segunda-feira, 20 de junho de 2011

Educação especial - plano de ensino

PLANO DE ENSINO - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Bloco: CEMEI Sha Il Sun, EMEI Regente Feijó, EMEI Reino Encantado e EMEI Papai Noel.
Professora: Rosana

A Professora de Educação Especial tem por objetivo dar continuidade ao Projeto Pedagógico da escola. O principal objetivo é a implantação da política de inclusão, que tem como prioridade, o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais preferencialmente em classes comuns das escolas, em todos os níveis e etapas de ensino da Educação Básica. Entende-se por inclusão, a garantia, a todos, do acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade, sociedade essa que deve estar orientada por relações de acolhimento à diversidade humana, de aceitação das diferenças individuais, de esforço coletivo na equiparação de oportunidades de desenvolvimento com qualidade, em todas as dimensões da vida.
Assim conforme a lei nº 9.394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional encontramos:
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos dessa lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais.
1º. Haverá, quando necessário, serviço de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.Art.59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:- Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns (...).
Entende-se por apoio especializado, o Professor itinerante, que nesse processo, deve:
  • Buscar uma relação integrada e articulada com os profissionais da Unidade Escolar, prestando assessoria técnico-pedagógica;
  • Encaminhar o aluno juntamente com a equipe escolar e quando se fizer necessário, para avaliação diagnostica;
  • Estabelecer contatos periódicos com profissionais que atendam o aluno em entidades, ONGs, salas de recursos, para esclarecimentos, troca de informações a respeito do aluno fora do âmbito escolar;
  • Oferecimento de recursos, adaptações e materiais específicos quando necessário ao processo educativo realizado na escola, podendo utilizar o recurso da Conta Escola ou recursos próprios da SME;
  • Disponibilizar para as famílias e à equipe escolar de informações e orientações sobre diferentes recursos da comunidade, que atendam às necessidades dos alunos acompanhados pela EE;
  • Participação em reunião de pais, juntamente com o professor da sala do(s) aluno(s) acompanhado(s) pela EE;
  • Encaminhamento de alunos para atendimentos aos serviços de EE, após avaliação pedagógica da equipe escolar, podendo contar com a colaboração de outros profissionais da área da saúde, quanto à análise dos aspectos físicos, motores, visuais, auditivos e psicossociais;
  • Encaminhamento do público alvo da Educação Especial para as salas de recursos multifuncionais da SME;
  • Atendimento domiciliar quando necessário ao alunado da EE.

Em 2011, o Bloco de unidades é composto pelas seguintes escolas: CEMEI “ Sha Il Sun”, EMEI “Regente Feijó”, EMEI “ Reino Encantado” e EMEI “ Papai Noel”, então acontecerá revezamento na participação dos TDC’s e TDI’s nas escolas que compõem o bloco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário