terça-feira, 21 de junho de 2011

EMEI Reino Encantado - plano de ensino para AGIII-C

PLANO DE ENSINO
 - AGRUPAMENTO III C -

Responsável: Profª Soraya

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas, criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção.”
“Quem ensina, aprende, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” Paulo Freire

Objetivo

Considerando os valores culturais (saberes) que a criança já possui, irei intensificar o resgate da conscientização sobre o Meio Ambiente, de forma a possibilitar a construção da responsabilidade e cooperação, necessários para a formação cidadã, ampliando e acrescentando novos conhecimentos, para que possamos viver em harmonia com o meio em que vivemos, bem como o respeito à diversidade.

Descobrindo o Eu e o Outro
  • Desenvolver uma auto-imagem positiva, atuando de forma cada vez mais independente, possibilitando assim, a criança um maior conhecimento de si própria;
  • Resgate e construção de novos valores que norteiem suas ações, formando cidadãos preocupados com a coletividade;
  • Reconhecer-se como integrante de uma família, de uma sociedade e de um planeta;
  • Estimular hábitos de usar os clichês sociais: por favor, muito obrigado, com licença, etc;
  • Estimular a cooperação e a resolução de conflitos;
  • Brincar com todos os colegas do grupo;
  • Estimular a independência (autonomia), através de diferentes atividades como: auto- serviço (construindo o conceito de alimentação saudável), brincadeiras livres e dirigidas e as diferentes linguagens.
  • Descobrindo o Meio Físico, Social e o Conhecimento Lógico.
  • Estabelecer vínculos afetivos com adultos, crianças e seu meio, fortalecendo sua auto-estima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social, através das diferentes linguagens;
  • Estabelecer e ampliar as relações sociais, aprendendo a expressar seu ponto de vista e interesses, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda, respeito, solidariedade e colaboração;
  • Reconhecer-se como integrante de uma comunidade e pertencente a um planeta que necessita de preservação;
  • Construção de relações temporais, espaciais, e lógico-matemáticas: agrupar, ordenar, localizar, contar, projetar, inventar, comparar, classificar;
  • Reconhecer cores, formas e numerais;
  • Estimular o conhecimento das diversidades de pessoas, plantas e animais, bem como algumas de suas características;
  • Elaborar regras de boa convivência e interação com os pares.
  • Descobrindo o Corpo e o Movimento
  • Reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada parte e suas funções, através de movimentos independentes, desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidados com a própria saúde, bem estar e o meio ambiente;
  • Estimular hábitos de asseio: usar o banheiro adequadamente, lavar as mãos, limpar o nariz, etc;
  • Explorar objetos e brinquedos do parque e sala;
  • Observar e explorar o seu redor com atitudes de curiosidades, percebendo-se como integrante, independente e agente transformador do Meio Ambiente, contribuindo para sua conservação através de jogos espontâneos, brincadeiras livres e dirigidas, dramatizações, dança, modelagem, identificação de diversos tipos de alimentos, construindo bons hábitos de alimentação, higiene e cuidados com a sua saúde, flora e fauna.
  • Descobrindo as Diferentes Linguagens
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, ora, e escrita) de forma a compreender e ser compreendido; para isso proporemos atividades prazerosas e significativas, enriquecendo sua capacidade expressiva e de preservação;
  • Diferenciar desenho X símbolo escrito;
  • Reconhecer o próprio nome;
  • Estimular a construção de histórias espontâneas, expressão plástica, dramatização, gestos (canções e danças), músicas, jogos e brincadeiras.

Avaliação

Será contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos às crianças no qual será verificado o interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, cooperação, participação e a execução das atividades desenvolvidas cotidianamente.

Proposta Pedagógica
“Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas, alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.” Augusto Cury

Eixo Temático: Meio Ambiente

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação. “Por isso a necessidade de mostrar como preservar e minimizar a ação negativa.”

Atividades Permanentes
  • Roda de conversa. Será realizada diariamente, na chegada das crianças à escola com diferentes atividades como: cantar, realizar o planejamento da rotina, fazer chamada com crachás, contagem do número de crianças, conversar sobre os combinados, novidades, resgate de valores, brincar e contar histórias;
  • Brincadeiras no espaço interno e externo. Serão desenvolvidas brincadeiras diversas (dirigidas e livres) na roda, linha e no espaço externo. Jogo da memória, pular, corda, dramatização, boliche de letras, música, etc. É muito importante que a criança conheça seu corpo e perceba o que ela pode realizar com ele. As atividades de pular, correr, sentar, andar são essenciais para o desenvolvimento do ser humano. A linha tem a função de trabalhar nas crianças a mente e o corpo. Nela exercitarei diversas funções psicomotoras, como a lateralidade, a concentração, o equilíbrio e outras e essas funções são muito importantes na vida da criança, pois é o seu corpo em sintonia com sua mente. A criança aprende com mais eficiência, quando as suas funções psicomotoras estão bem trabalhadas.
  • Diferentes LinguagensAtravés do desenho, pintura, modelagem, músicas, danças, etc.
  • MascoteDepois de trabalhar o meio ambiente, passeio ao Bosque de Americana, estarei tirando das crianças, a escolha da mascote, nome, cuidados, particularidades e normas de visita em cada casa.
  • Dia do cinema na escolaToda quinta-feira será dia de DVD, então, faremos a eleição do filme a ser assistido. Neste momento os filmes serão expostos e cada criança terá direito a um voto, no final, contamos, verificamos e assistimos ao que foi eleito.
  • Pluralidade cultural, Abordagem sobre Ética e InclusãoTrabalharei no dia a dia, aproveitando os momentos das histórias ou mesmo no levantar dessas questões pelas crianças.
  • LetramentoSerá feito com os crachás, tendo a primeira letra de cada nome como referencia das letras, quantidade, som (fonemas), título das histórias, escrita e desenho espontâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário