bem estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos, fortalecendo sua auto – estima e ampliando as possibilidades de interação social;
  • Estabelecer e ampliar relações sociais, respeitando a diversidade e aprendendo a articular seus interesses e opiniões;
  • Observar e explorar o ambiente com curiosidade, percebendo – se como agente transformador do mesmo, valorizando atitudes adquiridas na contribuição de sua conservação;
  • Expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades através do ato de brincar;
  • Utilizar diferentes linguagens, avançando no seu processo de construção e enriquecendo sua capacidade expressiva;
  • Conhecer manifestações culturais, valorizando a diversidade.

 
Eixos de Trabalho
  • Linguagem oral e escrita
  • Artes visuais
  • Música
  • Natureza e Sociedade
  • Raciocínio Lógico – Matemático
  • Movimento
As crianças desenvolvem suas capacidades de forma heterogênea, porém a educação infantil tem por função criar condições para o desenvolvimento integral delas, considerando as possibilidades de aprendizagem para as diferentes faixas etárias.

 
Para isso, faz – se necessário uma atuação que propicie o desenvolvimento das capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social.
  • Capacidade de ordem física – apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, auto – conhecimento, uso do corpo na expressão das emoções e ao deslocamento com segurança.
  • Capacidade de ordem cognitiva – desenvolvimento dos recursos para pensar, representar, se comunicar, envolvendo resoluções de problemas.
  • Capacidade de ordem afetiva – construção da auto – estima atitudes no convívio social, compreensão de si e do outro.
  • Capacidade de ordem estética – produção artística e apreciação desta, oriundas de diferentes culturas.
  • Capacidade de ordem ética – construção de valores norteadores a ação da criança.
  • Capacidade de relação interpessoal – entendimento das condições para o convívio social, através das diferenças de temperamentos, hábitos, costumes e culturas.
  • Capacidade de inserção social – perceber – se como membro participante de uma comunidade e sociedade.
Descobrindo as Diferentes Linguagens

 
EIXO: Linguagem Oral e Escrita
• Objetivos:
Promover nas crianças a capacidade de:
  • Ampliar possibilidades de comunicação e expressão;
  • Fazer com que a criança tenha acesso ao mundo letrado;
  • Comunicar idéias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciando o outro;
  • Estabelecer relações interpessoais;
  • Utilizar a oralidade no cotidiano, oportunizando a reelaboração e ampliação de sua linguagem;
  • Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
  • Desenvolver gradativamente as competências lingüísticas básicas (falar, escutar, ler, escrever);
  • Estar permanentemente em contato diversificado em seu ambiente social, percebendo a importância da comunicação e o que ela representa.
Linguagem Oral
Acontece dentro de um contexto, por meio de diálogo. Através de interações singulares nas qual o sujeito está inserido, de forma não homogênea.
Sugestão de conteúdos e atividades:
  • Ampliação do vocabulário (descrição de pessoas, objetos, cenas e situações);
  • Interação através da linguagem (conversas informais, transmissão de avisos e recados, relatos de experiências, verbalização de idéias);
  • Conhecimento das várias modalidades de linguagem (histórias, poesias, quadrinhas, músicas, adivinhas etc.);
  • Narração e reprodução de histórias (com ou sem livro, individual ou coletivamente).
  • Dramatização de histórias, situações vividas e situações criadas;
  • Reconhecimento da estrutura da linguagem;
  • Participação em situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e opiniões.
Linguagem Escrita
Concebida como a compreensão de um sistema de representação, um aprendizado que coloca diversas questões de ordem conceitual e um processo de construção de conhecimento, tendo como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais e escritas.
• Sugestões de Conteúdos e Atividades:
  • Manuseio e exploração de materiais tais como: livros, jornais, revistas, cartazes, etc;
  • Desenho de pessoas, objetos, cenas situações;
  • Produção livre de desenho e escrita;
  • Diferenciação entre desenho e escrita (relação entre o que é falado e escrito, ainda que não de forma convencional);
  • Produção de livros, histórias, álbuns, murais, convites, receitas, etc;
  • Reconhecimento e escrita de nomes (próprios e dos colegas) e de algumas palavras contextualizadas;
  • Participação na leitura e no reconhecimento de pequenos textos, realizando diferentes versões sobre o mesmo, produzido alterações, percebendo que estas podem alterar seu conteúdo.
EIXO: Artes Visuais
As artes visuais devem ser concebidas como uma linguagem com estrutura e características próprias, cuja aprendizagem se dá por meio dos seguintes aspectos:
  • Fazer artístico, centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de artes.
  • Apreciação, percebendo o sentido proposto, articulando – o aos elementos utilizados;
  • Reflexão, pensando sobre o conteúdo do objeto artístico, compartilhando e trocando idéias sobre as produções realizadas.
Objetivos
  • Propiciar oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
  • Interessar – se pelas próprias produções artísticas, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais tenham contato;
  • Ampliar seu conhecimento de mundo e de cultura;
  • Produzir trabalhos de artes através de estratégias e materiais diferenciados;
  • Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
  • Desenvolver um percurso de criação pessoal;
  • Desenvolver a capacidade de construção, reconhecimento, análise e identificação de obras de arte e de seus produtores.
Sugestões de Conteúdos e Atividades
  • Releitura de obras de artistas plásticos;
  • Exploração de diferentes materiais (massinha, tinta, giz, cola etc);
  • Recorte com tesoura de materiais variados;
  • Confecção de dobraduras e técnicas variadas de desenho, pintura e modelagem;
  • Desenhos livres e/ou dirigidos usando diferentes técnicas e materiais;
  • Criar, pintar, colar e modelar através de seu próprio repertório e da utilização de elementos como cor, espaço, textura etc;
  • Contato e manuseio com materiais como caixas, latinhas, embalagens diversas, tecidos, etc, manipulando - os e transformando-os;
  • Desenhos feitos através da observação de situações, cenas, pessoas, objetos diferentes;
  • Criação de maquetes e brinquedos que envolvam composição de volumes, equilíbrio etc;
  • Observar e identificar imagens diversas;
  • Montagens de painéis temáticos ou com produções espontâneas das crianças;
  • Participar de exposições organizadas dando destaque á produção infantil;
  • Reproduzir imagens diversas;
  • Cópias de seus próprios desenhos em escalas maiores ou menores.
EIXO: Música
A linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, além de estar presente em todas as culturas e situações da vida humana.

 
As crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo, sendo esse o ponto de partida para a musicalização.

 
A linguagem musical é um meio importante para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto – estima e auto – conhecimento, além de ser um poderoso meio de integração social.

 
Objetivos
  • Garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
  • Explorar e identificar elementos musicais;
  • Explorar e interagir com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo;
  • Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos através de composições e interpretações musicais;
  • Ouvir, perceber e discriminar sons diversos;
  • Imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
  • Reconhecer a música como meio de linguagem e comunicação.
Sugestões de Conteúdos e Atividades
  • Exploração, reconhecimento e reprodução de sons e ritmos com diferentes objetos e instrumentos da bandinha da escola;
  • Conhecimento e reprodução de canções folclóricas, populares e relacionadas ao tema gerador;
  • Representação através da música, da dramatização e da expressão corporal;
  • Contato com a linguagem musical e o silêncio, explorando a escuta;
  • Improvisação de exercícios criativos através de situações musicais;
  • Composição de pequenas canções;
  • Imitação de sons diversos;
  • Participação em brincadeiras cantadas e ritmadas, envolvendo dança e brincadeiras de roda.
  • Repertório de canções para desenvolver a memória musical;
  • Exploração de objetos sonoros;
  • Realização de movimentos com o corpo de acordo com os sons percebidos;
  • Produção de impulsos sonoros sugerindo pingos de chuva, trote de cavalos, sinos tocando, etc.
  • Vivência de contrastes entre alturas do som, ritmos, som e silêncio, etc.
  • Produção de diversos sons realizados com o próprio corpo;
  • Transformação de situações de interesse do grupo em improvisações musicais;
  • Sonorizações de histórias através de imagens oferecidas pelo livro;
  • Escuta de obras musicais variadas;
  • Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
  • Valorização do silêncio nos momentos oportunos;
  • Exploração de repertórios diversos, não limitando apenas o contato com as músicas infantis;
  • Escuta de músicas instrumentais;
  • Resgate e aproximação das crianças aos valores musicais de sua cultura;
  • Construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis;
  • Brincadeiras e jogos musicais envolvendo parlendas, adivinhas, trava – línguas, possibilitando o vivência de questões relacionadas ao som, ao silêncio e à música;
  • Representação de sons através de desenhos, trazendo para o gesto gráfico aquilo que a percepção auditiva identificou.
EIXO: Natureza e Sociedade
Esse eixo reúne temas pertinentes ao mundo social e natural.

 
O trabalho deve ocorrer de forma integrada, respeitando as especificidades das vivências sociais e históricas.

 
A ampliação das experiências das crianças e a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural precisam ganhar ênfase oportunizando o contato, a percepção e a construção de novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam.

 
As experiências vivenciadas devem ser propícias a possibilitar ema aproximação as diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural para que as crianças possam, progressivamente, diferenciar o senso comum dos conhecimentos científicos.

 
Objetivos
  • Garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
  • Interessar – se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;
  • Formular perguntas e imaginar soluções;
  • Manifestar opiniões próprias sobre os fatos e acontecimentos;
  • Buscar informações e confrontar idéias;
  • Estabelecer relações entre modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
  • Valorizar a preservação das espécies para a qualidade da vida humana;
  • Explorar o ambiente relacionando – se com as pessoas que as cercam;
  • Ampliar seu repertório de conhecimento sobre o mundo social e natural;
  • Ter contato com plantas e animais;
  • Explorar habilidades físicas, motoras e perceptivas através do conhecimento do próprio corpo;
  • Participar ativamente de resoluções de problemas, estabelecendo relações na comparação de dados.

 
Sugestões de Conteúdos e Atividades
Descobrindo o Eu e o Outro
A Criança e a Família
  • Desenvolvimento de atitudes de respeito às particularidades de cada grupo familiar;
  • Reconhecimento de si próprio como membro de uma família;
  • Identificação dos componentes da família;
  • Verificação da existência de diferentes modelos de famílias e de diversos valores e costumes;
  • Conhecimento do local e tipos de moradia;
  • Valorização da história de vida das famílias;
  • Exploração do espaço da criança na sua casa e datas significativas;
  • Participação em atividades envolvendo histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às suas tradições;
  • Desenhos da família e/ou fotos, inserindo os pais no trabalho;
  • Registro de informações trazidas pelas crianças;
  • Presença de familiares integrados ao trabalho pedagógico.
A Criança e a Escola
  • Conhecimento do espaço físico da escola, suas dependências e materiais disponíveis;
  • Identificação das pessoas que trabalham na escola e de suas funções, instrumentos usados no trabalho escolar e no trabalho do aluno;
  • Compreensão da organização e do funcionamento da escola (regras, direitos e deveres, cuidados com os materiais e ambiente);
  • Confecção de painéis coletivos sobre o funcionamento da escola;
  • Registros diversificados (o que mais gosta na escola, observações realizadas no ambiente físico, etc.);
  • Percepção da escola como local comunitário, mantendo a limpeza e a ordem;
  • Valorização da escola como local onde se dá a socializão e interação com diferentes tipos de pessoas, culturas, modos de pensar, etc;
  • Respeito às particularidades do próximo, e às diferenças individuais;
  • Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo;
  • Distribuição de tarefas de cooperação onde todos se ajudem mutuamente;
  • Conhecimento da seqüência da rotina, favorecendo o desenvolvimento da autonomia;
  • Criação de situações de aprendizagem em que a questão da diversidade seja tema de conversa ou trabalho.
A Criança e o Contexto Social Mais Amplo
  • Reconhecimento do trabalho e sua importância para a sociedade.
  • Reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação a etnia e a cultura ( organização familiar, formas de trabalho, relação com a natureza, valores, hábitos, costumes e festividades ).
  • Identificação das especificidades da vida rural e urbana, e da inter-relação entre ambas (formas de habitação,trabalho, profissões, meios de comunicação e transporte, hábitos, costumes e valores ).
  • Conhecimento da ação do homem sobre a natureza e suas criações
  • Criar condições para que cada um conheça e descubra novos sentimentos, valores, idéias, costumes e papéis sociais.
  • Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
  • Conhecimento, respeito e utilização de regras elementares ao convívio social.
  • Oportunizar situações onde a criança possa questionar sobre fenômenos naturais, grupos sociais diferentes, etc.
  • Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social, através de festividades cívicas.
  • Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
EIXO: Raciocínio Lógico Matemático

 
O trabalho desse eixo na educação infantil atende as necessidades das crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento,e também corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.

 
As noções matemáticas são construídas a partir das experiências de interações com o meio, de conhecimentos e necessidades compartilhadas com outras pessoas que possuem interesses parecidos.

 
Num quadro inicial, as referências lógico-matemáticas são manifestadas por aprendizagens advindas de processos informais, da relação da criança em diversos ambientes e situações diferentes, pois é um processo contínuo de abstração.

 
No entanto, a continuidade desse processo deve requerer a intencionalidade e o planejamento, representando vias a partir das quais as crianças possam elaborar o conhecimento geral e o conhecimento lógico-matemático em particular.

 
Importante enfatizar que a construção das competências matemáticas ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de outras naturezas igualmente importantes.

 
Objetivos
  • Proporcionar oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
  • Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais, como ferramentas necessárias ao seu cotidiano.
  • Comunicar idéias matemáticas através de hipóteses e situações-problema.
  • Saber utilizar a linguagem oral e matemática.
  • Confiar em suas estratégias e capacidade para lidar com novas situações.
  • Utilizar a contagem, noções de quantidade, tempo e espaço nos diversos contextos.
  • Reconhecer como necessárias as noções matemáticas em seu dia-a-dia.
  • Desenvolver a capacidade de analisar, refletir, argumentar, deduzir e formular hipóteses.
Sugestões de Conteúdos e Atividades
  • Manipulação e exploração de objetos e brinquedos em situações organizadas.
  • Brincadeiras de construção, empilhamentos e encaixe, possibilitando a percepção do espaço e equilíbrio.
  • Planejar situações-problema contextualizadas ampliando assim as estratégias para formas de representação e comunicação, bem como para resolução de problemas.
  • Organização de classes e elementos segundo os atributos de cor, forma, dimensão, posição, quantidade, textura, sabor, odor, som e peso.
  • Identificação de subclasses segundo os atributos acima para aquisição do conceito de inclusão de classes.
  • Estabelecimento de correlações entre classes.
  • Percepção de igualdades e diferenças.
  • Identificação de séries de elementos tanto em ordem crescente como decrescente.
  • Experiências envolvendo noções de tempo.
  • Trabalho com diferentes quantidades, adicionando ou subtraindo elementos
  • Identificação dos números nos diferentes contextos em que se encontram.
  • tilização da linguagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais a criança reconheça sua necessidade
  • Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras.
  • Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço
  • Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
  • Marcação do tempo por meio de calendário.
EIXO: Movimento

 
O trabalho com o movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, abrangendo uma reflexão acerca de posturas corporais bem como das atividades voltadas para a ampliação da linguagem corporal da criança.

 
A expressividade e a mobilidade própria das crianças devem ser valorizadas através de atividades propostas, compreendendo-se o caráter lúdico das manifestações da motricidade infantil.

 
Objetivos
  • A prática educativa deve ser organizada de forma a oportunizar o desenvolvimento das seguintes capacidades:
  • Ampliar as possibilidades expressivas do movimento.
  • Utilizar gestos e ritmos corporais em brincadeiras e demais situações de interação.
  • Explorar diferentes dinâmicas de movimento
  • Conhecer os limites e as potencialidades do seu corpo.
  • Controlar o próprio movimento, ajustando suas habilidades motoras.
  • Utilizar movimentos de encaixe, lançamento, etc, ampliando as possibilidades de manuseio dos diferentes materiais.
  • Apropriar-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando suas partes.
  • Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo.
  • Desenvolver aspectos específicos da motricidade
  • Refletir sobre as posturas corporais
  • Deslocar-se com destreza no espaço ao andar, correr, pular, etc.
  • Desenvolver atitude de confiança em suas capacidades motoras
 • Sugestões de Conteúdos e Atividades
  • Valorização das conquistas corporais;
  • Aquisição de consciência dos limites do próprio corpo como aspecto importante do processo de diferenciação entre o EU e o OUTRO e da construção da realidade;
  • Observar, testar e utilizar os movimentos do próprio corpo.
  • Adotar hábitos de auto-cuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e prevenção de acidentes;
  • Conhecimento e reprodução de diferentes modalidades de danças e movimentação livre a partir de músicas variadas, expressando-se corporalmente e percebendo as estruturas rítmicas;
  • Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
  • Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo;
  • Experimentação e utilização de habilidades manuais nas situações cotidianas;
  • Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, engatinhar, escorregar, etc.
  • Utilização do espelho em brincadeiras de faz-de-conta.
  • Observar, moldar, pintar e desenhar figuras do corpo humano.
  • Reconhecimento dos sinais vitais, reflexão e conversas sobre suas alterações quando o corpo está em movimento.
  • Propostas de situações em que as habilidades corporais sejam valorizadas.
  • Jogos e brincadeiras envolvendo interação, imitação e reconhecimento do corpo.
Avaliação

 
A avaliação na educação infantil é um conjunto de ações que auxiliam o educador a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades percebidas.

 
Através da avaliação se define critérios de planejamento e cria – se situações que provoquem avanços na aprendizagem.

 
A função dela é acompanhar, orientar, redirecionar o processo como um todo, pois é elemento indissociável do processo educativo.

 
Ao longo do processo a avaliação deve permitir que as crianças percebam suas conquistas, dificuldades e possibilidades.

 
Deve ocorrer de forma contínua, visando a melhoria da ação educativa, e acompanhando o desenvolvimento da criança de forma global, considerando suas especificidades.

 
O progresso da criança deve ser considerado em função do seu nível inicial, de sua maturidade e seu ritmo próprio de desenvolvimento, que deve ser respeitado.

 
Cada ser é único, e não se deve avaliar de forma comparativa, mas sim respeitando sempre as particularidades do educando.

Proposta pedagógica
 
Projeto: “Os Pingos”

“As informações são arquivadas na memória, as experiências são cravadas no coração.” Augusto Cury

Da obra de Mary e Eliardo França, “Os Pingos” fazem parte de uma coleção de livros que aborda temas pertinentes á Educação Infantil.

O projeto será realizado ao longo do ano, como fio condutor do trabalho com as crianças do AGIII “A”.

Pretende-se integrar as áreas do conhecimento e não trabalhá-las de forma estanque, de modo a oferecer ao aluno um ensino significativo, integrado e contextualizado.

Os Pingos vivem numa floresta. Cada qual com seu nome e sua personalidade (aspecto psicológico). São bem parecidos, mas de cores diferenciadas, cada uma delas baseadas nas cores do arco-íres (características físicas).

Assim, o trabalho será iniciado com a apresentação de cada um deles, suas características físicas e emocionais, e montaremos um painel sobre os Pingos em nossa classe. Em seguida faremos um paralelo com as características de cada criança.

Elas serão estimuladas a pensarem sobre si mesmas, e assim será desenvolvido um trabalho sobre a identidade de cada um.

Para isso, contaremos com vários recursos, como poesias, músicas, pesquisa com as famílias, autorretrato, desenhos, modelagem do corpo com massinha, brincadeiras como a do espelho, trabalho com o nome de cada um, etc.

Trabalharemos também as cores de cada Pingo, com enfoque em testar misturas de cores para descobrir as cores dos Pingos que não são primárias.

Passaremos a trabalhar cada livro da coleção a partir da história: “O aniversário”, pois no primeiro mês de aula, nossa turma ficará responsável pelo painel que enfeitará a festa de aniversariantes, e nada mais motivante para os alunos do que confeccionar um painel contextualizado com o trabalho realizado em sala.

Os outros livros serão trabalhados com enfoque nos temas que cada um propõe, por exemplo:
  • Amizade
  • Solidariedade
  • Pluralidade cultural
  • Animais
  • Natureza/meio ambiente
  • Alimentação
  • Brincadeiras
  • Lazer
  • Artes/criatividade
  • família
  • Saúde/higiene
  • Estações do ano
  • Fases da lua
Para que o repertório de leitura das crianças seja enriquecido, serão acrescentados livros de autores diferentes, com textos diferenciados e/ou mesmo aqueles sem texto, que tenham haver com o tema abordado.

Em artes estudaremos a biografia e obras de Cândido Portinari, de forma lúdica e numa linguagem própria para faixa etária.

Ao longo do projeto serão elaboradas e registradas as atividades diárias a serem desenvolvidas com as crianças. Isso ocorrerá de forma previamente planejada, organizada e levando em consideração o interesse e necessidades da turma.

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