quinta-feira, 16 de junho de 2011

CEMEI "João Batista Filho" - Agrupamento III B

PLANO DE ENSINO
Professora: Renata Cristina

Objetivos
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir o próprio corpo, suas potencialidades, seus limites, valorizando o seu bem estar;
  • Possibilitar que a criança vivencie o maior número de experiências corporais, enfrentando seus desafios com persistência e segurança; e através da vivência com o outro, perceber seus limites e sua forma de se relacionar.
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e interação social;
  • Respeitar a diversidade e desenvolver atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente, sendo agente transformador e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral, e dos demais meios de comunicação); expressar suas idéias, sentimentos, necessidades, desejos e avançar no seu processo de construção de significados;
  • Conhecer manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade, identidade, desejos e interesses das crianças;
  • Possibilitar que a criança explore o meio físico existente a partir dos atributos de cor, forma, peso, quantidade, textura, sabor, odor, peso, temperatura;
  • Compreensão da organização e do funcionamento de regras, direitos e deveres;
  • Respeitar as idéias, conquistas e produções das crianças.
Conteúdos
  • Dar à criança a oportunidade de escolher, decidir, opinar e criticar (nas músicas, brincadeiras, jogos, brinquedos, materiais, roda da conversa, livros de histórias, atividades diversificadas, etc.)
  • Propiciar situações para o trabalho em grupo, favorecendo a socialização entre as crianças; jogos interativos;
  • Utilizar expressões de cordialidade, como: por favor, com licença, desculpa, obrigado;
  • Assumir ações do próprio cotidiano, possibilitando autonomia: limpar o nariz, arrumar cabelo, lavar as mãos, colocar alimento no prato, comer sozinho, calçar calçados, colocar e tirar roupa, ir sozinho ao banheiro;
  • Expressão de sentimentos e representação de cenas: pessoas, animais, objetos e personagens, através das linguagens gráfica, plástica e corporal;
  • Brincar pelo brincar;
  • Realizar brincadeiras dirigidas, como: ovo-choco, rodas cantadas, circuitos, jogos de regras, etc.
  • Tradições culturais (folclore, lendas, fábulas, jogos, brinquedos, rodas, músicas)
  • Linguagem numérica (contagem e registro) - a linguagem numérica será enfocada constantemente: ao contar e registrar o número de crianças do dia, a data, a quantidade de brinquedos, jogos, brincadeiras, etc;
  • Classificar objetos diversos, separando-os no momento da organização dos materiais e arrumação da sala; ou nas brincadeiras e jogos;
  • Meio Ambiente: seres vivos e preservação, respeito a toda e qualquer forma de vida. Elementos da natureza como água, areia, terra, pedras, argila, plantas, folhas, sementes;
  • Papéis e relações sociais na comunidade em que vivem e em outros grupos;
  • Construção de hábitos de higiene e alimentação: a importância de lavar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro; piolho; atenção na maneira de escovar os dentes; ao fazer a refeição, evitar que a comida caia sobre a mesa e no chão; enfatizar a importância de uma alimentação adequada e de comer calmamente, mastigando bem os alimentos; as conseqüências de se colocar objetos na boca; dar descarga após o uso banheiro;
  • Ênfase às relações afetivas: respeito ao outro, segurança, auto-estima, limites e regras;
  • Noções de cidadania, ética, moralidade, exploradas em situações do dia-a-dia, das próprias crianças, ou algum fato importante ocorrido no país (violência, catástrofe natural, devastação meio-ambiente, etc);
  • Oferecer materiais diferentes, a fim de que a criança estabeleça o maior número possível de relações;
  • Propiciar situações com materiais concretos para que as crianças descubram conceitos de um, nenhum, muitos, poucos, iguais;
  • Estabelecer relações entre objetos que esteja longe ou perto, tendo como referencial o próprio corpo e objetos;
  • Esquema corporal e órgãos dos sentidos através de músicas, histórias e brincadeiras;
  • Amassar, rasgar e recortar papéis (dedos e tesoura);
  • Experimentar diferentes formas de se locomover: com os calcanhares, laterais dos pés, pontas dos dedos; ajoelhados, com um pé só;
  • Promover atividades com bolas: passa a bola, atirar a bola no alvo, boliche, futebol; piscina de bolinhas;
  • Imitar movimentos de animais, pessoas, objetos;
  • Realizar atividades de saltos com 2 pés, com 1 pé, em duplas;
  • Atividades que trabalhe a motricidade fina a partir do tema/projeto em andamento: pintura com pincéis finos, desenhos livres e dirigidos, alinhavo, dobradura, recorte e colagem, modelagem;
  • Desenhar com giz de cera, canetinhas, lápis de cor, carvão, giz de lousa, utilizando papéis grandes, pequenos, de vários formatos, cores e textura;
  • Ilustrar livros de história, poesias e pesquisa;
  • Pintura com: pincéis largos, brochas, esponja, rolinho, a dedo;
  • Tintas diversas: guache, cola-colorida, tinta plástica, pintura a dedo;
  • Modelagem com massinha, argila, massa caseira;
  • Alinhavos sobre cartolina e madeira (jogos).
  • Trabalhar a expressão corporal através de músicas, brincadeiras, teatro, relaxamento, exercício físico;
  • Propiciar diversas possibilidades para que a criança se expresse oralmente: na roda da conversa ao narrar situações, nas atividades diversificadas, ao contar ou recontar uma história, no momento das dúvidas e descobertas;
  • A linguagem musical estará presente de diversas formas, explorando os diferentes estilos, ritmos, intensidade e melodias, com a voz, instrumentos musicais e outros objetos sonoros;
  • Diferentes tipos de dança e músicas serão abordadas: folclórica, popular, clássica, relaxamento e infantis, podendo retratar ou não o tema de um projeto ou data comemorativa;
  • Várias maneiras de retratar um tema, através do teatro, serão utilizadas: teatro de máscaras, de sombra, sucata, vara e fantoches;
  • A literatura infantil estará frequentemente na rotina das crianças: pelo prazer de se ouvir histórias, como disparadora de um tema/projeto a ser trabalhado, ao se trabalhar alguma data significativa, ao fazer algum tipo de pesquisa, etc;
  • Manuseio livre de livros, revistas, poesias, gibis e jornais;
  • A linguagem artística será retratada através da arte visual, plástica e pictórica;
  • A função social da escrita será trabalhada em diversos momentos: nome, leitura dos bilhetes colados nos cadernos, rótulos, receitas, poesias, livros paradidáticos, escrita espontânea, título de livros, leitura de textos curtos jornalísticos, livro da vida, cartazes com regras, embalagens, versos, parlendas, poesias, músicas, planejamento do dia, jogos de mesa, bingo de letras, recorte em revistas, etc.
Avaliação
Será realizada durante todo o processo.
Obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento da criança e a aplicação de seus conhecimentos, observando as conquistas obtidas pela criança de acordo com a fase se deu o desenvolvimento, através do acompanhamento e registro do mesmo.
 
Proposta Pedagógica
Com base no plano de ensino para este ano, seguem algumas propostas para o andamento do trabalho no Agrupamento III B, levando em consideração a faixa etária da turma, e o fato da maioria das crianças terem sido do Agrupamento II, no ano anterior.
  • Roda inicial: momento para falar sobre acontecimentos; exposição de algum tema a ser trabalhado; calendário; contagem das crianças; escolha do ajudante do dia; fichas de chamada (com sorteio das letras do alfabeto); leitura de um livro; músicas cantadas; brincar de adivinhação; brincadeiras dirigidas com numerais, nome, cores, formas geométricas, peso, medidas, caixa surpresa.
  • Momento Coletivo Dirigido (na sala de aula ou espaço externo): danças; brincadeiras de roda; dramatizações; circuitos; bolas; bambolês; boliche; túnel; corda; petecas; fantoches; fantasias; esconde-esconde; pega-pega; ovo-choco; corrida; brincadeiras folclóricas; vídeo; biblioteca e etc.
  • Higiene antes da refeição: neste momento, o professor acompanhará as crianças ao banheiro, orientando o uso da descarga, o não desperdício de água e papel, na utilização da lixeira, na higiene das mãos, rosto e nariz.
  • Alimentação: auto-servimento (as próprias crianças colocam o alimento no prato). O professor orientará na quantidade de alimento e na utilização do refeitório: evitar deixar cair alimento no chão ou sobre a mesa, jogar restos de comida e cascas na lixeira.
  • Higiene pós-refeição: escovar dos dentes
  • Atividades diversificadas na sala: haverá algumas possibilidades de cantinhos a serem escolhidos pelas crianças: massinha, argila, pintura, desenho, recorte, livros, maquiagem, carrinhos, jogos de encaixe, quebra-cabeça, casinha, bonecas, fantoches, jogos de equilíbrio, fantasia, jogos de letras, bingo de letras e numerais, jogos de regras, etc.
  • Momento Coletivo Livre: parque, tanque de areia, casinha de bonecas, galpão, brincadeiras livres propostas pelas crianças.
Projeto École (Francês) 2011
O Projet École constitui-se da formação linguística, cultural e pedagógica de professores titulares da rede municipal de Campinas e do trabalho que realizam junto aos alunos, em suas escolas, no ensino das estruturas linguísticas primárias da língua francesa e divulgação da cultura dos países que falam o francês.
Trata-se de uma parceria entre o Consulado Geral da França em São Paulo, a Aliança Francesa de Campinas e a Prefeitura Municipal de Campinas desde 1993. O projeto desenvolve-se sobre três eixos: a oferta anual de bolsas a aproximadamente 35 alunos, a formação linguística, cultural e pedagógica dos professores da rede municipal e os cursos de francês nas escolas.

Justificativa
Visto que a educação deve ser capaz de promover a cultura geral da criança, o que é perfeitamente compatível com os propósitos mais gerais do ensino de qualquer língua estrangeira, o projeto école está relacionado com o desenvolvimento mental, social e moral, na medida em que a criança entraria em contato não só com outro código linguístico, mas também com outra cultura e, em conseqüência, outro sistema de crenças e valores, bem como outro conjunto de práticas sociais.

Objetivos
  • Sensibilizar o aluno face a uma língua e cultura diferentes;
  • Conhecimento básico oral e escrito de palavras do idioma;
  • Trabalho interdisciplinar (lógico-matemático, conhecimento físico, conhecimento social, linguagem plástica/ musical/ corporal)
  • Ampliação do universo cultural do aluno;
  • Compreensão e respeito às diversas culturas;
  • Valorização do aluno enquanto produtor de conhecimento.
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
  • O maior objetivo é que as crianças aprendam divertindo-se, uma maneira natural e prazerosa de aumentar o raciocínio e a criatividade, aprendendo novas palavras, músicas e brincadeiras. O vocabulário trabalhado tem relação direta com o cotidiano das crianças, possibilitando que elas transitem com facilidade e segurança entre os idiomas.
  • As músicas é um instrumento muito válido e eficaz em qualquer método de ensino e para qualquer faixa etária. Com crianças, cuja capacidade de concentração continuada é muito pequena, a música na sala de aula pode ser usada tanto para relaxar como para despertar a atenção. As músicas possibilitam letras que rimam e repetem determinadas estruturas, para fixação do que está sendo ensinado.
Também, a utilização de pequenos projetos como recurso pedagógico, auxilia na organização do que será trabalhado nas aulas. Eles estimulam novas descobertas e abrem possibilidades de ampliar as conexões com o mundo através dos diferentes campos do saber, de maneira não linear e social. São nesses momentos de interação que as crianças podem experimentar e aplicar, compreender e estabelecer relações e participar ativamente do aprendizado da segunda língua.

Conteúdo
Tentando atingir os propósitos de um ensino mais lúdico, a criança terá oportunidades de brincar e se divertir, o que está relacionado com a concepção segundo a qual a criança aprende melhor brincando – decorrendo daí a exigência de atividades lúdicas em sala de aula, na Educação Infantil.

Falar, deduzir, associar, desenhar, cantar, vivenciar experiências, jogar e brincar são formas da criança ter acesso aos conhecimentos, e é através de jogos, brincadeiras, músicas, histórias e vivências do dia-a-dia que tentaremos sensibilizar a criança para a língua francesa, a partir de alguns temas elencados abaixo:
  • Cumprimentos e expressões de cordialidade: olá, bom dia, boa tarde, boa noite, desculpe-me, por favor;
  • Apresentação: dizer seu próprio nome e perguntar o nome de alguém;
  • Esquema corporal;
  • Cores;
  • Conhecer algumas manifestações culturais e monumentos franceses;
  • Localizar a França no globo terrestre, mapa do país – fazer um paralelo com o mapa do Brasil;
  • Bandeira da França;
  • Nomear membros de uma família;
  • Quantidade/numerais;
  • Alimentos/frutas;
  • Meios de transporte;
  • Vestuário;
  • Pintores: Renoir / Monet.
O conteúdo será trabalhado, com maior ênfase, na oralidade (compreensão e expressão oral), pensando na faixa etária das crianças. A partir de músicas, filmes, brincadeiras, jogos, fotografias, atividades gráficas (pintura, desenho, recorte, colagem), histórias, pequenas dramatizações, escrita de algumas palavras, os alunos terão a oportunidade de conhecer outra língua, possibilitando a ampliação do seu universo cultural. O projeto école será desenvolvimento em horário de aula, uma vez por semana, para o para o Agrupamento IIIB (crianças de 3 e 4 anos), na própria sala de aula.

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