terça-feira, 21 de junho de 2011

CIMEI 15 - Agrupamento III

PLANEJAMENTO ANUAL

- AGRUPAMENTO III

JUSTIFICATIVA
Este projeto visa o trabalho com crianças de 3 a 6 anos, desenvolvendo todas as suas potencialidades, considerando-a em todos os seus aspectos (emocional, físico, cognitivo, oral, social, etc).

OBJETIVOS GERAIS
Favorecer a construção da cidadania, identidade e autonomia, oportunizando a utilização de diferentes linguagens (corporal, musical, oral, plástica e escrita), que expressem de forma significativa, seus sentimentos e idéias. Viabilizando assim, o enriquecimento das capacidades e potencialidades do educando, através da valorização, da socialização e da diversidade cultural.
Trabalhar os aspectos referentes aos valores morais, cuidado e preservação do meio ambiente, raciocínio lógico, linguagem e sócio emocional.
Levar em conta as diferentes fases do desenvolvimento pessoal da criança e as especificidades da infância, proporcionando aprendizagens significativas, partindo dos conhecimentos prévios e dando possibilidades para que outros conhecimentos sejam construídos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Linguagem
• Utilizar a linguagem como meio de comunicação;
• Compreender o sentido das linguagens orais, gráficas e gestuais;
• Participar de diferentes situações de comunicação oral, acolhendo e considerando as opiniões alheias, respeitando os diferentes modos de falar;
• Caminhar na aquisição da leitura /escrita, com o fim de usá-las como meio de comunicação e informação;
• Ouvir histórias com atenção;
• Apreciar a leitura de histórias (livros e gibis);
• Expressar-se oralmente de forma clara e ordenada;
• Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá–la às intenções e situações comunicativas, expressar sentimentos e opiniões e relatar acontecimentos;
• Compreender o valor social da escrita;
• Reconhecer a escrita do nome dos colegas da classe;
• Linguagem oral: defender pontos de vista, expor sobre assuntos estudados, expor opiniões sobre diferentes assuntos com clareza, formular perguntas, participar de produções coletivas de texto expondo idéias claras e coerentes;
• Interpretar oralmente as histórias lidas, ou contadas em sala, identificando os gêneros e elementos do texto (personagens, tempo, espaço, enredo, etc);
• Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura;
• Avançar na sua hipótese de escrita;
• Desenvolver o interesse em tomar livros emprestados do acervo da biblioteca da escola;
• Demonstrar atitudes críticas diante de textos lidos (ainda que em atividade coletiva e ajuda do professor).

Matemática
• Reconhecer e valorizar a matemática como ferramenta necessária ao seu cotidiano;
• Resolver situações problemas;
• Reconhecer o traçado dos numerais, relacionando - os a suas quantidades.
• Perceber semelhanças e diferenças dos objetos no espaço;
• Aplicar conhecimentos prévios para lidar com situações matemáticas desconhecidas;
• Estabelecer relações de ordem lógica entre objetos e pessoas
• Classificar, seriar e incluir;
• Utilizar informações sobre o tempo e temperatura;
• Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações – problemas que envolvam contagem, medidas e códigos numéricos;
• Desenvolver procedimentos de cálculo mental, exato, aproximando pela observação das regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e verificação dos resultados.

Conhecimento do mundo
• Desenvolver gradualmente a postura para a aprendizagem através da aplicação do método científico (formulação de hipóteses, busca e seleção de informações através de pesquisa, observação intencional, registro sistematizado e comunicação de conclusões);
• Desenvolver atitudes favoráveis à sua saúde, em relação à alimentação e higiene pessoal, a preservação do meio ambiente e à valorização do patrimônio escolar;
• Observar e identificar algumas características do corpo humano nas diferentes fases de vida;
• Conhecer a formação étnica do povo brasileiro, suas características e origem, comparando os acontecimentos no tempo, tendo como referência o presente para conhecer o passado e projetar o futuro;
• Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade com o outro e com o ambiente;
• Ampliar o conhecimento cultural, reconhecendo e respeitando a diversidade de costumes.

Conhecimento de si e do outro
• Construir uma imagem real de si e sua identidade pessoal, identificando suas características pessoais, suas limitações e possibilidades, agindo de acordo com elas;
• Identificar o seu eu como parte integrante da natureza;
• Adquirir hábitos e atitudes relacionados ao auto-cuidado e à higiene pessoal;
• Adquirir consciência do respeito que devemos ter com o outro;
• Adquirir consciência a respeito da boa alimentação que devemos ter para manter nosso corpo saudável;
• Adquirir atitudes de cooperação e solidariedade para com o outro e o ambiente;
• Adquirir hábitos de organização e cuidado com o material pessoal e coletivo;
• Manter uma postura de atenção frente às explicações da professora e durante a realização das atividades;
• Saber ouvira e esperar a vez para falar;

CONTEÚDOS

Linguagem
• Socialização de experiências de leitura;
• Gêneros: receitas, listas, textos impressos em embalagens, rótulos, calendários, cartas, bilhetes, cartões, convites, textos de jornais, revistas, suplementos infantis, anúncios, slogans, cartazes, folhetos, canções, poemas, contos populares, canções, saudações, instruções, relatos, avisos, contos, notícias, anúncios, adivinhas, parlendas, trava-línguas, piadas, entrevistas; textos expositivos de diferentes fontes (revistas, jornais, livros de consulta, etc), gráficos, tabelas, textos criados pelos alunos;
• Utilização de recursos para resolver dúvidas na compreensão: consulta ao professor ou colegas;
• Participação em situações de intercâmbio oral que requeiram: ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões, adequar as colocações às intervenções precedentes, propor temas;
• Descrição (dentro de uma narração ou exposição de personagem, cenário ou objetos);
• Manifestação de experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada;
• Narração de fatos com clareza e coerência;
• Manifestação de suas hipóteses de escrita e leitura de forma confiante;
• Narração de histórias conhecidas buscando aproximação às características discursivas do texto fonte;
• Socialização de experiências de leitura.

Matemática
• Reconhecimento de números no contexto diário;
• Cálculo de adição e subtração por meio de estratégias pessoais;
• Percepção de semelhanças e diferenças entre as formas geométricas;
• Construção e representação de formas geométricas;
• Interpretação e representação de objetos e pessoas no espaço;
• Utilização de diferentes estratégias para identificar números em situações de contagem;
• Formulação de hipóteses sobre a grandeza numérica pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica;
• Comparação e ordenação de coleções pelas semelhanças e ordenação de grandezas pelos aspectos da medida (classificar e seriar);
• Leitura, escrita comparação e ordenação de números familiares ou freqüentes;
• Utilização de diferentes estratégias para identificar números em situações de contagem;
• Resolução de situações-problema, compreendendo alguns significados das operações, em especial da adição e subtração;
• Interesse e curiosidade por conhecer diferentes estratégias de cálculo;
• Reconhecimento da utilidade dos números na vida cotidiana.

Conhecimento do mundo e de si e do outro
• Percepção das características comuns e específicas de certos grupos sociais, estabelecendo relações com o espaço social que ocupam (escola, família, igreja, etc);
• Conhecimento sobre a organização de grupos sociais (ex. família);
• Conhecimento do meio social e espaço geográfico em que vive (escola, família), comparando-os com outros espaços;
• Conhecimento de suas origens, família e de sua história de vida;
• Identificação de aspectos do corpo humano, de suas necessidades e cuidados;
• Conhecimento das regras de convívio social;
• Observação e percepção de semelhanças e diferenças entre ambientes e elementos da natureza e construídos, comparando-os entre si, e com informações bibliográficas e pessoais;
• Segurança para solucionar problemas;
• Cumprimento das regras de convívio social;
• Cuidado e limpeza pessoal;
• Troca de experiências com seus pares como forma de aprendizagem;
• Ações de respeito o ponto de vista alheio, de cooperação, solidariedade e ajuda para com os outros;
• Desenvolvimento de atitudes favoráveis para aprendizagem, tais como a curiosidade e a busca de soluções;
• Percepção da importância da troca de experiências com seus pares como forma de aprendizagem;
• Apreciação da organização na elaboração e apresentação dos trabalhos;
• Interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, idéias, opiniões;
• Preocupação com a comunicação nos intercâmbios: faz-se entender e procurar entender os outros;
• Respeito diante de colocações de outras pessoas, tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de falar;
• Valorização da cooperação como forma de dar qualidade aos intercâmbios comunicativos;
• Cuidado com o material pessoal e coletivo;
• Rever seus próprios trabalhos;
• Organização na elaboração e apresentação dos trabalhos.

ESTRATÉGIAS

• Questionamentos e sondagens sobre os temas e assuntos abordados em sala de aula;
• Pesquisas em casa e em classe (individualmente e em grupos);
• Coletas de dados sobre os assuntos propostos pela professora;
• Construção coletiva de textos;
• Jogos;
• Brinquedos de casa;
• Brinquedos pedagógicos;
• Massinhas;
• Brincadeiras;
• Teatro;
• Fantoches;
• Danças e imitações;
• Cantigas/músicas;
• Construções com sucata;
• Pinturas Diversas ( individual/coletivas);
• Desenhos livres e dirigidos;
• Dobraduras;
• Histórias;
• Adivinhações;
• Trava-línguas;
• Parlendas;
• Atividades gráficas de sistematização dos conteúdos;
• Vídeo;
• Estudos do meio;
• Passeios;
• Coleta seletiva de lixo;
• Painel de informações reportagens, textos, notícias, receitas, fotos, etc;
• Cultivo de plantas e sementes.

AVALIAÇÃO
Acreditamos numa avaliação processual e contínua. Uma avaliação que não tem por objetivo apenas detectar qual a situação em que se encontra o aluno, mas uma avaliação dinâmica, buscando refletir sobre o educando em sua totalidade, descobrir o nível de aprendizado em que ele está, para podermos intervir fornecendo instrumentos para que ele avance, construindo assim uma aprendizagem significativa.

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