segunda-feira, 20 de junho de 2011

EMEI Papai Noel - Agrupamento III D

PLANO DE ENSINO 2011
AGRUPAMENTO III D
Professora: Márcia Rita

Objetivo

O trabalho que será desenvolvido no agrupamento III D, tem como objetivo proporcionar às crianças a construção e ampliação de aprendizagens significativas, oferecendo oportunidades para que possam vivenciar as mais ricas experiências da cultura infantil.

Âmbitos de Vivencias e Experiencias

1 - Descobrindo o eu e o outro
  • Estimular a criança a se sentir segura, através de situações que colaborem na construção da independência e autonomia, expressando desejos, sentimentos e curiosidades;
  • Trabalhar com a Mascote da turma, propiciando a construção da convivência em grupo, a elevação da auto-estima, responsabilidade, afetividade, cuidado e atitudes de colaboração e solidariedade;
  • Identificar seus pertences individuais (escova, toalha, caneca, mochila e roupas);
  • Desenvolver capacidades ligadas à tomada de decisões, construção de regras (combinados);
  • Ampliar o vocabulário;
  • Integrar todas as crianças criando oportunidades de brincar, ouvir histórias, cantar, desenhar, etc., contribuindo para o seu desenvolvimento (Educação Inclusiva);
  • Trabalhar a cultura de outros povos, enfatizando a cultura afro-brasileira, através da literatura infantil, vídeos, revistas e jornais ( Etnia);
  • Desenvolver atitudes de higiene, como lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes após, cuidar do ambiente não jogando lixo no chão.


2 - Descobrindo o corpo e o movimento
  • Vivenciar o brincar como a principal linguagem da cultura infantil, explorando o corpo e os movimentos;
  • Oportunizar brincadeiras que envolvam o canto e o movimento simultaneamente;
  • Resgatar a cultura popular com a realização de diferentes atividades como: danças, folguedos, brincadeiras de roda, ciranda e brinquedos cantados;
  • Propiciar jogos e brincadeiras de correr, pular, subir, descer, escorregar e dançar;
  • Propiciar a formação de hábitos através do faz-de-conta;
  • Identificar as partes do corpo;
  • Trabalhar com jogos que possam estimular o desenvolvimento de habilidades como: equilíbrio, atenção, coordenação dos movimentos, autocontrole, autodisciplina, memória, orientação espacial ( pular corda, brincar com bambolâ, amarelinha, dança da cadeira, ovo choco, rodas cantadas e imitação.

3 - Descobrindo o meio físico, social e o conhecimento lógico
  • Vivenciar através da dança, músicas, brincadeiras, jogos e histórias a diversidade cultural, para que a criança conheça, respeite e valorize esta diversidade;
  • Utilizar a contagem oral nas diferentes atividades cotidianas;
  • Identificar, nomear e reconhecer números em diferentes contextos;
  • Desenvolver conceitos referentes à: grandeza (maior/menor, grosso/fino, alto/baixo), posição (em cima/em baixo, direita/esquerda), direção e sentido (para frente/para trás, para direita/para esquerda, meia volta/uma volta), símbolos (sinais de trânsito, logotipos, representação de objetos);
  • Vivenciar experiências de classificar, comparar, pesar e empilhar;
  • Valorizar a importância da preservação do meio ambiente e espécies;
  • Trabalhar cores e formas;


4 - Descobrindo as diferentes linguagens
  • Trabalhar as diferentes formas de linguagem (escrita, plástica, musical, corporal);
  • Produzir diferentes trabalhos de arte, utilizando diferentes linguagens (desenhos, pinturas, modelagens, colagens e construção);
  • Conhecer a diversidade de produção artística (desenho, escultura, pintura, construção);
  • Exploração de gestos e movimentos corporais ligados ao trabalho musical;
  • Explorar e identificar os instrumentos da bandinha;
  • Trabalhar obras musicais de diversos gêneros, estilos e culturas da produção musical brasileira;
  • Trabalhar os mestres da pintura
  • Trabalhar a escrita por meio do manuseio de livros (empréstimo, leitura de poesias, parlendas, contação de histórias);
  • Vivenciar diversas situações em que o uso da escrita se faça necessário: caderno de recados, nome, título da história e personagens mais importantes, livro da vida, receitas, confecção de cartazes, produção de textos coletivos;
  • Conhecer e reproduzir jogos verbais oralmente (trava-linguas, quadrinhas, poesias, canções);
  • Narrar e dramatizar diferentes histórias, dentre elas os clássicos da literatura infantil;
  • Trabalhar com diferentes gêneros literários (clássicos da literatura infantil, contos, poemas, textos jornalísticos, cartas, bilhetes);
  • Identificar e escrever o nome;

Avaliação

A avaliação será feita constantemente dentro das atividades propostas para redimensionar a ação educativa. Desta forma, a avaliação será através de relatórios da observação das atividades produzidas pelas crianças.
Proposta Pedagógica
A proposta de trabalho do AGIII D terá como ponto de partida os interesses e saberes que as crianças possuem, elaborados no início do ano letivo para compor a caracterização da turma.
O trabalho com a mascote será desenvolvido envolvendo a identificação das crianças, como algo realmente significativo e escolhido por eles, proporcionará também a socialização e aquisição de conhecimentos individuais e trocas de experiências.
A experimentação de diferentes atividades dentro e fora da sala de aula contribuirá nas interações entre o grupo, resolução de conflitos, na construção do respeito, ao ponto de vista e interesse dos outros e nas relações como de tempo/espaço.
A roda da conversa estará presente na rotina diária, pois propicia excelente oportunidade da criança partilhar idéias, perceber e expor sentimentos conversar, cantar ouvir histórias, fazer o calendário, contagem, chamada, realizar os combinados, tomar decisões e fazer o planejamento da rotina diária.
A caixa surpresa é a forma de promover a socialização, o hábito de repartir, responsabilidade no cuidado e conservação, na autonomia da escolha e guardar segredo sobre o objeto.
O brincar envolverá todas as atividades, pois é a própria linguagem infantil contribuindo para que a criança se aproprie de elementos da realidade, atribuindo novos significados, independência para escolher, assumir papéis, movimentar-se, relacionar objetos e sua propriedades físicas, utilizar a linguagem oral e gestual, construir situações com valores, atitudes, limites e regras. Por isso, serão propiciadas às crianças cotidianamente brincadeiras livres e dirigidas.
Será proporcionado o uso das diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral, e escrita), pois auxiliam a criança no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva e criativa.
Farão parte do processo de letramento atividades como: músicas, histórias, cartazes de rotina, crachá, textos coletivos, correspondência, painéis, escrita espontânea, registros no caderno da mascote, livro da turma e pesquisas.
A curiosidade própria da criança contribuirá para o desenvolvimento do trabalho de conservação do meio ambiente, através da observação, exploração, postura de dependência e transformação.
Ações pedagógicas considerando a diversidade cultural e os diversos tipos de manifestações regionais farão parte do trabalho a ser desenvolvido, par que as crianças possam vivenciar valorizar, respeitar e resgatar o valor cultural existente. 
A avaliação será contínua através da observação e diversas formas de registro utilizadas no dia-a-dia escolar.

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