quarta-feira, 15 de junho de 2011

EMEI Pinóquio - plano de ensino do Agrupamento III F

Professora: Patrícia Ferreira

Partindo da proposta pedagógica do CIMEI N.1, a elaboração deste plano ocorreu tendo como princípio o bem estar da criança durante o ano escolar. Através de um ambiente acolhedor, alegre e organizado a criança de três anos poderá constituir-se como tal, e ter segurança para manifestar seus desejos, anseios e curiosidade no lugar em que está inserida.

Linguagem oral, leitura e escrita: a música será utilizada como o recurso fundamental nesta área. A criança nesta fase está desenvolvendo sua linguagem, formando frases, pronunciando corretamente as palavras e para tanto necessita de estímulos.

Objetivos:
• Ampliação do vocabulário.
• Construção de frases.
• Comunicação com os pares e com adultos.
• Conhecer e utilizar várias modalidades de linguagem (oral, leitura e escrita).
• Compreender a função social da escrita
• Ter acesso e produzir os diversos tipos de texto (literatura infantil, fábulas, lendas, poesias, cartas, receitas, textos de revista e jornal dentre outros).
• Concentração.
• Resolução de problemas (Jogos, brincadeiras com regras, atividades manuais).

Linguagem Matemática: a matemática está ligada ao nosso cotidiano. Nesta fase a criança começa a fazer correspondência entre objetos e formas. É importante que o ensino-aprendizagem se inicie através de objetos e situações concretas e depois partir para o abstrato (símbolos). Sendo assim, a criança começa a relacionar os objetos à quantidade e os símbolos começam a serem utilizados por elas.

Objetivos:
• Correspondência entre elementos (cores, formas e tamanhos).
• Quantificação de pessoas e objetos.
• Identificação de objetos e seus responsáveis
• Relação regras e jogos.
• Utilização e classificação de medidas e grandezas (Pesado/leve, dentro/fora, cheio/vazio, grande/pequeno, igual/diferente, dentre outros).
• Utilização e classificação de relações espaciais (trás/frente, em cima/embaixo, esquerda/direita dentre outros).
• Seleção e classificação de objetos através de jogos e brincadeiras.

Linguagem Corporal e as questões do gênero: nesta fase a criança domina bem o andar e é capaz de correr, pular e movimentar o seu corpo de diversas formas. Porém, sua estabilidade de equilíbrio e noção espacial está sendo desenvolvida. Sendo assim, é necessário proporcionar à criança, orientações sobre os cuidados básicos com o corpo (higiene e boa alimentação), e ainda o desenvolvimento de sua coordenação motora através da brincadeira (com movimentos livres ou dirigidos pelo professor). Não esquecendo que a música sempre estará presente nas situações vividas no ambiente educativo construindo elos com o trabalho através da dança, mímicas, expressões corporais, dramatizações etc.

Objetivos:
• Socialização (Pessoas, animais, lugares e objetos).
• Desenvolvimento das noções de espaço e crescimento do seu corpo
• Identificação das partes do corpo e membros da família.
• Conhecimento dos fenômenos da natureza e dos alimentos.
• Compreender a importância dos hábitos de higiene corporal (dentes, mãos, cabelos etc.) e da alimentação saudável
• Brincar, correr, pular, parar.
• Expressar seus sentimentos através do corpo e da oralidade (triste, feliz).
• Dançar e dramatizar, interpretando histórias e músicas com o corpo.
• Produção de objetos tridimensionais através de modelagens, construção de maquetes, esculturas com material reciclável dentre outros
• Ampliar a coordenação motora grossa e fina.

Linguagem Artística: esta é envolvente para as crianças, principalmente se for trabalhada com a liberdade de expressão dos pequenos. A criação através do desenho, da pintura, da escultura, da música, do teatro, da dança, da fotografia, da produção de vídeos, utilizando diferentes materiais e suportes como lápis de cor, giz, giz de cera, canetas, tintas, cola-colorida, velas, nanquim, massa de modelar, argila, sucata, no papel, no chão, na tela, na madeira e outros são formas de interação social. A criança poderá expressar os seus desejos ou fantasias em suas criações artísticas.

Objetivos:
• Produzir diferentes criações artísticas utilizando recursos variados.
• Atribuir sentido e significado às produções de grandes artistas e às suas próprias produções
• Explorar diferentes tipos de materiais plásticos (argila, massa de modelar, tinta, cola, anilina, sucata, massa corrida, nanquim, papel, jornal).
• Utilizar autonomamente instrumentos para as produções artísticas, como tesouras e colagens.
• Confecção de brinquedos.

O compositor escolhido para disparar o trabalho com meu grupo de crianças durante este ano letivo é Chico Buarque. As belíssimas canções de sua obra “Os Saltimbancos” irão disparar os temas e práticas a serem desenvolvidas com a turma, traçando os primeiros caminhos pelos quais iremos trilhar. Respeitando os conhecimentos prévios das crianças, suas experiências anteriores e seus interesses, trabalharemos a partir músicas, obras de arte e literaturas descritas abaixo:

Músicas: Bicharada e Todos juntos – Chico Buarque
Tema: Animal de estimação e Amizade.
Meses previstos: fevereiro e março.

O objetivo é causar a integração entre a turma, a escola e a família, a fim de que a criança sinta-se a vontade no espaço escolar e possa desenvolver-se socialmente.

Em principio, utilizaremos a obra: Menina Brincando com seu cachorro de Pierre Bonard, como ponte para o desenvolvimento de atividades referentes aos temas descritos acima. Também será enviado aos pais, pesquisa sobre animal de estimação.

As literaturas apresentadas serão o Poema Bons Amigos de Machado de Assis, o livro A velhinha que dava nome as coisas de Cynthia Rylant e o conto Os Músicos de Bremen dos Irmãos Grimm.

Objetivei trabalhar estes dois temas juntos, justamente pela ligação em que as crianças têm com animais, como uma relação de amizade. Dessa forma, os pequenos sentirão conforto em aprofundar-se nesses conhecimentos e o retorno será rico em indagações e emoções. Assim continuarão o seu processo de aprendizagem, num ambiente afetuoso e alegre.

Músicas: A galinha e a história de uma gata – Chico Buarque
Tema: Resgatando os contos de fada
Meses previstos: abril, maio e junho

Partindo de animais de estimação, trabalharemos dois contos de fadas: O gato de botas de Charles Perrault e João e o pé de feijão, um conto de origem inglesa, sua versão mais antiga é a de Benjamim Tabart, publicada em 1807 e popularizada por Joseph Jacobs em 1890.

As duas histórias tratam da amizade entre homens e animais: o gato e o rapaz, o menino e sua galinha dos ovos de ouro.

No mês de abril ocorrem duas datas importantes na cultura do nosso país: páscoa e o dia do Índio. A partir da música da galinha e do conto de João, indagarei aos pequenos de onde vem o ovo do coelho ou da Galinha; modelando juntamente com os pequenos uma escultura de ovo com bexiga, papel e cola. Ao chegar a páscoa desse ovo saíra um pintinho...

Puxando o gancho da amizade entre o homem e o animal, será lembrado o respeito entre o Índio e a natureza e a importância em preservar a fauna, a flora e nosso meio ambiente como um todo.

O gato de botas demonstra a fidelidade para com o seu “dono”.

Como os dois contos contemplam os membros da família e a morte, aprofundarei no assunto até a chegada do dia das mães.

Como atividade artística analisaremos as obras: Gato Azul, Gato Azul III e Gato Malhado de Aldemir Martins, e os pequenos irão confeccionar suas próprias telas. Ao final tudo será apresentado na festa “Escola Aberta”.

Músicas: Esconde-Esconde, A cidade ideal, O jumento e Lendas Brasileiras.
Tema: A brincadeira não pode parar.
Meses previstos: agosto, setembro e outubro.

Estes meses contemplam momentos importantes da nossa história; um deles, por exemplo, é o folclore brasileiro, em que estão incluídas as brincadeiras de roda, brincadeiras de rua ou antigas e os brinquedos artesanais. Visualizaremos as obras de Ivan Cruz nas quais estão contidas estas belezas: Amarelinha, Bola de gude e Cavalinho de pau e Menina com boneca.

O contato com a linguagem escrita será através dos livros: Bruxa, bruxa, venha a minha festa de Arden Druce, Verdes azuis e vermelhinhas de Vera Lucia Dias e Ana, Guto e o gato Dançarino de Stephen Michael King.

Para o dia dos pais será enviado uma pesquisa a fim de saber qual sua profissão.

No primeiro momento as crianças terão contato com as brincadeiras antigas e de roda, podendo participar ou apenas visualizar se for de sua escolha, pois seus corpos não serão forçados, apenas receberão estímulos de aprendizagem.

Na festa dos estados pretendo contemplar alguma dança típica do nosso país e confeccionar brinquedos antigos com sucata juntamente com os pequenos.

Músicas: Minha canção e a Cidade ideal (novamente)
Tema: Minha casa, Meu cantinho.
Meses: novembro e dezembro.
Partindo das músicas e do livro A casa sonolenta de Audrey Wood, identificaremos os ambientes da casa: sala, banheiro, cozinha e quarto e também o que costumamos fazer quando estamos nestes locais. A cada cômodo da casa será extraído subtemas como: higiene, alimentação, dormir e lazer (cuidados com o corpo), buscando outros tipos de textos como receita, revistas, jornais dentre outros.

Rotina: todos os dias será planejado com os pequenos o que iremos realizar, para que não sintam-se perdidos. Por exemplo: oração, roda da conversa, chamada, calendário do dia, calendário do tempo, caderno de recados, mascote da sala, empréstimos de livros, dentre outras atividades que faremos ao longo do ano.

O mascote da sala provavelmente será o gato de botas. Pretendo construí-lo como sendo o nosso animal de estimação. As crianças poderão Levá-lo para casa e os pais poderão registrar como foi sua permanência na casa. Será uma forma de aprender a cuidar do outro, sabendo que no dia seguinte o amigo é quem levará o mascote. Além disso, é mais um contato entre a escola e a família da criança.

Portfólios: será uma das principais fonte de registro das impressões das crianças, pinturas, traços, desenhos, e tudo que realizar individualmente.

Alimentação: autosserviço, a fim de que a criança possa adquirir autonomia e saiba reconhecer o que é importante no cardápio alimentar para sua saúde.

Avaliação: será constante, tanto em observar a criança como também no desenvolvimento do meu trabalho. Será registrado em um caderno, que sempre fica na sala, diariamente os avanços e desafios da criança, além disso no semanário irá conter fotos das atividades, bem como observações sobre o que foi desenvolvido na semana. Tudo a fim de que não fique oculto o processo de aprendizagem dos pequenos.

BONS AMIGOS
Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.Porque amigo sofre e chora.Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.Porque amigo é a direção.Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.Ter amigos é a melhor cumplicidade!
Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!Machado de Assis

Assim como esse poema vejo o coração da criança, onde em segundos é capaz de esquecer, perdoar e voltar a brincar.

Telas a serem usadas:

Menina brincando com seu cachorro - Ivan Cruz

 Brincando de amarelinha -  Ivan Cruz

Brincando de bola de gude  -  Ivan Cruz

Brincando de roda - Ivan Cruz 

 Gato azul - Ademir Martins

Gato azul III - Ademir Martins


Gato malhado - Ademir Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário