terça-feira, 21 de junho de 2011

EMEI Reino Encantado - plano de ensino para AGIII-B

AGRUPAMENTO III B
- PLANO DE ENSINO- 
Responsável: Profª Denise

Eixo Temático: Meio Ambiente

Objetivo Geral
Considerando os valores culturais que a criança já possui (saberes) e tendo como eixo temático o Meio-Ambiente vamos ampliar e acrescentar novos conhecimentos de forma a possibilitar a formação de sua cidadania (respeito, responsabilidade, cooperação, inclusão, etnia, etc).

Objetivo Específico
  • Desenvolver na criança o interesse pelas atividades escolares, motivando a curiosidade;
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente com confiança em suas capacidades de suas limitações;
  • Estabelecer e ampliar as relações sociais, articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Expressar através das brincadeiras, emoções, sentimentos, pensamentos e necessidades;
  • Reconhecer-se como integrante de uma família, valorizando-a e tendo uma boa convivência;
  • Elaborar combinados com as crianças referente ao que ela pode ou não fazer; relacionar-se progressivamente com mais crianças, com a professora e com os demais funcionários da escola, valorizar situações de cooperação, respeitar as regras básicas de convício social, assim como seus direitos e deveres.

Conteúdos / Eixos
  • Conhecer, respeitar e valorizar as diferenças culturais, sociais e de gênero.
  • Respeitar às diferenças físicas e culturais.
  • Estabelecer vínculos afetivos, fortalecendo sua auto-estima através de atividades com a mascote da sala.
  • Proporcionar interação criança x criança, criança x adulto, criança x si mesma, criança x espaço – físico.
  • Estimular a autonomia através de diferentes atividades, auto-serviço, higiene, tomar iniciativa, atividades diversificadas, brincadeiras livres, etc.
  • Colaborar com a construção de relações temporais, espaciais e lógicos matemáticos: agrupar, ordenar, medir, localizar, classificar, seriar, contar, inventar, comparar.
  • Reconhecer numerais, cores, formas, texturas, temperaturas, semelhanças, quantidades, noções de tempo e espaço, pesos, consistências e tamanho, numerais, através de jogos e atividades culinárias realizadas em sala e ou em momentos de CHP.
  • Conhecer as particularidades do campo x cidade, estimulando o conhecimento da diversidade de plantas, animais e suas características. Relacionar com o meio a partir da exploração, observação e manipulação, com o emprego de todo os sentidos.
  • Reconhecer a diversidade cultural, social e étnica, conhecendo algumas manifestações culturais, valorizando sua diversidade, utilizando brincadeiras, jogos livres e dirigidos de nossa cultura.
  • Observar e explorar o meio ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrante e agente transformador do mesmo, tendo, assim, atitudes que contribuem para sua conservação.
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de higiene e cuidados com sua saúde e o meio ambiente.
  • Observar e explorar o seu redor, percebendo-se como integrante, independente e agente transformador do meio ambiente sendo capaz de pensar, sentir, refletir, questionar e influenciar pessoas de seu convívio modificando também o meio à sua volta com atitudes que contribuam para sua conservação.
  • Aperfeiçoar os movimentos de seu corpo e sentidos, brincando, dançando e explorando diferentes materiais (jogos de montar, massa de modelar, biscuit, argila, giz de cera, cola, pincel, tinta, tesoura, brincadeiras, musicas, jogos com movimentos, etc.)

Metodologia
Para a criança é importante descobrir as diferentes formas de linguagens através de atividades significativas e prazerosas para que seu universo cultural seja ampliado.
Algumas das atividades a serem trabalhadas:
  • Roda de conversa, atividades individuais e em grupos.
  • Leitura de livros, histórias, poesias, lendas, parlendas, letras de músicas, pequenas quadrinhas.
  • Reconhecimento do próprio nome e do colega.
  • Compreensão do que é escrita em o que representa (uso social da escrita).
  • Observação e apreciação de diversas formas de expressão artística, estimulando o gosto pela arte.
  • Construção de historias e textos espontâneos individuais e ou coletivos (oralmente, registrados pela professora (escriba) ou através de desenhos livres).
  • Escrita espontânea
  • Brincadeiras de faz-de-conta (jogo simbólico)
  • Dramatização.
  • Jogos que possuam regras e brincadeiras
  • Expressão plástica
  • Estimulação da pesquisa referente a temas trabalhados.
  • Jogos e historias de nossa cultura e de outras culturas que estejam sendo estudadas, dentro e fora da sala de aula.

Atividades Permanentes:
  • Roda da conversa.
  • Hora da história.
  • Brincadeiras dentro e fora da sala de aula.
  • Pintura, modelagem, musica, dança, jogos.
  • Higiene.
  • Mascote.
  • Auto – serviço.
  • Brinquedos variados.
  • Brincadeiras livres.
  • Parque e areia.
  • Empréstimo de livros.
  • Comemoração dos aniversariantes do mês.

Avaliação:
Será realizada de forma continua e processual com registro em relatórios, fotos, vídeos e outros dos avanços e conquistas das crianças

Proposta Pedagógica
Este ano trabalharei com eixo temático Meio Ambiente e assim propiciar o desenvolvimento infantil, considerando os valores culturais que a criança já possui garantir a ampliação destes conhecimentos e acrescentar novos, de forma a possibilitar a construção da autonomia, responsabilidade, cooperação, formação do auto conceito, convivência em grupo, afetividade, contribuindo, assim para formação de sua cidadania.
Através de atividades com cantinhos o momento lúdico acontecerá diariamente, pois a necessidade de brincar é fundamental à criança e o brinquedo oferece oportunidade de desenvolvimento da linguagem, do pensamento, concentração e atenção.
O trabalho com cantinhos oferece proteção e privacidade, auxilia a criança a prestar atenção na atividade e no comportamento do colega, aumenta assim, a chance de brincarem juntos e desenvolverem a mesma atividade por mais tempo.
O trabalho pedagógico será organizado a partir dos “projetos de trabalho”. Esses projetos serão realizados em cooperação, com participação de todos. As crianças atuarão de forma autônoma no ambiente intencionalmente arranjado e serão mediadas pela professora. Nas atividades, o adulto terá a função de dar uma atenção diferenciada a cada criança de acordo com suas necessidades para a construção do conhecimento.
Continuarei o trabalho com a mascote da turma, que será um animal escolhido pelas crianças através de eleição. Participando de todas as atividades desde as realizadas na classe até externas.
O trabalho com as diferentes linguagens será através de músicas, dramatização sendo de histórias ou livre com fantoches, desenhos, pinturas, danças, etc.
Diariamente serão trabalhados os conceitos matemáticos, nas atividades do cotidiano, associando números e quantidades, calendário, cor, forma, textura, odor, som, peso e noções de tempo. Classificando materiais, exploração do ambiente e observações do clima.
Na educação alimentar pretendo trabalhar com os diferentes hábitos gastronômicos, lembrando sempre que necessitamos de uma alimentação saudável e através do auto-servimento, estimular as crianças a experimentarem os alimentos desconhecidos e orientar sobre o desperdício.
A linguagem oral e verbal será realizada diariamente através de leitura de livros, manuseios dos mesmos, bilhetes, recontar filmes e histórias.
Estimular a escrita espontânea, oportunizar a construção de textos coletivos.
A avaliação será realizada através da observação e registro do desenvolvimento das crianças.

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