quinta-feira, 16 de junho de 2011

EMEI Papai Noel - Agrupamento III A, B, C e D

Plano de Ensino
Agrupamentos: III A, B C e D

Justificativa:
O plano de ensino foi elaborado coletivamente para direcionar o trabalho que será desenvolvido no decorrer do ano letivo junto às crianças. Todas as atividades propostas serão voltadas para o desenvolvimento integral, propiciando aprendizagens e experiências dentro dos diferentes âmbitos de vivencias.
As temáticas serão desenvolvidas através de Projetos de Trabalho, valorizando aprendizagens significativas, o conhecimento que possuem sobre mundo, ampliando dentro de um contexto lúdico.
Objetivo:
Resgatar e considerar prioritariamente os saberes que as crianças já possuem e ampliá-los, dentro de um contexto lúdico, de um clima seguro, que possibilite que ela exerça sua autonomia, sentindo-se motivada na superação de novos desafios.

Objetivos Específicos:

O desenvolvimento das atividades deverá contribuir para que as crianças sejam capazes de:
 Estabelecer e ampliar as relações sociais;
 Respeitar as diversidades e desenvolver atitudes de ajuda e colaboração;
 Observar e explorar o ambiente;
 Descobrir, conhecer e controlar progressivamente o próprio corpo;
 Adquirir hábitos de saúde e bem estar;
 Atuar de forma autônoma em suas atividades habituais adquirindo segurança afetiva e emocional e desenvolvendo suas capacidades de iniciativa e confiança em si mesmo;
 Utilizar a linguagem verbal nas diferentes situações para compreender e ser compreendido, expressando suas idéias, sentimentos, experiências e desejos;
 Utilizar as diferentes linguagens para a construção de conhecimentos.


Âmbitos de Vivências:
 Descobrindo o Eu e o Outro;
 Descobrindo o Corpo e o Movimento;
 Descobrindo as diferentes linguagens;
 Descobrindo o conhecimento físico, social e Lógico.
Metodologia:
Pesquisa, escrita espontânea, projetos, jornal de parede, histórias, livro da vida, mascote, dança, músicas, parlendas, adivinhas, receitas, textos coletivos, jornal de parede, correspondência, calendário, caixa surpresa com registros, desenhos, pinturas, modelagem, escultura, jogos, brincadeiras, faz de conta, teatro, parque e cantinhos.

Conteúdos:
Meio Ambiente: Animais, Água, Preservação da Natureza, Alimentação, Biodiversidade, Dengue, Identidade, Esquema Corporal

Avaliação:
A avaliação será feita através da observação direta da criança enquanto desenvolve as atividades propostas do planejamento cotidiano. Serão feitos registros descrevendo as experiências, aprendizagens, avanços frente às dificuldades e os encaminhamentos feitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário