terça-feira, 21 de junho de 2011

CIMEI 15 - Agrupamento I

PLANEJAMENTO ANUAL
- AGRUPAMENTO I -

“... quem é cada um de nós senão uma combinatória de experiências, de informações, de leituras, de imaginações? Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser continuamente remexido e reordenado de todas as maneiras possíveis”. (Ítalo Calvino)

OBJETIVOS GERAIS
• Promover um espaço significativo de aprendizagem, socialização e cuidado.
• Envolver a aquisição de capacidades e competências de caráter comunicativo, expressivo, lógico, operativo;
• Entender e respeitar à brincadeira como forma de expressão de emoções, sentimentos, pensamentos, desejos, necessidades, interação e aprendizagem.
• Valorizar a produção e o conhecimento da criança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Possibilitar à criança uma adaptação ao ambiente escolar de forma lúdica, prazerosa e menos “sofrida” possível;
• Ampliar as possibilidades de compreensão e de produção de sentidos sobre o mundo através das experiências vividas na escola;
• Utilizar as diversas linguagens como meio de comunicação e de ampliação e organização do pensamento;
• Explorar o ambiente e o espaço físico da creche de diversas formas, com propostas de atividades dirigidas e espontâneas;
• Criar situações que possibilite desenvolver a capacidade de estabelecer relações com pessoas, ambiente, tempo e objetos;
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e suas sensações;
• Ampliar possibilidades de movimentos corporais;
• Desenvolver a imaginação e a criatividade associada ao movimento, possibilitando ampliar seu repertório cinestésico;
• Criar situações, que, contextualizadas desenvolva a coordenação motora;
• Possibilitar que a criança desenvolva, de forma lúdica, a imaginação e a criatividade;
• Discriminar estímulos visuais, sonoros, manipulando e explorando diferentes tipos de materiais;
• Valorizar e promover situações de interação família/ escola;
• Identificar sua família, percebendo-se parte dela;
• Valorizar e resgatar a cultura popular através das brincadeiras;
• Adquirir noções de higiene e saúde;
• Identificar e definir, juntamente com as atividades diárias, responsabilidades e regras para o grupo;
• Possibilitar às famílias o conhecimento sobre as atividades de cuidado e pedagógicas que envolvem nosso trabalho.

CONTEÚDOS
Os conteúdos serão divididos em duas áreas do conhecimento:

1) Formação pessoal e social
• Identidade e autonomia
• Diversidade / Etnia
• Socialização/ regras para o grupo
• Identidade de gênero

2) Conhecimento do Mundo
• Linguagens simbólica, oral, matemática, corporal, artística, musical, audiovisual, ...
• Relação Natureza e Sociedade

ESTRATÉGIAS
• Planejamento Diário;
• Exploração de diferentes maneiras das situações que ocorrem no cotidiano;
• Contato e a manipulação de diferentes materiais e objetos;
• Trabalhos individuais e coletivos envolvendo técnicas e materiais diferentes (pintura, papel, lixa, tecido, rasgadura...);
• Brincadeiras dirigidas e livres em diferentes espaços do CEMEI;
• Imagens/Músicas/Danças;
• Roda Cantada- atividade semanal incluindo todos os setores;
• Construção de instrumentos musicais e brinquedos com sucata;
• Culinária;
• Contação de histórias;
• Construção de brinquedos com sucata;
• Expressão corporal;
• Jogos de imitação e simbólicos;
• Passeios com carrinho, a pé e motoca;
• Registros: consideramos o Registro – escrito/fotográfico – como importante estratégia de organização do trabalho pedagógico. O trabalho será organizado e registrado antecipadamente pela professora e educadores da sala em um caderno comum ao setor.
• Parcerias com as famílias - Conhecer as famílias das crianças. Oferecer apoio e orientação na adaptação da criança, no processo de inserção de alimentos sólidos. Apresentar os planejamentos de trabalho à família da criança, discutir com ela sobre as vivências e produções da turma. A devolutiva a família pode acontecer por meio dos registros escritos e fotográficos.

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita mediante a observação e o registro, já que estes se constituem formas de acompanhamento do trabalho pedagógico. As observações acontecerão no decorrer de todo o trabalho pedagógico a fim de redirecionar o planejamento, priorizar metas, contemplar os objetivos aqui definidos, traçar planos de superação das dificuldades, discutirem estratégias, entre outros. O registro das atividades e desenvolvimento das crianças acontecerão de forma bastante sistematizada..
Serão utilizadas na avaliação e nas diferentes formas de registros fotografias, filmagens e principalmente os relatórios escritos no “caderno da sala” que envolvem situações do cotidiano, avaliação das atividades desenvolvidas, observações sobre a alimentação das crianças, observações e opiniões da família, e quaisquer outros aspectos que o grupo de educadores julgarem necessários. Os responsáveis pelos registros escritos serão todas as educadoras do setor incluindo a professora.

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