quinta-feira, 16 de junho de 2011

CEMEI "João Batista Filho" - Agrupamentos III A,B, C e D: plano coletivo

PLANO DE AÇÕES COLETIVAS
CAMPOS DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS

Exploração dos Objetos e Brincadeiras
  • Brincar com diferentes brinquedos e objetos em diferentes espaços: bolas, boliches, túnel, cordas, bambolês, petecas, parque, areia, fantoches, faz-de-conta, jogos, rodas/cirandas, brinquedos cantados;
  • Brincadeiras livres e orientadas;
  • Brincadeiras mais movimentadas: esconde-esconde, pega-pega, barra- manteiga, morto-vivo, coelho sai da toca, queimada, ovo-choco;
  • Brincadeiras semi-movimentadas: passa-anel, que mês.
I- Linguagem Oral e Comunicação
  • Explorar as diferentes formas de escrita presentes no cotidiano: Letramento- (Função Social da escrita): bilhetes, caderno de recados, explicar sobre o envelope da APM, nome, título da história, livro da vida, receitas, confecção de cartazes com regras, textos coletivos sobre vivências, histórias (ler várias versões) brincadeiras, embalagens, cartazes de propaganda, versos, parlendas, músicas, histórias, planejamento da rotina, roda da conversa, confecção de jornal da turma de parede, confeccionar baú de textos literários (poesias, contos, parlendas, trava-lingua, notícias), empréstimo de livros.
  • Cantar, recitar, inventar histórias, falar sobre acontecimentos, brincar de adivinhação e caixa surpresa;
  • Vivenciar experiências de medir, contar, comparar.
II- Desafios Corporais
  • Formação de hábitos através da ludicidade (faz-de-conta);
  • Pular corda, rodar bambolê, jogar bola,
  • Jogos que possam estimular o desenvolvimento de habilidades como: equilíbrio, atenção, coordenação de movimentos, autocontrole, autodisciplina, memória, orientação espacial;
  • Brincadeiras que envolvam canto e movimento simultaneamente;
  • Assumir ações do próprio cotidiano: limpar o nariz, arrumar o cabelo, lavar as mãos, colocar o alimento no prato, comer sozinho, calçar o sapato/sandália, colocar e tirar a roupa.
III- Linguagem Plástica, Musical e Expressão Corporal
  • Utilizar diferentes técnicas artísticas com diferentes materiais:
  • Desenhar, recortar, colar;
  • Tocar instrumentos da bandinha;
  • Dançar, cantar, dramatizar, recitar;
  • Criar com massinha, sucata, areia, argila, papéis.
Uso da TV, considerações:
  • Deve ser bem planejado;
  • Filme deve fazer parte do cronograma de atividades;
  • Escolha dos filmes seguindo critérios: votação com as crianças do filme, filme relacionado com o tema em discussão com a turma;
  • Tempo de duração do uso da TV não pode ser excessivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário