quarta-feira, 15 de junho de 2011

EMEI Pinóquio - plano de ensino do Agrupamento III-?





 TEATRO, PINTURA E MÚSICA



Professora: ADRIANA APARECIDA COUTO

Durante esse ano de 2011 continuaremos voltando nosso olhar para a música e, mais precisamente, para renomados compositores da música brasileira.  Considero de extrema importância que esse planejamento seja flexível, como todo planejamento deve ser. Além disso, ainda irei conhecer as crianças que, junto comigo, irão opinar e construir conhecimentos. Parto do pressuposto de que a criança não é um “vir a ser”, mas de que a criança é sujeito, produtora de cultura.

Mas, porque trabalhar a música na educação infantil? Sabemos da importância de se trabalhar o ritmo, os sons, os instrumentos utilizados, as interpretações das letras das composições. Mais do que isso a música é considerada um facilitador da aprendizagem, e também pode ser um instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo ampliando o conhecimento musical do aluno. Segundo CHIARELLI e BARRETO (2005), é importante salientar que a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. Os autores acima citados ainda trazem que a escola deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros musicais, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que é apresentado, permitindo que a criança se torne mais crítica. É importante salientar a importância de se desenvolver a escuta sensível e ativa nas crianças. 

Nos dias atuais as possibilidades de desenvolvimento auditivo se tornam cada vez mais reduzidas, as principais causas são o predomínio dos estímulos visuais sobre os auditivos e o excesso de ruídos com que estamos habituados a conviver. Por isso, é fundamental fazer uso de atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvirem com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras. Isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons.

O compositor que estaremos enfocando neste ano letivo será Oswaldo Montenegro, que tem em sua vida profissional a produção de uma linda obra denominada O Vale Encantado, um musical que nos proporciona um encontro com a magia e a imaginação, envolvendo os clássicos contos de fadas e seus personagens. O trabalho com esse musical perpassará o planejamento durante o ano todo e, além dele também teremos o privilégio da audição (escuta?) sensível de outras composições deste músico extremamente criativo, crítico e apaixonado.

Assim como a música, o teatro é um bem cultural e, como tal, deve fazer parte de nossas vivências na Educação Infantil. O principal objetivo de se desenvolver um trabalho através do teatro é que a criança desenvolva uma maior consciência de si: seu corpo, movimentos e expressões e também que esteja em contato com o outro e até represente ao outro na magia que o teatro proporciona. É importante que a criança possa cantar, dançar, criar, e, enfim, teatralizar. Estaremos também, durante o ano relacionando o trabalho com músicas e teatro a temas como meio ambiente, alimentação, cultura brasileira e culturas infantis.

Por fim, concomitantemente a esse trabalho estaremos também nos deliciando com as obras de arte de Antonio Bandeira, um pintor cearense, que fez mais sucesso em Paris do que em seu próprio país. É considerado modernista e vanguardista da arte de pinturas abstratas no Brasil. Assim que o descobri durante minhas pesquisas através da web, fiquei fascinada com as expressões de suas obras.
  
Fevereiro, Março e Abril: Conhecendo a si e ao outro

Este subtema visa à integração das crianças da turma, a importância de conhecer melhor a si mesmo e ao outro que está no ambiente da escola: crianças e adultos. Iniciaremos também a realização de diversas experiências ligadas ao teatro e que possibilitem um maior conhecimento das possibilidades de seus corpos.

  Recepção das crianças com o crachá do nome, música “Pode Ser” de Oswaldo Montenegro e apresentação da professora.
    Passeio pela escola para também apresentar funcionários.
    Brincadeiras de socialização e integração.
    Confecção pela professora de cartão de boas vindas – uma violinha de EVA;
    Músicas que focalizem o nome na hora da chamada com crachás;
    Leitura de livro com tema amizade: Amigos (autor?).
    Confecção de lembrancinha pelas professoras.
   Livro da vida: confecção de autorretrato, solicitação aos pais de fotos da família, história do nome da criança, foto da criança quando bebê, registro das preferências de cada criança e também de seus amigos.
  Registro do corpo da criança com giz de lousa no chão e também em papel para uma maior consciência corporal.
 Construção tridimensional do próprio corpo com sucata ou argila.
 Escolha da mascote da turma com registro através de fotos e desenhos;
 Interpretação das canções trabalhadas através de conversas e dramatizações: musica Pode Ser de Oswaldo Montenegro.
 Registro das conversas em roda sobre os temas trabalhados.
 Leitura de textos sobre obra e vida de Oswaldo Montenegro e Antonio Bandeira e registro escrito.
 Produção de livro sobre a vida de Oswaldo Montenegro.
 Escuta sensível das diferentes músicas do compositor.
 Observação e conversas em roda sobre as obras de arte de Antonio Bandeira.
 Tocando as partes do corpo.
 Massagem nos amigos.
 Movimentos de acordo com músicas e histórias: andar pela sala, esticar, encolher, correr, ocupar os espaços da sala, andar em câmera lenta, etc.
 Dramatização do conto de fadas Rapunzel com audição (escuta?) da música Rapunzel de Oswaldo Montenegro.
 Música Oficina do Gepeto de Oswaldo Montenegro e conto de fadas Pinóquio audição, leitura e dramatização. (relacionando com nome da escola).
  Confecção de boneco do Pinóquio.
  Pintura de quadros individuais e coletivos inspiradas nas obras de Antonio Bandeira.

Maio, Junho e Julho Vida e arte

Desenvolveremos este tema utilizando audições de músicas sobre água de Oswaldo Montenegro e também dramatizando histórias sobre esse tema. Além disso, estaremos construindo um cenário para nossas dramatizações, uma vez que o teatro nos possibilita criar, com o auxílio de alguns elementos, espaços, atmosferas e mundos diferentes.

 Musicas: Água Viva e Cachoeira: audição e dramatização.
 Registro (escrito ou artístico?) das músicas trabalhadas.
 Maquetes do ciclo da água.
 Conversas sobre a importância da preservação do meio ambiente e produção de livro com registro das falas das crianças.
 Produção do Jornal da turma com os temas trabalhados até o momento, que será socializado com as famílias e toda comunidade escolar.
 Músicas Mel do Sol e Pode Ser: audição, interpretação e dramatização. 
 Construção de cenário em caixa de papelão e outros materiais recicláveis.
 Construção de cenário e encenação de peça sobre o conto de fadas Branca de Neve.
 Confecção de violão de sucata.
 Leitura de livro: Máscaras (autor?).
 Confecção de Máscaras: Branca de Neve e Sete Anões ou outras.
 Confecção de fantoches de meia e criação de teatrinho de fantoches.
 Dramatização através da utilização de fantasias e da audição de peças de teatro.
 Criação de texto de teatro – (produção coletiva?).


Julho, Agosto e Setembro: Conhecendo melhor nosso país

Brasil, nosso país fará parte deste subtema. Enfocaremos algumas características de nosso país quanto à cultura, raças, expressões regionais, ritmos, etc.

 Interpretação das canções trabalhadas através de conversas e dramatizações.
 Conversa sobre ritmos característicos de nosso país.
 Leitura de textos que retratam as diferentes raças que fazem parte de nossa cultura.
 Música: A volta da Asa Branca de Oswaldo Montenegro – a região Nordeste
 Produção escrita de cartas para a família.
 Localização de nosso Estado e nossa cidade no mapa do Brasil.
 Pesquisa com familiares sobre o Estado de origem e suas características geográficas e culturais.
 Observação, fruição e releitura de obras de arte.
 Confecção de Bandeira do Brasil.
 Audição do Hino Nacional e interpretação.
 Pesquisa envolvendo ritmos folclóricos brasileiros: catira, chula, samba do lenço, congada, etc.
 Teatro de sombras.


Outubro, Novembro e Dezembro: Imaginário infantil

Este subtema enfocará alguns aspectos das culturas infantis, tais como mágica, fantasia e animais. Vivenciaremos o circo, a mágica, o príncipe e a princesa. Também trabalharemos Papai Noel e a magia do natal.

•Escuta das músicas: A festa, Rap da bruxa, Anoiteceu no Vale e Deuses são seres tão distantes (Papai Noel) de Oswaldo Montenegro:
• Ilustração ou releituras de obras de Antonio Bandeira.
 Produção de Musical a partir do Musical de Oswaldo Montenegro O Vale Encantado, que poderá ser apresentado na Festa de encerramento
 Teatro com Bexigas.
 Interpretação das canções trabalhadas através de conversas e dramatizações.

Alguns temas permearão nosso trabalho durante o ano e são descritos a seguir:


Cuidando de mim - alimentação e saúde:

Enfocará a importância de uma alimentação saudável em nosso dia-a-dia. O consumo de alimentos naturais e de seus derivados, tais como sucos e outros produtos. As crianças também serão incentivadas a realizarem o plantio de mudas de legumes e verduras na horta da escola, participarão da colheita e degustação dos alimentos in natura e da preparação de receitas.
Autosserviço: As crianças serão incentivadas e orientadas a se servirem sozinhas valorizando a alimentação saudável e a autonomia.

Letramento:
“Tudo começa quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. Não são as letras, as sílabas e as palavras que fascinam. É a estória. A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras: quando alguém lê e a criança escuta com prazer. (...) a criança se volta para aqueles sinais misteriosos chamados letras. Deseja decifrá-los, compreendê-los – porque eles são a chave que abre o mundo das delícias que moram no livro! Deseja autonomia: ser capaz de chegar ao prazer do texto sem precisar da mediação da pessoa que o está lendo” (Rubem Alves).
Acredito muito no que Rubem Alves descreve nesse texto. Dessa forma, procurarei trazer muita literatura de qualidade para as crianças, lendo para elas e com elas, para que despertem sua “fome” de ler. O estímulo através da contação de histórias e da leitura de livros infantis é fundamental para a formação de cidadãos leitores. É também através da leitura e produção de textos relacionados aos temas trabalhados, das letras das canções de nossos compositores, que estaremos possibilitando um maior contato da criança com o mundo da leitura e escrita. Dessa forma eu serei a escriba dos textos coletivos, escrevendo palavras que nos ajudarão ver um mundo melhor, mas também as crianças ocuparão o lugar de escritores em diversas situações planejadas.  Durante esse ano montarei com as crianças um fichário das palavras chaves trabalhadas por nós, em um cartaz de pregas. As crianças poderão utilizar dessas fichas sempre que sentirem interesse. A educação deve ser para a vida e a escrita e a leitura fazem parte de nosso cotidiano.

É importante salientar que todas as atividades que compõem este planejamento serão desenvolvidas nas áreas internas e externas do ambiente escolar.  E podem ocorrer na forma de:

 Atividades coletivas: Roda da conversa; oração; calendário; hora da novidade; registros coletivos e individuais; histórias contadas pela professora e pelas crianças; pesquisas para casa com material concreto; poesias; utilização de vídeos em DVD; empréstimos de livros da biblioteca; músicas com expressão corporal; relaxamentos; cuidados e cultivo da horta; cuidado e apreciação do jardim das borboletas; cuidado e contato com as tartarugas em seu recanto; leituras compartilhadas e brincadeiras dirigidas; construção de textos coletivos.
 Atividades diversificadas: Cantinhos das atividades – As crianças registram de várias formas as suas impressões e vivências propostas na classe através de diferentes técnicas, materiais e suportes, como recorte e colagem, desenhos, pinturas, escrita, argila, machê, ilustrações, massa de modelar, giz, construções tridimensionais com sucata entre outras. As crianças poderão ter acesso a diversas situações educativas nos cantinhos de jogos pedagógicos, jogos de regras e construção, modelagem, cantinho do faz de conta; cantinho de leitura e escrita, cantinho dos bichinhos – com diferentes animais para a criança usar sua imaginação e criatividade, dentre outros.
 Integração entre as turmas: nos passeios, nas situações de exploração do meio em que estamos inseridos, na festa dos aniversariantes e em tantas outras práticas planejadas e desenvolvidas durante o ano, às crianças serão oportunizados tempos e espaços para se socializarem com seus pares de diferentes turmas, estreitando laços de amizade, cumplicidade, socializando e construindo conhecimentos. Esses momentos proporcionam diferentes experiências e descobertas de novos conhecimentos, ampliando o universo cultural da criança possibilitando que ela observe, explore e vivencie cada atividade desenvolvida.


Atividades de integração família/escola

Festa dos Estados: evento que ocorre no mês de outubro com apresentações das crianças aos familiares e comunidade escolar, bem como com apresentações de grupos culturais de Campinas e região. As músicas, as danças, as brincadeiras selecionadas para serem apresentadas nesta festa, dentre os temas trabalhados com as crianças ao longo do ano, representam as diversidades culturais do país.

Escola Aberta – exposição aberta à comunidade que traz as belas produções realizadas por crianças e educadores durante o primeiro semestre do ano.

Festa dos aniversariantes: as famílias dos aniversariantes são convidadas a participar dessas festas a cada três meses e sua presença é muito importante para todos nós e principalmente para as crianças que comemoram uma data tão especial junto dos que mais amam.

Avaliação

Realizamos avaliações semanais do trabalho desenvolvido, escritas nos livros de registro que denominamos semanário. Analisamos e refletimos sobre as diferentes atividades realizadas, sobre o desenvolvimento e envolvimento das crianças nas situações educativas e sobre a prática pedagógica do educador, visando um crescimento no que diz respeito ao trabalho realizado junto com as crianças. Portanto a avaliação ocorre de maneira contínua e formativa, uma vez que estamos sempre buscando melhorar nossa atuação profissional através dessas avaliações.

Além dessa avaliação, estarei realizando uma avaliação de cada criança, que terá como embasamento o registro das observações do cotidiano das crianças. Estarei observando e registrando seus saberes com relação a temas trabalhados e também o conhecimento de mundo que já trazem consigo; seu relacionamento com os colegas; seu modo de vivenciar as diferentes situações que acontecem na escola. Essa avaliação será realizada em um caderno próprio para esse fim. Acredito que teremos, dessa forma, um retrato de cada criança.

Bibliografia

Chiarelli, Lígia Karina Meneghetti & Barreto, Sidirley de Jesus. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental. In Revista Recre@rte.  Nº3 Junho 2005.

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