segunda-feira, 20 de junho de 2011

PLANO DE ENSINO - AGRUPAMENTO III B

Professora: Celia

Objetivos
  • propiciar às crianças um trabalho significativo e envolvente, sempre permeado pela ludicidade, considerando seus interesses, saberes e as diferentes linguagens.
  • contribuir para a ampliação de novos conhecimentos, construção de atitudes de convivência em grupo, autonomia, auto-estima e afetividade.


Âmbitos de Vivências e Experiências:

A - Descobrindo o eu e o outro

  • Conhecer-se e ao outro são processos interligados que possibilitam trabalhar o afetivo, cognitivo, o físico e o social que são necessidades da criança;
  • Estimular que as crianças aprendam a se cuidar mutuamente, busquem suas próprias perguntas e respostas sobre o mundo e respeitem suas diferenças, promovendo-lhes autonomia;
  • Garantir uma experiência bem-sucedida de aprendizagem a todas as crianças, respeitando as diferenças culturais e étnicas;
  • Favorecer um ambiente de segurança, confiança, incentivo, elogios e limites, colocados de forma clara e afetiva, para que a criança desenvolva sua identidade e auto-imagem positiva;
  • Interagir com a criança e dar-lhe condições para ela estabelecer interações com outras crianças e com adultos, tendo possibilidade de expressar seus afetos, opiniões, desejos e necessidades;


B - Descobrindo o corpo e movimento

  • Proporcionar diferentes vivências através da linguagem corporal: danças, jogos, brincadeiras, teatro e dramatizações, atividades livres, para que a criança adquira maior controle sobre o próprio corpo, desenvolvendo novas formas de ação, bem como o conhecimento do esquema corporal.
  • Estimular a construção de hábitos saudáveis de higiene: lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, utilizar corretamente o vaso sanitário, escovar os dentes após as refeições;
  • Incentivar a construção de hábitos alimentares saudáveis: aprendizagem de novos paladares e texturas na merenda, dosar a quantidade ao colocar no prato e incentivo ao uso adequado do talher;


C - Descobrindo o meio físico, social e conhecimento lógico

  • Favorecer a ampliação do raciocínio lógico através de situações cotidianas como: chamada, jogos, histórias, músicas e brincadeiras, que envolvam a contagem, comparação, classificação e operações;
  • Considerar a diversidade cultural existente em nosso país e os diversos tipos de manifestações, propiciando momentos em que as crianças possam vivenciar essa diversidade, valorizando-a e respeitando-a, através de danças, jogos, músicas, histórias;
  • Propiciar, através de diferentes atividades, em ambiente interno e/ou externo a observação, exploração e experimentação, a fim de que possam estabelecer as relações existentes de tempo, espaço e lógica: contar, localizar, comparar, classificar;
  • Oportunizar que a criança, construtora de seu conhecimento, expresse o que sente, pensa sobre si mesma e sobre o mundo;
  • Vivenciar diferentes situações nas quais tenham constante oportunidade de escolha e, dessa forma, possam exercitar sua autonomia e conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos ligados à construção do conhecimento e do relacionamento interpessoal.


D - Descobrindo as diferentes linguagens

  • Alimentar junto às crianças novos desejos, necessidades e interesse pelo conhecimento, reconhecendo que o mundo no qual estão inseridas, por força da própria cultura, é amplamente marcado por imagens, sons, falas e escritas.
  • Favorecer o trabalho com todas as formas de linguagem, possibilitando ampla liberdade de expressão e comunicação através do cantar, dançar, teatralizar, musicalizar, desenhar, pintar, modelar;
  • Oportunizar a construção de textos coletivos: livro da vida, registro de fatos cotidianos, jornal, cartão dos aniversariantes, correspondência, mascote, contagem e recontagem de histórias ouvidas e conhecidas elas e releitura de figuras, história sem texto;
  • Possibilitar momentos para as crianças brincarem com palavras com os adultos ou com outras crianças, criando rimas, usando novas entonações, fazendo criativas associações de significados;
  • Ampliar o repertório das crianças em relação a cantigas, joguetes e demais brincadeiras da tradição oral brasileira;
  • Realizar rodas de conversa – momento destinado exclusivamente ao bate-papo sobre assuntos diversos, tanto os levados pelas crianças como os escolhidos criteriosamente pelos professores que se colocam para ouvir as crianças e apoiá-las no ouvir os companheiros.
  • Oportunidade para as crianças terem participação constante e significativa, não apenas das práticas discursivas orais – ao observar e participar de conversas com outras crianças ou com o professor, como também de momentos de ouvir histórias que o educador conta e lê para elas e produzir suas próprias narrativas, alimentadas por tudo quanto pode ter acesso, seja na família ou na unidade escolar;
  • Criar oportunidades contextualizadas para que a criança possa visualizar, manipular e, no caso das crianças maiores, arriscar escritas de seu nome próprio, entre outras escritas, mesmo que ainda não o faça convencionalmente.

Avaliação

Objetiva avaliar o desenvolvimento da criança durante as atividades planejadas, apontando as conquistas, dificuldades e os encaminhamentos dados frente a algumas situações.
Será realizada através da observação diária da criança durante as atividades desenvolvidas e ao mesmo tempo será um instrumento de reflexão, apontando as mudanças e retomadas necessárias.

Proposta Pedagógica
Metodologia

Roda da Conversa: Será um momento para assuntos diversos, tanto levados pelas crianças (novidades) como o introduzido pelo professor (centro de interesse ou projeto), ao mesmo tempo em que a criança é incentivada a falar sobre seus interesses, é estimulada a ouvir os amigos, podendo expressar suas opiniões, desejos e necessidades. Também é utilizada para combinados e avaliação do dia: o que foi bom, o que não foi tão bom e o que podemos fazer para melhorar.

Músicas: diversas, infantis e populares, trazidas pelas crianças e/ou pelo professor, atendendo a algum tema trabalhado ou livremente (atendendo ao interesse das crianças).

Histórias: diariamente, contada ou lida, utilizando vários instrumentos (fantoches, livros, painéis, figuras, filmes). As histórias podem se relacionar a um tema trabalhado ou de escolha das crianças ou ainda, trazidas por elas. A historia pode ser utilizada como desencadeante de alguma outra atividade como: interpretação (oral, desenho, teatro), releitura, montagem de painel, maquete, entre outras.

Contagem das Crianças: feita diariamente, com registro na lousa da quantidade de meninos e meninas através da escrita do número e desenho representativo da quantidade.

Ficha com Nome: cada criança identifica seu nome e o coloca no cartaz apropriado, identificando também o nome dos amigos que faltaram à escola naquele dia.

Planejamento da Rotina: será realizada através de fichas com ilustrações das atividades planejadas para o dia: banheiro, lavar mãos, cantar, história, teatro, parque, merenda, escovação, banheiro, pintura, desenho, jogos, blocos, quebra-cabeça, mascote, caixa-surpresa, roda da conversa, livro da vida, massinha. Inicialmente a colocação das fichas é feito pelo professor com a ajuda das crianças, que vão indicando a ordem dos acontecimentos do dia e opinam nas atividades a serem realizadas e posteriormente, pelas crianças.

Ateliês: é onde acontecem as diferentes atividades da sala: jogos, massinha, blocos, recorte/colagem, pintura, etc. Os ateliês estimulam a autonomia das crianças, pois permite à criança escolher qual atividade prefere fazer primeiro, sabendo que deve participar das demais atividades (ateliês) propostos em outro momento. Também possibilitam ao professor uma atenção mais especial a cada criança em suas dificuldades e acertos, bem como, na orientação e estímulo. Estes ateliês têm a duração aproximada de uma semana, podendo variar, este período, de acordo com o interesse da turma e os acontecimentos do dia (novidades).

Caixa-Surpresa: estimula a curiosidade, participação da família, cumprir regras (guardar segredo), colocação das características do objeto, responsabilidade (trazer no dia combinado), esperar a vez para falar, além de ser objeto de grande diversão, alegria e prazer. Após a adivinhação será feito o registro do objeto trazido através de desenho e escrita do nome, todos os registros serão usados na confecção de um livro que possibilitará, ao seu manuseio, o reviver de momentos de prazer e alegria vividos pelas crianças.

Caixa de Tesouros: uma caixa confeccionada pela turma, onde serão acondicionados pequenos textos de poesias e histórias coletadas pela professora e enviadas pela família. Inicialmente os textos serão lidos e discutidos na sala e posteriormente as crianças a levarão para casa, mediante sorteio, como forma de integração do trabalho de sala com a família.

Mascote: este trabalho tem como principal objetivo oportunizar o desenvolvimento da auto-estima, afetividade e segurança emocional, bem como, ser mais uma ferramenta de envolvimento da família com o trabalho desenvolvido na escola. Este trabalho percorre todo o ano letivo: a partir da contação de história sobre animais, passeio ao zoológico e pesquisa junto aos familiares, as crianças escolhem o animal com que mais se identifica, a direção adquire o animal de pelúcia para a turma e a partir daí se desenvolve todo um trabalho: pesquisa sobre o animal escolhido, suas particularidades, montagem de painéis, enfeites para a sala e cadernos de recado, brinquedos de sucata, escolha do nome. Inicialmente, todos os dias uma criança é sorteada para levar o amigo para casa, trabalhando o cuidado, responsabilidade e afetividade (com a criança sorteada) e aceitação e frustração (com os que não foram sorteados). A família faz o registro da visita no diário da mascote e este registro é lido no dia seguinte em classe pela professora; quando todos já tiverem recebido a visita do novo amigo, este período é aumentado para uma semana.

Dia da Partilha: será trabalhado por ocasião da Páscoa. Embora não trabalhemos com datas comemorativas, algumas datas são impossíveis de não se falar, devido a grande repercussão da mídia e do comércio, dentre elas está a Páscoa. Por este motivo decidimos aproveitar para desenvolver um trabalho voltado para os valores: amor, alegria, consideração, respeito, partilha. Introduzimos o assunto com histórias que se reportem a esses valores e ao final fazemos a partilha de um único e grande ovo de páscoa.
Aproveitarei a data para promover a partilha de ovos cozidos que serão coloridos com tinta comestível e presenteados ao amigo.

Dia da Pipa: aproveitando a questão dos brinquedos culturais, os perigos do “cerol”, o local apropriado para a brincadeira, realizará o dia da pipa com a participação da família na confecção da pipa e no dia do evento que se realizará no Aterro Sanitário do bairro.

Mês da Criança: com resgate de muitas brincadeiras, e atividades diferenciadas (ida ao cinema, dia dos brinquedos, teatro de fantoche especial).

Passeios: cinema, teatro, zoológico. Todas estas atividades de passeio são posteriormente trabalhadas em sala, com conversa informal e registro através de desenho e relato da atividade vivenciada. Estes relatos são registrados pela professora e ilustrados pelas crianças;

Livro da Vida: é um livro de registro de tudo o que a turma considera importante, sejam passeios, acontecimentos, novidades ou problemas resolvidos pela turma. A professora é a escriba e as crianças os relatores e ilustradores.

Projetos: surge a partir do interesse manifestado pela turma em decorrência de um fato narrado por uma das crianças ou ocorrido na escola, ou ainda, um programa de televisão. Sempre que um assunto chama a atenção da turma, ele é discutido, pesquisado e desenvolvido através das atividades de sala ou de pesquisa.

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