segunda-feira, 20 de junho de 2011

EMEI Papai Noel - Agrupamento III A

PLANO DE ENSINO - AGRUPAMENTO III A
Responsável: profª: Ilda

“É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas, com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência, constituiu-se pela ousadia, dos que sonham e o conhecimento é a aventura pelo desconhecido, em busca da terra sonhada” Rubem Alves

Âmbitos de Vivências e Experiências:

1-Descobrindo eu e o outro
É na construção da identidade e autonomia que a criança aprende a estabelecer ações de cuidado e a desenvolver com parceiros mais experientes, sua forma própria de perceber e resolver seus problemas.
Além de aprender noções de cuidados esperamos que a convivência possibilite a elas não o desenvolvimento da autonomia, mas que possam estabelecer vínculos de amizade respeito e confiabilidade.

2-Descobrindo o corpo e o movimento
Propiciar as crianças, momentos de brincadeiras livres jogos, exploração do mundo pelo movimento, pelo ambiente e espaços da escola. É importante, entretanto que sejam oferecidas as crianças todos os espaços para que se torne ainda mais instigante para elas.

3-Descobrindo as diferentes linguagens
As crianças se comunicam não só verbalmente, elas se interagem e se comunicam também gestos, expressões faciais e movimentos corporais.
É importante que sejam oferecidas as crianças, atividades prazerosas e que tenham significado para desabrigarem as diferentes formas linguagens.
  • Dramatização
  • Expressão Plástica
  • Música
  • Banda
  • Poesia
  • Arte
  • Confecção Jardineira para plantio
  • Plantio

4-Descobrindo Meio Físico, Social e Lógico Matemático
A relação afetiva entre educador e a criança é muito importante, para que ela possa expressar de forma livre e segura o que sente.
O contato com a natureza, as atividades extra-classe, as vivências, experiências desenvolvidas e partilhadas possibilitam contato com o meio físico e matemático.
A diversidade cultural do nosso país possibilita um leque de atividades no dia-a-dia com nossas crianças.
Avaliação
É um processo continuo, onde o professor como mediador das relações entre crianças, irá notar ao longo do trabalho as mudanças, o crescimento, as descobertas e avanços de cada um ao longo do processo.

Proposta Pedagógica
Atividades Propostas
  • Mascote;
  • Caixa surpresa (com frutas);
  • Livro da vida;
  • Livro de receitas práticas (diferentes hábitos)
  • Confecção de uma jardineira (cultivo de flores e pequenas hortaliças)
  • Meio ambiente (cuidados com a natureza)
  • Auto serviço
  • Calendário coletivo
  • Jogos
  • Empréstimo de livros
  • Fantoches frutas
  • Expressão plástica (arte)
  • Apresentação de alguns pintores que evidenciam os alimentos em suas obras
  • Música Rubem Alves (CD)
  • Festa dos aniversariantes

Livro da caixa – surpresa
Tem como objetivo registrar as surpresas encaminhadas pelas famílias na caixa surpresa. Registro poderá ser feito através do desenho, escuta ou colagem das embalagens trazidas.

Livro eu sou
Tem como objetivo relatar e registrar as histórias de cada criança. A família faria parte respondendo a entrevistas, assim como as crianças na hora da roda. O registro seria através de registros e fotos.

Livro de receitas
Com algumas receitas saudáveis, enviadas pelas mães, incentivando a boa alimentação, sem calorias e muito mais natural.

Confecção da jardineira
Para as crianças terem contato com a natureza e cuidar dela, acompanhar o crescimento e sua importância.

Mascote
Objetivo despertar na criança o interesse pelo cuidar, a expressar seus sentimentos, a desenvolver a responsabilidade, ampliar o vocabulário, envolver a família no processo, a valorização auto – estima e a invadir outros universos. A escolha da mascote será feita pelos alunos com o auxílio do professor. Os relatórios serão feitos pelas famílias juntamente com as crianças.

Livro da vida
Objetivo relato de experiências vividas em sala de aula e fora dela. Onde as crianças farão o registro com desenhos, pinturas, gestos, modelagem, colagem e recorte do fato marcante do dia. O livro da vida é um arqueiro de acontecimentos que poderá ser visto quando as crianças sentirem necessidade.

Educação Alimentar
O incentivo e estímulo a uma alimentação natural serão os principais objetivos do trabalho de educação alimentar. Haverá situações planejadas em que as crianças farão parte de pequenas receitas com auxilio da professora.

Festa dos Aniversariantes
Propiciar momentos de integração com o AG III B, para comemorar os aniversários da classe e dos colegas de outro agrupamento. As situações que envolvem as festividades como aniversários, possibilitam troca de carinhos, afeto, atenção, o valor da auto-estima e a integração de todos.

Inclusão, direito, responsabilidade e compromisso
Para que a inclusão ocorra efetivamente haverá suporte e complementação no processo pedagógico, através do trabalho conjunto de toda escola. A escola tem como objetivo criar espaços onde as crianças possam, com ajuda do professor se expressar, colocar suas idéias, a fazer parte do grupo e do contexto, sem que haja disseminação de qualquer tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário