EMEI PINÓQUIO
PLANO DE ENSINO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Compartilhar e repartir, dividir com o outro experiências, pensamentos e saberes. E abrir-se a novas experiências e desafios sem medo do que virá. Entender o outro como alguém que irá lhe ajudar olhar várias outras possibilidades de como ser e estar no mundo e os caminhos que podem ser seguidos.
Quem consegue compartilhar se abre para aprender e enxergar o outro, o espaço em que convive e o tempo em que atua. Através dos demais sujeitos, com quem se relaciona, as suas possibilidades e as suas dificuldades podem ser percebidas e superadas, sem deixar que os desafios a serem enfrentados atrapalhem a dialética, mas que, ao contrário, contribuam para o crescimento de ambos.
A criança com necessidades especiais beneficia-se com o contexto social que privilegia o diálogo e o respeito à diversidade. Traz para seus amigos e educadores o desafio e alegria do ato de compartilhar, de abrir-se ao novo e de compreender que sempre poderá haver novas possibilidades.
A partir do tema maior do Projeto Pedagógico de nossas unidades: “Os embalos da MPB continuam: conhecendo a produção cultural brasileira através das diversas linguagens e compondo a história e a cultura infantil”, a criança com necessidades especiais será respeitada e valorizada nas suas contribuições e poderá interagir num mundo alegre e festivo recheado de cores, brincadeiras, músicas, danças, teatros, histórias e diversidades culturais. Desta forma a criança poderá conhecer, se desenvolver e expressar todos os seus sentimentos, interesses, vontades, necessidades e habilidades, trazendo consigo sua história de vida, sua cultura e seus valores. Poderá ser criança.
OBJETIVO GERAL
• Ser atuante no seu processo de aprendizagem, compartilhando experiências e ideias com seus pares e adultos.
• Expressar-se através das diversas linguagens – linguagem oral e escrita, artística, corporal, matemática.
• Ser respeitada em suas especificidades sem sofrer qualquer tipo de preconceito e discriminação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Além das previstas no Plano de Aula da turma e no Plano de Ensino do agrupamento em que as crianças estão inseridas, elencamos as seguintes:
• Proporcionar uma adaptação tranquila e eficaz para todas as crianças;
• Conquistar a confiança das crianças, envolvendo-as em situações que mobilizem seus interesses;
• Mediar e interagir as experiências das crianças de modo a contribuir positivamente para o seu desenvolvimento e aprendizagem;
• Comprometer-nos com o bem estar físico e o desenvolvimento integral das crianças e com a qualidade do que é trabalhado com elas, fazendo da relação educar-cuidar práticas indissociáveis;
• Acolher e criar um bom relacionamento com as famílias, fortalecendo vínculos, trazendo a história de vida das famílias para o espaço educativo, com vistas a compartilhar e valorizar o desenvolvimento e as conquistas dos diferentes momentos da vida da criança;
• Propiciar que a criança construa uma imagem positiva de si, conheça seu corpo e crie hábitos saudáveis;
• Colaborar com o reconhecimento do próprio corpo e possibilitar a exploração de diferentes movimentos corporais;
• Possibilitar que as interações cotidianas colaborem na formação pessoal e social da criança;
• Respeitar as diferenças, incentivando a atitude de aceitação do outro em suas particularidades, com relação às diferenças de temperamento, habilidades e conhecimentos assim como as diferenças sociais, de gênero, etnia e credo;
• Considerar as diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender de cada criança e proporcionar práticas que respeitem suas especificidades, propondo sempre novos desafios para que superem suas dificuldades;
• Inspirar as crianças a buscarem seus conhecimentos, tendo nos educadores os mediadores para que produzam aprendizagens significativas, com conteúdos claros e concretos;
• Utilizar a linguagem oral entre adultos e crianças e entre as crianças e seus pares para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos, permitindo o relato de vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
• Permitir que as crianças revelem-se por meio de manifestações artísticas, expressivas, oportunizando momentos de criação, imaginação e ressignificação;
• Diversificar ambientes e disponibilizar materiais, aguçando a sua curiosidade e a vontade de descobrir, sempre atendendo as necessidades básicas das crianças de ampliação de experiências e conhecimento de mundo;
• Possibilitar a exploração de materiais diversificados garantindo autonomia ao criar e recriar espaços;
• Desenvolver as habilidades de ouvir, perceber e discriminar fontes sonoras (produções musicais), possibilitando a expressão oral e corporal através da música;
• Primazia nos momentos para brincar, com a intenção que as crianças estabeleçam elos afetivos, indispensáveis na estruturação da personalidade sadia e feliz.
O trabalho dos educadores devem colaborar para que cada criança possa:
• Participar das atividades em conjunto com a turma e a professora da sala (M./R.);
• Desenvolver independência no uso do banheiro (B./M.);
• Ser independente na realização das atividades planejadas (B./M./R.);
• Desenvolver e aprimorar sua coordenação motora fina;
• Relacionar-se com os colegas de classe de forma autônoma (M.);
• Expressar com clareza suas ideias, vontades, interesses e necessidades;
• Participar efetivamente das situações educativas, jogos e brincadeiras propostos pela professora da turma e pela professora de educação especial;
• Participar efetivamente das situações educativas, jogos e brincadeiras propostos
• Saber esperar a sua vez, entendendo-se como parte integrante de um grupo;
• Permanecer em sala de aula nos momentos que as atividades estiverem sendo realizadas nesse espaço (M./R.);
• Concluir as atividades iniciadas (M./R./B.);
• Desenvolver e praticar a observação detalhada de objetos, brinquedos e imagens.
PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS
Além das previstas no Plano de Aula da turma e no Plano de Ensino do agrupamento em que as crianças estão inseridas, elencamos as seguintes:
• Adaptação de instrumentos e materiais para manuseio das crianças que necessitem de alguma adaptação;
• Cantar e ouvir músicas, colaborando na escolha do repertório do grupo;
• Brincadeiras de rua e de roda;
• Jogos de faz-de-conta (casinha. Escolinha, carrinhos etc.);
• Acesso e contato direto com livros de literatura, gibis, revistas, jornais etc;
• Exploração de instrumentos musicais e sonoros;
• Jogos de encaixe e construção;
• Jogos de regras e tabuleiro;
• Exploração de materiais plásticos e artísticos diferenciados;
• Ouvir, ler, contar e recontar histórias com livros, fantoches e recursos variados;
• Produção artística com materiais plásticos, sucatas, colagens, fotografia, vídeo, dramatização;
• Brincadeiras que possibilitem diferentes movimentações do corpo como correr, pular, subir, descer, escalar, agachar, arrastar, engatinhar, escalar, dançar, imitar, interpretar etc.
• Jogo do espelho, utilizando o instrumento como meio de reconhecimento de si, das partes do corpo, dos seus movimentos
• Jogos e brincadeiras que desenvolvam habilidades específicas que necessitam de maior atenção do educador
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, direta e cotidiana, realizada a partir da observação atenta dos educadores que atuam junto às crianças, com registro escrito sistemático das conquistas alcançadas, das dificuldades encontradas, do desenvolvimento integral dos pequenos, das relações sociais estabelecidas por ela com seus pares e adultos, assim como da forma como se dá a participação de cada criança nas situações educativas oferecidas a elas e planejadas com elas. O registro das ações e envolvimento de cada criança individualmente será instrumento necessário à avaliação e reavaliação do processo educativo e das práticas realizadas com as crianças. A partir da observação e do registro escrito sobre cada criança aos educadores serão oferecidos elementos para refletir e repensar sua atuação pedagógica e para replanejar as ações futuras.
Aos familiares das crianças será apresentada semestralmente a avaliação escrita realizada pelos educadores, porém, durante todo o processo educativo serão prestados esclarecimentos acerca do trabalho realizado pela nossa escola; serão realizados os encaminhamentos necessários à área da saúde; serão planejadas ações conjuntas entre família e escola com vistas ao pleno desenvolvimento e à felicidade das crianças.
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