terça-feira, 21 de junho de 2011

CIMEI 15 - Agrupamento II

PLANEJAMENTO ANUAL
- AGRUPAMENTO II -
“Brincar é a mais elaborada forma de pesquisa". Eisten

OBJETIVOS GERAIS
Que a criança desenvolva uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções de suas limitações, estabelecendo assim vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação, bem como a integração com o meio ambiente.
As atividades desenvolvidas darão ênfase ao lúdico e as brincadeiras, o “brincar” seja dirigido ou livre é uma atividade inerente ao ser humano, é a base do seu conhecimento de mundo e de si próprio, portanto, serão valorizadas e incentivadas pelos educadores.

JUSTIFICATIVA
O CEMEI tem 2 turmas de AG.II. No AG. II A freqüentam 17 crianças e no AG. II B, 24 crianças, variando a faixa etária entre 1 ano e 6 meses a 2 anos. A maioria sem controle dos esfíncteres.
A EMEI possui 3 turmas de AG. II. No AG. II A freqüentam 23 crianças, no AG. II B 21 crianças e no AG. II C 20 crianças. Sendo a faixa etária entre 2 anos e 2 meses a 3 anos. Algumas ainda usam fraldas.
São crianças espertas, muito ativas e interessadas.

METODOLOGIA
Primeiro passo: Cada professor fará o reconhecimento de sua turma, observando e conhecendo as necessidades específicas do seu grupo.
Segundo passo: Elaborar juntamente com os respectivos educadores os planejamentos individuais.
Terceiro passo: A partir daí desenvolver na prática o que foi planejado.

EIXOS
- Família;
- Meio ambiente;
- Artes;
- Música;
- Dança;
- Receitas;
- Educação alimentar;
- Circo;
- Horta e outros.

PRÁTICAS
• Acolhimento das crianças;
• Roda da música e da conversa;
• Chamadinha;
• Reconhecer e nomear amigos;
• Brincadeiras livres e dirigidas;
• Contação e dramatização de histórias de várias formas de leitura (flanelógrafo, fantoches, livros, pastas ilustrativas...);
• Leitura de imagens ilustrativas, gravuras, pôsteres, telas artísticas...;
• Empréstimos de livros;
• Músicas e danças;
• Vídeos e DVDs (filmes infantis, desenhos, clipes...);
• Massa de modelar (confeccionar e brincar);
• Pesquisas;
• Desenhos livres e sugeridos;
• Contato e manipulação de diferentes materiais e objetos;
• Colagem;
• Jogos de imitação e simbólicos;
• Jogos de mesa(encaixe, montagem, alinhavos, memória... ;
• Brincadeiras com bola, corda, bambolê e corpo;
• Passeios e visita;
• Culinária;
• Expressão corporal e facial (caretas, mímicas, gestos...);
• Registro áudio visuais e fotográficos;
• Exposição de trabalhos e fotos;
• Cartazes ilustrativos e informativos;
• Plantio de mudas e sementes;
• Coleta de materiais da natureza(sementes, folhas, gravetos...);
• Brincadeiras no parque, solarium e galpão;
• Circuito com obstáculos;
• Passeio de motoca;
• Comemorações culturais (aniversariantes do mês, Páscoa, Festa Junina, Família, Semana da Criança, confraternizações, reuniões, palestras, apresentação circense e outras).

CONTEÚDOS
1) Formação pessoal e social
Regras básicas para convivência em grupo (socialização).
Identidade e autonomia.
Diversidade e etnia.
Noções de cuidados de higiene com o corpo (saúde).
Alimentação saudável.

2) Conhecimento do mundo
Linguagem simbólica, oral, matemática, corporal, artística, musical e áudio visual.
Relação natureza e sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Possibilitar a criança uma adaptação ao meio escolar, de forma lúdica e prazerosa;
• Utilizar diversas linguagens como meio de comunicação e de ampliação do pensamento;
• Expressar os sentimentos através da linguagem infantil (choro, gorjeio, balbucio, palavras e sentenças;
• Localizar recursos e formas espontâneas e ou dirigidas de exploração do ambiente;
• Explorar, valorizar e preservar o meio ambiente;
• Criar situações que possibilite desenvolver a capacidade de estabelecer relações;
• Conhecer e nomear partes e elementos de seu próprio corpo;
• Desenvolver atitudes de relação ao cuidado com o corpo;
• Adquirir noções de higiene, alimentação e saúde;
• Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
• Estimular a experimentação de diferentes alimentos;
• Ampliar possibilidades de movimentos corporais;
• Criar situações, que, contextualizadas ajudem a desenvolver a coordenação motora;
• Discriminar estímulos visuais, sonoros, manipulando e explorando diversos tipos de materiais;
• Identificar a sua família, percebendo-se parte dela;
• Valorizar e resgatar a cultura popular através de brincadeiras;
• Identificar e definir juntamente comas atividades diárias, responsabilidades e regras básicas para o grupo;
• Integrar-se ao grupo de amigos da escola, valorizando a amizade e a cooperação;
• Envolver as famílias em atividades pedagógicas da escola (RFE, Festas, Pesquisas, avaliação e atividades diversificadas...);
• Respeitar o direito a brincadeira, como forma de expressões de emoções, necessidades de integração e interação;
• Estimular a criatividade e a imaginação;
• Possibilitar o uso de diferentes materiais pedagógicos;
• Explorar diferentes formas de manusear papéis(amassar, picar, cortar, dobrar, soprar...);
• Explorar e manusear livros, revistas e folhetos com gravuras;
• Explorar, reconhecer e reproduzir diferentes sons (bandinha);
• Estimular a observação das cores nos diversos ambientes da escola.

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pela professora e pelos educadores, conforme acontecimentos do projeto, observando o interesse, participação e realização das atividades propostas; sempre visando o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.
Registro individual escrito contendo os progressos e realizações das crianças (fichas), já que estes constituem formas de acompanhamento do trabalho pedagógico, voltando-se para situações do cotidiano que possibilitem uma reflexão da ação do desenvolvimento da criança, a fim de redirecionar o planejamento, priorizar metas, contemplar os objetivos, traçar planos de superação, discutir estratégias entre outros.
O registro constituirá as mediações ocorridas entre criança e criança, criança e adulto, família e escola, ou sobre diversas manifestações que perpetuarão no decorrer do trabalho. Deste modo a avaliação terá como prioridade a socialização, a integração e interação entre os grupos.
“Um grupo se constrói no espaço heterogêneo das diferenças entre cada participante:
da timidez de um, do afobamento do outro;da serenidade de um, da explosão do outro;do pânico de um , da sensatez do outro;da serenidade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro;da mudez de um , da tagarelice do outro;da lividez de um , do encarnado do rosto do outro”.

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