quarta-feira, 15 de junho de 2011

EMEI Pinóquio - plano de ensino do Agrupamento III-E


Professora: Jucirene de Souza

Considerando que a Educação Básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, é preciso que este ambiente favoreça experiências ricas que contribuem para o desenvolvimento do corpo e da mente de forma global levando em conta as diferentes dimensões do ser humano, tais como motora, afetiva, cognitiva e social.

As relações sociais são um aspecto importante da vida humana, pois por meio delas a criança desenvolve-se psicológica, cultural e historicamente, construindo valores próprios de seu tempo e lugar. Através das relações sociais as crianças constroem sua auto-imagem, sendo necessário que ela conviva e aprenda a respeitar as diferenças existentes entre as pessoas.

É necessário que as crianças explorem seus movimentos, seu corpo e o espaço em que vivem, e para tanto serão muito explorados os movimentos corporais das crianças em diversas situações, como nas atividades de parque, nas brincadeiras, jogos, expressões corporais, danças, teatros entre outras situações planejadas do contexto educativo.

Em relação ao aspecto cognitivo é necessário que a criança observe, interaja e relacione-se com os objetos do mundo físico e com o mundo social, pois de acordo com Kramer (2002) “é no decorrer das atividades que as crianças incorporam dados e relações, e é enfrentando desafios e trocando informações umas com as outras [crianças] e com adultos que elas desenvolvem seu pensamento” (p.21). Assim, entendemos e priorizamos em nossa unidade educacional e em nosso planejamento a necessidade de situações educativas que promovam a interação das crianças com seus pares e com os adultos.

Portanto, é muito importante organizar espaços e tempos que permitam que as crianças expressem-se oralmente, corporalmente e artisticamente, comunicando o que vivem, o que assistem, o que sentem e o que enfrentam, para compreender sua história, seus prazeres e suas dúvidas. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Brasil, 1998) “quando as crianças são ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo” (p.15, vol.1). As crianças, entendidas como sujeitos de direitos, devem ser respeitadas em suas necessidades, desejos e interesses para que vivam o que é específico de sua idade e de cada uma delas.

A brincadeira é compreendida aqui como uma linguagem infantil, forma de expressão inerente à própria infância. Para brincar é preciso se apropriar de elementos que fazem parte da realidade, possibilitando a construção das regras sociais. Toda brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação, imitação, afeto, linguagem, representação e memória. É no ato de brincar que as crianças estabelecem os diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis.

No brincar ocorre o faz-de-conta, denominado por jogo simbólico, que é um instrumento para a criança criar a fantasia, explorar o mundo ao seu redor. Este jogo permite a elaboração de novas possibilidades, de ideias, para representar um objeto utilizando outro, como por exemplo, a vassoura que se transforma em um cavalo. E entram em cena as imitações dos adultos como a reprodução da postura, gestos e expressões.

Diz Oliveira (2007) que durante as interações que a brincadeira promove, a criança e seus parceiros confrontam suas próprias ”zonas de desenvolvimento proximal “, nos termos de Vygotsky, leva-os a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas estruturas auto-reguladoras de ação, ou seja, modos pessoais historicamente construídos de pensar, sentir, memorizar, mover-se, gesticular, etc (p.161).

Neste sentido, a criança se apropria das experiências com seu ambiente para criar e imaginar, ou seja, a experiência permeia o desenvolvimento da imaginação. Entendendo a infância com suas características próprias abre-se espaço para a criança brincar e desenvolver.

No agrupamento III E será utilizada a organização em cantos de atividades diversificadas para brincadeiras, jogos diversos, leitura e escrita, produção artística. Contribuindo com a interação de pequenos grupos em brincadeiras e situações diferentes num mesmo momento, o educador circulará pelos grupos e garantirá a atenção individualizada. Nos chamados “cantinhos” podem ser trabalhadas uma enorme variedade de atividades como desenho, pintura, colagens, modelagens, construções tridimensionais, fantoches, blocos de encaixe, quebra-cabeças, casinha, escolinha etc.

Outro recurso importante no espaço da sala é a disposição de um cenário para dar suporte ao imaginário infantil, com almofadas, espelhos, músicas, caixas e túneis para serem usados como obstáculos. Para ajudar na organização da rotina, cartazes com os nomes das crianças, ajudantes, calendário, alfabeto e numerais serão dispostos esteticamente pelo ambiente.

Assim, os diversos espaços, as diversas possibilidades, como a sala, o parque, a horta, os quiosques, as áreas ao ar livre e os jardins serão utilizados como espaços educativos, para o simbolismo do faz-de-conta, serão lugares para subir e descer, serão espaços para as artes, contribuindo para o pleno desenvolvimento da criança, além de proporcionar experiências significativas de interação com as pessoas e exploração do meio, respeitando a criança como um sujeito que está em processo de construção da sua história. Um ambiente que possibilita a curiosidade, a imaginação, o faz-de-conta, a fantasia, as brincadeiras e a criatividade, permite a aprendizagem significativa, o conhecimento de mundo através do afeto e do prazer.

Este ano temos como proposta a temática “Os embalos da MPB continuam: conhecendo a produção cultural brasileira através das diversas linguagens e compondo a história e a cultura infantil” que vislumbra o trabalho educativo com práticas pedagógicas que nasçam da apreciação musical e do fazer musical através do acesso às canções de grandes compositores nacionais, do contato com diferentes instrumentos musicais e as diversas relações com a arte e o conhecimento.

A aprendizagem e o conhecimento se constroem a partir de situações educativas planejadas e possuem objetivos a serem alcançados ao longo do ano:

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
• Interação com o outro, com o ambiente e consigo mesmo;
• Desenvolvimento da capacidade simbólica;
• Construção da identidade e autonomia;
• Conhecimento de mundo através das diversas linguagens: Linguagem oral, leitura e escrita, artística, corporal e matemática.

LINGUAGEM ORAL/ LEITURA E ESCRITA:
• Participação em variadas situações de comunicação oral e de interação com os pares e com os adultos (expressar desejos, vontades, necessidades, sentimentos, contar as suas vivências);
• Ampliação do vocabulário;
• Leitura e escrita de diferentes gêneros literários e tipos de textos, como cartas, histórias, pesquisas, receitas, recados, convites etc;
• Identificação do próprio nome e dos amigos através de crachás e cartazes;
• Escrita de textos coletivos pela professora;
• Observar e explorar materiais escritos e impressos diversos;
• Ler e escrever a letra da música, num cartaz presente na sala;
• Escolher os livros que deseja ler;
• Ouvir, ler e contar histórias relacionadas à letra da música;
• Interpretar e dramatizar os contos e histórias;
• Produção escrita individual e coletiva de diversos tipos de textos.

LINGUAGEM MATEMÁTICA
• Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e diversas situações (cantigas);
• Experimentar representações tridimensionais (massa de modelar);
• Ampliação e conceituação de noções de quantidade, de tempo e espaço, de capacidade e volume, de direção, posição, tamanhos;
• Utilizar medidas para receita culinária.

MEIO AMBIENTE/ SUSTENTABILIDADE:
• Plantio e cuidado da horta ou jardim.

LINGUAGEM CORPORAL:
• Observação do próprio corpo;
• Higiene das mãos;
• Escovação dos dentes;
• Incentivo e orientação do uso do vaso sanitário;
• Equilíbrio e movimentação;
• Movimentos em diferentes espaços;
• Exploração de diferentes materiais e objetos;
• Dança;
• Explorar movimentos inspirados pela letra e melodia da música;
• Realizar as brincadeiras trazidas no texto da canção;
• Explorar os brinquedos do parque, jogos de encaixe e brincadeiras diversas.

LINGUAGEM ARTÍSTICA
Artes visuais:
• Exploração de diferentes materiais plásticos, suportes, texturas e espessuras;
• Cuidado com os materiais utilizados;
• Escultura e modelagem com massinha, argila, gesso, massa corrida, sucata;
• Produção através de fotografia e vídeo;
• Registros relacionados ao tema;
• Fruição e reflexão de diferentes imagens, telas, pintores, esculturas, fotografias, vídeos;
• Expressar-se graficamente por meio de desenho, colagem, pintura e modelagem.

Música
• Apreciação de diferentes ritmos e sons;
• Apreciação de músicas e canções da MPB;
• Produção de sons com o próprio corpo e com materiais improvisados;
• Produção de ritmos e sons com os instrumentos da bandinha;
• Dança;
• Expressão corporal.

Ética
• Colaborar com a organização e limpeza da escola;
• Perceber os seus sentimentos e os sentimentos dos outros;
• Respeitar as diferenças;
• Resolver seus conflitos verbalizando.

As atividades estarão relacionadas à temática , que terá como objetos disparadores as canções do grande e querido compositor brasileiro Antonio Pecci Filho o “Toquinho” .

Fevereiro/ Março/ Abril
Música: Errar é humano

Objetivos específicos:
• Trabalhar questões relacionadas à diversidade;
• Respeitar a si e ao outro;
• Compreender-se como sujeito de direitos, com características próprias.

Práticas a serem desenvolvidas:
• Cartão para troca com os amigos;
• Confecção do livro: Como eu sou;
• Culinária; Gelatina.
• Registro (escrito ou ilustração) da culinária;
• Realizar medições com barbante;
• Vídeo; Toquinho (música Errar é humano);
• Registro do vídeo.


Maio/ Junho/ Julho
Música: A casa

Objetivos específicos
• Trabalhar aspectos relacionados a moradia e família.
Práticas a serem desenvolvidas:
• Pesquisa onde moramos;
• Socialização da pesquisa;
• Gráfico do resultado;
• Colagem com palitos da casa;
• Vídeo: a casa;
• Leitura de livros: Em casa – Heinz Janisch, Os três porquinhos, O porco mau e os três lobinhos – Eugene Trivizas,
• Registro (ilustração?) da música;
• Construção tridimensional de casas com sucatas e da Casa do Toquinho;
• Registro de quem mora em casa – a família; - obra “Família” de Tarsila do Amaral;
• Releitura da obra: Moradia de Candido Portinari.

Julho/Agosto /Setembro|
Música: O mundo das crianças
Objetivos específicos
• Resgatar, brincar, reinventar e inventar diferentes brinquedos e brincadeiras;
• Incentivar e aumentar o repertório do imaginário infantil.

Práticas a serem desenvolvidas:
• Pesquisa das brincadeiras e brinquedos antigos;
• Registro das brincadeiras e brinquedos;
• Leitura de histórias – sugestão: Pedro e Tina – Stephen Michael King, Patrícia – Stephen Michael King
• Visita de familiares para ensinar brincadeiras para as crianças;
• Cantigas de roda;
• Vídeo: O mundo das crianças;
• Registro do vídeo;
• Levar o brinquedo de casa;
• Registro do brinquedo que mais gosta; •.
• Registro do que mais gosta do parque;
• Construção de brinquedos folclóricos com sucata (ex. Barangandão, peão, bilboquê, carrinho, aviãozinho etsc.)
• Culinária: pipoca.

Outubro/ Novembro/ Dezembro
Música: O pato
Objetivos específicos:
• Trabalhar diferentes ritmos;
• Pesquisar e conhecer animais caseiros (?);
• Desenvolver conceitos de tempo/ horas/ dia e noite.

Práticas a serem desenvolvidas:
Construção de instrumento musical;
Representar o relógio;
Vídeo: O pato;
Registro do vídeo; •.
Confecção do relógio;
Pesquisa sobre animais;
Leitura – sugestões: Pato atolado – Jez Alborough, Pato magro e pato gordo – Mary e Eliardo França
Teatro: O pato.

Avaliação
Essa forma de organização da prática pedagógica pressupõe um sistema de avaliação contínuo e processual no dia-a-dia, com o objetivo de avaliar todo o trabalho pedagógico desenvolvido e não só o desenvolvimento e as produções das crianças. Desta forma, é possível a reflexão e a reorganização dos educadores em conjunto, permitindo a reflexão sobre a prática, o replanejamento da ação docente e a superação das dificuldades em todas as partes envolvidas.

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