quinta-feira, 16 de junho de 2011

CEMEI “Maria da Glória Martins” - Agrupamento ?

PROFESSORA MÁRCIA MODENUTII
2011

No mundo do imaginário...
A arte através das músicas, histórias, enfim construção de conhecimentos.

Acreditando nisso é que vou despertar a curiosidade em relação ao contexto das crianças para que possam construir conhecimentos, partindo de atividades onde todos se envolvam numa busca de caminhos para o desenvolvimento da prática musical e com a finalidade de desenvolver de uma forma mais abrangente o potencial artístico musical das crianças, preservando sua espontaneidade e favorecendo sua criatividade.

A música deve ser considerada uma verdadeira “linguagem de expressão”, parte integrante da formação global da criança, colaborando assim no desenvolvimento dos processos de aquisições do conhecimento, sensibilidades, criatividade e gosto artístico.

Os benefícios desses momentos vão prevalecer em atividades que teremos através de um mundo que nossas crianças, como Paulo Freire disse: - “estão conhecendo, sentindo, identificando e envolvendo-se cada vez mais com o meio em que vivem”. Através dos compositores Paulo Tatit e Sandra Peres, tenho por objetivos:
  • assegurar às crianças: compreensão, proporcionando-lhes confiança na sua própria capacidade de expressar-se e assim estimulando-as a novas experiências;
  • o desenvolvimento de conceitos musicais: através de jogos e brincadeiras que envolvam atividades corporais e vocais como: altura, duração, intensidade e timbre; altura : agudo – médio – grave, duração : longo e curto,
  • timbre : é a característica de cada som, o que nos faz diferença às vozes e os instrumentos;
  • a escuta de um mundo sonoro: elementos da natureza, animais, pessoas, objetos, máquinas e até o “silêncio” localizado dentro do espaço sonoro;
  • a escuta dos sons produzidos pelas crianças: elaborados a partir da utilização do corpo como mãos, pés, joelhos e vozes assim como instrumentos da bandinha (tambor, pandeiro, castanholas, pauzinhos, chocalhos, pauzinhos, chocalhos, prato) e outros se forem necessários para a formação da mesma;
  • a descoberta de sons e ritmos: pesquisar sons, combinações rítmicas, constituídas pelas crianças como um grande prazer e satisfação para manipularem ao seu bel prazer sons que produzirão através de suas criatividades, no início de acordo com regras estipuladas pelo grupo desenvolvendo assim o sentido de organização, disciplina e conhecimento;
  • o desenvolvimento da linguagem simbólica: buscando representar os significados das músicas, o sentimento, a expressão, a ilustração e assim contribuindo para o desenvolvimento da linguagem escrita.

Obras de artes - brincadeiras – música
“É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas, com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento é a aventura pelo desconhecido em busca da terra sonhada” (Rubem Alves)
Ivan Cruz quando criou suas obras teve por objetivo “resgatar o lúdico, a imaginação, a inocência e a pureza da criança” e Paulo Tatit e Sandra Peres quando lançaram a coleção Brincadeiras Musicais imaginaram-na “como um brinquedo que pode ser explorado pela criança várias vezes e de diferentes formas.” A música dá mais do que prazer às crianças. Ao estimular o raciocínio, a memória e a coordenação motora, facilita qualquer aprendizado.

E assim estaremos entrando nesse mundo para que possam também, através das produções tridimensionais, criar e recriar individualmente e coletivamente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão, sensibilidades pelas leituras e produção que as obras de artes nos tráz.

Histórias: um mundo de imaginação, sonhos e fantasias...
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante e curioso que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com as obras literárias que temos a oportunidade de formamos o leitor e é na exploração da fantasia e da imaginação que instigamos a criatividade e se fortalece a interação entre a história e a mesma.

A criança que desde cedo entra em contato com as histórias, esse mundo de imaginação, sonhos e fantasias terá uma compreensão maior de si e do outro e assim terá oportunidades de desenvolver seu potencial criativo e ampliar os horizontes da cultura e do conhecimento, percebendo o mundo e a realidade que a cerca.

Para Abramovich (1995) 
“contar histórias para crianças, sempre, sempre... é poder sorrir, rir, gargalhar com situações vividas pelos personagens e também por poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeiras, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões... É ouvindo histórias que se pode sentir sempre que se pode emoções importantes como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranquilidade e tantas coisas mais... Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário.”
Também acreditando nisso, que a criança só saberá a importância da leitura se criar o hábito e sentir o prazer de vivenciar através das histórias atividades com as mais variadas situações, através das quais possa manifestar livremente e ativamente fazendo perguntas, comentários, escolhendo suas leituras, vivenciando momentos de interação com sua família e esta interagindo com a escola em tantas atividades que surgirão.

MEIO AMBIENTE
O tempo passou... E ao explorar o mundo a criança se encanta e descobre uma nova forma de amar e amando ela aprende naturalmente a cuidar, e de forma lúdica, através também das histórias, irei incentivá-las a descobrir o mundo e o cuidado com a natureza. Visamos, principalmente, a construção de um projeto sustentável que proporcione junto às crianças conhecimentos sobre o que está mais presente em sua realidade como a mudança do tempo, a preservação e conservação do meio ambiente, a separação do lixo e uso dos materiais recicláveis, a racionalização da água, luz, o cuidados com os animais e as plantas.

VIVENDO VALORES
Somos todos importantes e todos nós temos características próprias que precisam ser respeitadas e vamos entrar neste mundo significativo das histórias que nos estimula a viver em harmonia com todas as pessoas, independente das diferenças.

Vamos também trabalhar com valores universais que desde sempre regem a vida humana e assim a criança é levada a se identificar, por prazer, à semente da bondade e da beleza, identificando-se também com heróis e heroínas. A criança será incentivada a resolver seus próprios conflitos e preocupações, superando o medo que a inibe e procurando enfrentar os perigos e ameaças que sente à sua volta. Valores estes:
  • Paz: ela é uma declaração total do coração, uma aceitação da diferença dos outros, a quietude de todo protesto interior, sendo a mais valiosa do indivíduo.
  • Respeito: como água limpa, limpa tudo que toca e valoriza o espaço de cada um e permite que as pessoas cresçam no seu próprio tempo.
  • Amor: Ele não corrige, simplesmente perdoa. Ele não toma, simplesmente doa. Tornando possível o impossível.
  • Tolerância: força interna que nos capacita a enfrentar nossas dificuldades.
  • Felicidade: A conquista da felicidade vem no aprendizado diário de viver sabendo aceitar e expressar os desejos e sentimentos, construindo os próprios projetos de vida.
  • Responsabilidade: cumprir o dever e está ligada à cooperação e humildade.
  • Cooperação: melhor convivência entre as pessoas, partindo da condição de cooperar para uma melhoria da qualidade de vida.
  • Humildade: virtude que torna o ser humano digno.
  • Honestidade: existe quando não há contradições nos pensamentos, palavras ou ações. As palavras serão preenchidas com o poder da verdade.
  • Simplicidade: pertence a Deus, que contém dentro da sua compreensão todas as necessidades humanas.
  • Liberdade: conquista interior.
  • União: harmonia dentro do indivíduo entre os indivíduos

A magia do brincar e brincar é preciso...
A criança fantasia, imita, imagina, sonha, gosta de fazer isso, tem necessidade de vivenciar nesse seu mundo mágico e com certeza serão momentos inesquecíveis se as atividades forem ferramentas de motivação, interação, cooperação, criatividade e autocontrole.

Brincar é uma das formas mais autênticas de expressão da criança e é por meio dessas brincadeiras que a mesma consegue entender e aprender o mundo adulto.

Cantinhos
  • jogos pedagógicos e de construção;
  • casinha de boneca;
  • massinha;
  • leitura;
  • brinquedos que trazem de casa;

Jogos pedagógicos e de construção: envolvendo letras, números, quebra cabeças, cores, enfim constituem uma espécie de transição entre jogo simbólico e o jogo de regras sendo assim uma construção mais individual para um momento de maior cooperação.

Casinha de bonecas: conversando com as mesmas, brincando de cabeleireiro, cozinhando, dirigindo, imitando médico e outras profissões - brincadeiras de grande intensidade afetiva que trazem o contexto vivido pelas crianças, fazendo com que através do simbólico representem a realidade.

Massinha: Uma forma das crianças expressarem suas idéias originais e seus sentimentos

Rotina
  • oração;
  • chamada;
  • novidades;
  • calendário do dia;
  • calendário do tempo;
  • caderno de recados;

Serão momentos privilegiados, onde todos nós mostraremos de alguma forma como somos, expressando os sentimentos, dúvidas, hipóteses, combinações de regras para que possamos sentir segurança pela regularidade dos procedimentos e construção de identidade.

Portfólios
Uma das principais formas de registro, realizada pelas crianças, dos trabalhos desenvolvidos com a turma. Através de ilustrações e artes plásticas, como formas de expressão indispensáveis à compreensão da linguagem escrita, as crianças irão experimentar o mundo fantástico das letras, conhecer palavras, fazer dobraduras, utilizar guaches, papéis diversos, produzindo arte com as mãos (são desenhos a partir da mão da criança), enfim reunindo estratégias de ação, reflexão e avaliação. Serão individuais.

Alimentação
AUTOSSERVIÇO
A prática do autosservimento nos momentos de alimentação será diária e acompanhada pela professora em todos os momentos. O conhecimento do cardápio e o estímulo a uma alimentação natural serão os principais objetivos do trabalho de educação alimentar. As crianças serão incentivadas e orientadas a se servirem sozinhas, valorizando os alimentos saudáveis e nutritivos, desenvolvendo sua autonomia. Haverá situações planejadas em que as crianças participarão do preparo de receitas e alimentos.

Festas
Aniversariantes: propiciar momentos de integração entre as turmas da escola e as famílias, possibilitando assim que as crianças desenvolvam mais suas capacidades de expressão oral e corporal de forma mais ampla e satisfatória; através de brincadeiras musicais, teatro realizado pelas educadoras e participação dos aniversariantes dentre outras que possam surgir.
Escola aberta: interação família / escola. A exposição e apresentação das atividades do semestre nos possibilitarão que a comunidade amplie suas reflexões sobre o trabalho desenvolvido no espaço escolar, apresentando questões de significativa relevância para o crescimento da unidade escolar.
Dos estados: com apresentações das crianças à comunidade, bem como apresentações de grupos culturais de Campinas e região.
Final de ano: A despedida será sempre um encontro marcante de dedicação, de encantos, das famílias, dos amigos, de tudo o que há de bom em nossa vida escolar! Nossas pequenas crianças nos presenteiam com toda a sua alegria, disposição, união e arte, em uma festa divertida e educativa. E o encanto da plateia? Os abraços deliciosos, a vontade de “apertar” os seus pequeninos, a emoção com as suas expressões, com a dança, as coreografias, o sorriso deles...

Avaliação
Ao avaliar com certeza também serei avaliada, pois será um processo coletivo, cooperativo e solidário. Busco uma ampliação permanente da qualidade do trabalho desenvolvido e como resultado uma vida mais feliz para todos. Sempre irei estar atenta e procurar registrar como foi o dia de uma criança, lembrando sempre que a avaliação se faz necessária, não só para que eu avalie os pequenos, mas para que avalie o meu próprio trabalho, como educador consciente que sou.

Nessas avaliações do dia a dia, irei registrar a trajetória das crianças no ambiente educativo, de suas descobertas e aprendizados, seus crescimentos, suas dificuldades e principalmente lançar um olhar reflexivo sobre o desenvolvimento de cada uma na sua individualidade com suas limitações e habilidades, dando ênfase às suas qualidades e ao seu crescimento.

Cada criança terá o seu portfólio, espaço próprio onde estarei registrando fatos e frases do cotidiano. Alguns itens a serem observados: novidades, participação, interação, autonomia, preferências, colaboração, relacionamento, adaptação, criatividade, curiosidade, iniciativa, resolução de conflitos, alimentação, brincadeiras, como interage, o que faz quando contrariado, atividades individuais e coletivas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • Musica na Educação Infantil – Teça Andrade de Brito
  • A expressão Musical para as crianças na pré escola – Leda Maria Guiffrida Silva
  • A importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento e aprendizagem da criança Adelaide Rosa Tassi

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