segunda-feira, 20 de junho de 2011

EMEI Papai Noel - Agrupamento III C

PLANO DE ENSINO - AGRUPAMENTO III C
Responsável: profª: Vera

Justificativa

Meu trabalho no decorrer desse ano estará direcionado a “Projetos de Trabalhos”, ou seja, onde a criança aprenderá participando e vivenciando aprendizagens significativas, na escolha do tema, na execução, até a avaliação final. Serão considerados os seus valores culturais, como ponto de partida para a elaboração destes Projetos.

Âmbitos de Vivencias e Experiencias

1 - Descobrindo o eu e o outro

  • Propiciar a construção da identidade e autonomia, para a criança para que tenha maior conhecimento de si própria, através de histórias, conversas informais, escolha dos cantinhos, planejamento da rotina diária e auto serviço;
  • Estimular a superação de dificuldades para um maior amadurecimento e segurança diante de novas situações;
  • Expressar seus sentimentos e limites, através de histórias contadas por ela, conversas informais e brincadeiras,
  • Conhecer seus direitos e deveres, através de situações do cotidiano e nos combinados com a turma;
  • Estimular a resolução de conflitos desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação nos jogos e brincadeiras;
  • Estimular o respeito mútuo na convivência entre os pares;
  • Estimular os hábitos de higiene (lavar as mãos antes das refeições, após o uso do banheiro, fazer escovação, dar descarga).

2 - Descobrindo o meio físico, social e conhecimento lógico

  • Respeitar a criança para que com segurança expresse seus sentimentos e pensamentos, idéias e necessidades, pois é através deste processo educativo que ele se apropria da cultura, da língua, do conhecimento e dos valores da sociedade em que participa.
  • Estimular as interações num processo de respeito, diálogo e intencionalidade educativa (valorização das diferentes culturas , gêneros e etnias).
  • Construir as relações temporais, espacial e lógica matemáticas através de atividades cotidianas de agrupar, ordenar, medir, localizar, classificar, somar, contar, etc;
  • Estimular ações básicas de preservação do meio ambiente.

3 - Descobrindo o corpo e o movimento

  • Resgatar a cultura popular com a realização de diferentes atividades: danças diversas, folguedos, brincadeiras de roda e cirandas;
  • Identificar as partes do corpo;
  • Ampliar as possibilidades expressivas, utilizando gestos e o ritmo corporal em suas brincadeiras, danças, jogos ou outras situações de interação;
  • Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança, músicas com expressão corporal e diferentes ritmos, jogos e brincadeiras como: circuito, bola, corda e diferentes materiais e brincar pelo brincar.

4 - Descobrindo as diferentes linguagens

  • Incentivar a leitura através da literatura infantil, pois é nessa fase que formaremos o hábito da leitura;
  • Disponibilizar e possibilitar a escolha de um acervo em sala de aula e na biblioteca com livros e materiais impressos;
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando diferentes linguagens: desenhos, pinturas, modelagens, colagens e construções;
  • Incentivar a apreciação de suas produções e também das outras crianças, por meio da observação;
  • Oportunizar a audição de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas brasileiras e de outros povos e países;
  • Identificar alguns mestres da pintura: Tarsila do Amaral e Portinari

Avaliação

A avaliação será realizada de maneira processual e individual, através do registro da observação diária das crianças, apontando os avanços, dificuldades, conquistas e os encaminhamentos feitos diante de algum problema. Será feito também um registro reflexivo do trabalho desenvolvido que oportunizará refletir sobre a prática pedagógica.

Proposta Pedagógica

Proponho no decorrer desse ano trabalhar de acordo com o interesse das crianças, de maneira que ela aprenda participando, vivenciando e fazendo escolhas, considerando seus valores culturais, a cooperação, auto-estima bem como sua convivência em grupo.
A grande maioria das crianças do agrupamento III C estão freqüentando a escola pela primeira vez, por isto o trabalho sobre identidade e autonomia é de fundamental importância nesta faixa etária Serão desenvolvidas através da exploração de histórias, conversas informais, brincadeiras, expressão corporal, jogos e principalmente vivenciando situações do cotidiano como: escolher os cantinhos de atividades, sugerir brincadeiras, histórias, realizar o auto serviço, higiene, etc.
Dentre os registros, será trabalhado o livro da vida e mascote, que é uma maneira da criança entrar em contato com o mundo da escrita.
A temática sobre o meio ambiente também será explorada na escolha da mascote da turma, no contato com as plantas, na criação de uma pequena horta e seus cuidados, além de atitudes de preservação do meio como uso consciente da água, energia e do lixo.
A proposta é trabalhar dentro deste contexto lúdico, de encantamento, com atividades diferenciadas que envolvam músicas com expressão corporal, jogos e brincadeiras livres ou dirigidas, tais como: circuito, bola, corda, amarelinha, bambolê, túnel e sobretudo o brincar pelo brincar.

Outras atividades
  • Dramatização;
  • Expressão plástica: desenho livre, pintura, colagem, escultura;
  • Receitas, parlendas, advinhas, poesias;
  • Contação de histórias – pelo professor e pelas crianças;
  • Construção de texto coletivo;
  • Mascote;
  • Livro da vida (registro diário ou semanal);
  • Roda inicial (também, várias rodas quando necessário);
  • Álbum coletivo (pesquisas);
  • Dicionário (com músicas e receitas);
  • Caixa surpresa (registro, quando for enviada);
  • Correspondência;
  • Combinados (regras);
  • Calendário (coletivo);
  • Casinha;
  • Bandinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário