quinta-feira, 16 de junho de 2011

CEMEI "João Batista Filho" - Agrupamento I

PLANO DE ENSINO
Professora: Cilene
Professora Adjunta: Sabina
Educadores:: Ana Paula, Carlos Alexandre, Dulce, Elaine e Marinês.
Horário:

 
Conteúdos:

Descobrindo o Eu e o Outro
- Brincar com outras crianças;
- Construir uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança para que possa enfrentar diferentes desafios;
- Adquirir confiança em si e no outro;
- Conhecer progressivamente seu próprio corpo;
- Propiciar a autonomia, a iniciativa e a curiosidade.

Descobrindo o Meio Físico e Social e o Conhecimento Lógico
- Conhecer os diferentes ambientes da unidade escolar;
- Estabelecer relações que visem à interação com os adultos e com outras crianças;
- Estimular e proporcionar a participação das crianças nas diferentes atividades;
- Incentivar a conquista da autonomia;
- Estimular a construção de regras e limites;
- Oferecer condições para o desenvolvimento das noções de lateralidade, dentro e fora, em cima e embaixo, grande e pequeno, perto e longe, esconder e achar, cheio e vazio.

Descobrindo o Corpo e o Movimento
- Expandir seus movimentos, explorando seu corpo e o espaço físico;
- Descobrir novas posições, conforme vai adquirindo maior força muscular e óssea;
- Conhecer a estrutura corporal (partes do corpo).

Descobrindo as Diferentes Linguagens
- Proporcionar um ambiente estimulador para que a criança possa desenvolver as diferentes linguagens (oral, artística, musical, corporal, gestual, etc.);
- Ampliar a capacidade de expressão do pensamento;
- Estimular a expressão de diferentes linguagens;
- Diferenciar diversos sons;
- Contemplar atividades que priorizem o desenvolvimento motor e da linguagem.

Atividades
- Chamar a criança pelo nome para que aprenda a se identificar;
- Ouvir e cantar músicas com gestos;
- Dançar;
- Imitar sons vocais característicos de animais, carro, trem, avião, telefone, com apresentação de figuras correspondentes;
- Sentar, engatinhar, andar, correr, subir e descer;
- Entrar e sair de caixas, túneis;
- Brincar com outras crianças;
- Ficar de bruços;
- Rolar, agachar, chutar, rastejar, pular;
- Deitar no chão;
- Ficar em pé e manter-se em equilíbrio;
- Brincar de roda e danças circulares;
- Ouvir diferentes sons, água, chuva, pássaros;
- Observar pequenos e grandes animais;
- Observar e nomear os alimentos ingeridos;
- Apurar o paladar, experimentando diferentes alimentos;
- Brincadeiras em frente ao espelho;
- Fazer caretas, movimentar a boca, os olhos para a criança observar;
- Sentir diferentes cheiros;
- Brincar de esconde-esconde;
- Brincar com areia, fubá, gelatina, sagu, etc.;
- Brincar com bonecas, carrinhos, jogos de encaixe;
- Ouvir histórias e reproduzi-las imitando personagens;
- Brincadeiras com giz de lousa;
- Pintura no papel, tecido;
- Confecção de painel das sensações;
- Andar descalço;
- Brincar com bolinhas de sabão;
- Brincar de acampamento;
- Brincar com diferentes tamanhos de bolas;
- Brincar com água, observando objetos que afundam, flutuam;
- Incentivar a organização dos brinquedos;
- Estimular a percepção auditiva utilizando diferentes fontes sonoras.

Avaliação
A avaliação dar-se-á através da observação diária e registro das conquistas e desenvolvimento da criança.

Proposta Pedagógica
A finalidade da Educação Infantil é promover o desenvolvimento integral da criança. Assim sendo, a proposta pedagógica para o agrupamento I é criar situações em que a criança possa movimentar-se, explorar diferentes materiais e ambientes.

Aos poucos, a sala do agrupamento I, será organizada para que seja um ambiente alegre, interessante, estimulador, seguro e desafiador, que permita a exploração, a curiosidade e descobertas das crianças.

Cada momento diário será utilizado para estimular e oportunizar novos conhecimentos. No horário da entrada as crianças serão acolhidas pelos educadores com músicas e brincadeiras. Os momentos de higiene constituirão oportunidades para trocas afetivas e estimulação com conversas, toques, brincadeiras, reconhecimento do corpo e suas sensações.

Aos poucos serão inseridas as conversas e atividades na roda, como contação de histórias, brincadeiras, etc. O horário de descanso (sono) acontecerá com músicas suaves, propiciando um ambiente tranqüilo e acolhedor.

Na alimentação a criança será estimulada a comer sozinha, respeitando o tempo de cada uma. As crianças participarão do projeto “Alimentação” em que irão conhecer os nomes dos alimentos, o sabor, etc. as crianças também participarão do projeto “Musicalização”, em que serão trabalhadas várias músicas, sons, ritmos, instrumentos musicais. Será desenvolvido o projeto “Identidade”, onde trabalharemos o nome da criança, suas características físicas através de fotos e pintura em tela (artes).

As atividades diversificadas serão planejadas pelos educadores, sempre priorizando o ato de educar e cuidar.

O nome escolhido pelo setor foi “A turma da borboleta”. As crianças levarão para casa a mascote e a família registrará a visita da borboleta em um caderno. Também serão trabalhados diversos tipos de animais, suas características, habitat etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário