PLANEJAMENTO ANUAL - 2011
Agrupamento III B
Professora: Márcia da Silva Leite Viana
“OS EMBALOS DA MPB CONTINUAM: CONHECENDO A PRODUÇÃO CULTURAL BRASILEIRA ATRAVÉS DAS MÚSICAS E COMPONDO A HISTÓRIA E A CULTURA INFANTIL”
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina.
“Eu diria que os educadores são como velhas árvores. Possuem uma face, um nome, uma história a ser contada. Habitam um mundo em que o que vale é a relação que os liga aos alunos, sendo que cada aluno é uma “entidade Singular”, portador de um nome, também de uma história, sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a educação é algo para acontecer neste espaço invisível e denso, que se estabelece a dois. ( entrelugar )Espaço artesanal...
O educador habita um mundo em que a interioridade faz uma diferença, em que as pessoas se definem por suas visões, paixões, esperanças e horizontes utópicos...”( Rubem Alves )
A música popular brasileira é muito rica em cantos e contos do nosso cotidiano. A música em si é concebida como um universo que conjuga expressão de sentimentos, idéias, valores culturais e facilita a comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que vive. Ao atender diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, a música pode ser considerada um agente facilitador do processo educacional. Sendo assim, pretendo despertar a conscientização quanto às possibilidades da música para favorecer o bem-estar e o crescimento das potencialidades dos alunos, pois ela fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções.
A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com as habilidades linguísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo. Além disso, a música também vem sendo utilizada como fator de bem-estar no trabalho e em diversas atividades terapêuticas, como elemento auxiliar na manutenção e recuperação da saúde.
As atividades de música e musicalização também favorecem a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. Pelo seu caráter lúdico e de livre expressão, não apresentam pressões nem cobranças de resultados, são uma forma de aliviar e relaxar a criança, auxiliando na desinibição, contribuindo para o envolvimento social, despertando noções de respeito e consideração pelo outro, e abrindo espaço para outras aprendizagens.
Os compositores escolhidos para este planejamento foram: Almir Sater e Renato Teixeira.
”Estas atividades de aprendizagem acontecerão no espaço habitado, espaço onde criança, sensações, sentimentos, bichos, coisas, ferramentas, cenários, situações, pessoas formam um mundo. A aprendizagem começa com os sentidos: o ver, o ouvir, o cheirar, o tocar, o gostar.” (Rubem Alves )
Objetivos Gerais
A aprendizagem começa com os sentidos: ver, ouvir, cheirar, tocar. Que começa no espaço habitado, espaço onde criança, sensações, sentimentos, bichos, coisas, ferramentas, cenários, situações, pessoas e atividades acontecem e formam um mundo, onde usarão os cinco sentidos e a curiosidade para explorar diferentes formas de arte: música e dança, arte com argila, machê, guache, sucata, colagem, dramatização, expressão corporal, brinquedos e brincadeiras, fotografias e produção de vídeos entre outras.
O trabalho será organizado da seguinte forma partindo das músicas escolhidas dos cantores Almir Sater e Renato Teixeira:
Linguagem corporal e gênero
Propiciar o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, iniciativa, solidariedade, respeito mútuo e a diversidade cultural e social através do autoconhecimento da criança, do mundo cultural em que está envolvido; pois em nossa cultura ocidental, historicamente a relação entre os gêneros tem sido marcada pela relação de poder entre homens e mulheres. Uma construção social e histórica em que a mídia, a igreja, a família, e outras instâncias atuam na normatização, regulamentação e controle dos corpos, constituindo neles posturas definidas e valorizadas previamente do que é ser menino ou menina. Sendo assim cabe ao educador, com escuta e olhar apurados, atuar na complexidade e na sutileza, planejando situações diversas para que meninos e meninas tenham cada vez mais e mais diversas oportunidades de vivenciar, representar e, principalmente, recriar outras formas de ser e agir como homens e mulheres.
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Desenvolvimento sócio-afetivo: a criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. Nesse processo a autoestima e a autorrealização desempenham um papel muito importante. Através do desenvolvimento da auto-estima ela aprende a se aceitar como é: com suas capacidades e limitações, provocando a buscapela superação de alguns desses limites. As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe deem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e autorrealização.
Weigel (1988) e Barreto (2000)
”Dar ênfase à importância da criança construir uma autoimagem, sendo valorizada nas suas possibilidades de ação, de socialização e interação com o grupo, respeitando as diferenças existentes quanto à classe social, raça e sexo.” (Renato Moretto e Odila Ferreira de Carvalho Mansur – Educação da Criança)
Corpo – movimento - brincadeiras
Ampliar as possibilidades expressivas do corpo e do movimento, utilizando-se de diferentes gestos e ritmos corporais nas brincadeiras; a brincadeira possibilita o despertar de desejos, a variação de perspectiva sobre objetos e matérias, enfim, experimentar e explorar o mundo. A brincadeira agita, movimenta e coloca a criança em relação com o mundo da imaginação.
Participar com as crianças de brincadeiras e dos brinquedos, de modo a ampliar e enriquecer as atividades com meninos e meninas.
Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita. (Weigel (1988) e Barreto (2000))
Propiciar atividades onde a criança possa: brincar livremente, deitar, rolar, correr, pular, arrastar, pintar, manusear, subir, descer, escrever, tocar, pensar, desenhar, observar, falar, cantar, dançar, experimentar..., ou seja, manifestar sua linguagem corporal.
Linguagem oral, leitura e escrita
Desenvolver a capacidade de expressar e comunicar sensações, sentimentos, através de diferentes textos como: a música, histórias contadas pelos alunos, características das obras de arte...
A linguagem permite absorver e lidar com o existente e pensar o novo, criar – a linguagem permite pensar e reconstruir a vida, o mundo, a realidade.
Respeitar e acolher as elaborações orais e escritas das crianças, pois da mesma forma como ocorre com o desenho, a escrita com as letras é entrecruzada pela realidade e pela fantasia, pelas relações entre o real e o imaginário, podendo o autor recriar aspectos da vida, em suas falas e escritas, singulares e diferenciadas e, ao mesmo tempo sociais.
A criança cria e recria, principalmente nas relações com as obras literárias, as suas interpretações a partir das suas experiências e significações, que estão em movimento na relação com o texto, ou algumas vezes, trazidos e propostos pelas próprias crianças. Desta maneira o educador media as relações e organiza espaços e tempos criativos para aproximações com a oralidade e escrita e, com isso, contribuir para que a criança construa relações, para além de úteis, lúdica, expressivas, construtoras de novas percepções e conhecimentos, no jogo com a linguagem.
A criança brinca com a linguagem, faz cultura, realiza críticas e transformações sócio-culturais com suas criações.
Desenvolvimento cognitivo/ lingüístico: a fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmico-musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando, dançando e interpretando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive. Weigel (1988) e Barreto (2000)
“Por meio das conversas, histórias, desenhos, músicas, livros, etc., a criança amplia a sua capacidade de representação, formando uma base sólida, significativa no seu processo de construção da linguagem escrita.” (Renato Moretro e Odila Maria Ferreira de Carvalho Mansur- Educação da criança)
Linguagem Matemática
A linguagem matemática está no mundo, em tudo, em todo momento, em tudo que é proporcional e não é proporcional, em tudo que é harmonioso e que não é harmonioso. O sujeito está no mundo, se constituindo e se manifestando nesta linguagem. Afinal, tudo é um modo de ver, de sentir, pensar, fazer e dizer, com infinitas possibilidades: a dança, a música, os ritmos, a alimentação, as artes em suas infinitas manifestações, a elaboração de textos em todas as linguagens, lá esta a linguagem matemática imbricada.
Sendo assim organizar atividades onde a criança possa vivenciar experiências de quantificar, de seriar, de classificar, de organizar, de medir, de comparar, de relacionar, de montar e desmontar, de harmonizar e desarmonizar, de criar inúmeros jeitos de solucionar problemas, de produzir sentidos quantitativos. Estas atividades vão além de quantificar meninos e meninas, marcar tempos nos calendários, nomear as cores e formas geométricas.
Propiciar experiências de interagir com as quantidades e com as representações, dando sentido ao cotidiano, na realização e consecução dos projetos, nos quais a matemática é necessária e presente.
Meio Ambiente
Aproveitando nosso parque onde temos uma área verde significativa com um aquário de tartarugas, lagartixas marrons, pássaros, borboletas e as músicas com seus devidos temas:
Propiciar as crianças observar, investigar, perguntar e compreender o mundo, desenvolvendo atitudes de respeito que incidirão diretamente na preservação do ambiente, em sua harmonia e estética.
Instigar a atitude e o olhar investigativos da criança, pois desde pequenos, interagindo no ambiente as crianças procuram compreender onde estão e o lugar que ocupam.
Propiciar o conhecimento sobre o Pantanal e as ações da natureza e do homem neste habitat, o que temos de positivo e negativo na preservação deste santuário ecológico.
Educação Alimentar
“O indivíduo terá uma melhor ou pior qualidade de vida na velhice, em virtude do que come e de quanto come ao longo da vida.”
Ajudar a desenvolver bons hábitos alimentares; conhecer como os alimentos são produzidos, transformados, servidos, combinados e consumidos, dentro da cadeia alimentar.
Conhecer as diversidades das cores, gostos, cheiros, texturas e consistência dos alimentos que consomem.
Autosservimento
Avaliação
Será de forma sistemática e contínua, tendo como objetivo principal a melhoria do trabalho pedagógico mediante registro, este registro partirá de uma observação minuciosa de uma criança por um ou mais dias acompanhando e observando os avanços e conquistas.
Quando necessário serão marcadas entrevistas com os pais ou responsáveis, para obter e dar informações, orientar e melhor compreender a criança. Além disso, fazemos avaliação semanal das atividades desenvolvidas nos livros dos registros que chamamos de “semanário“, visando um crescimento no que diz respeito ao trabalho desenvolvido com as crianças.
Rotina
Considera-se que a rotina é fundamental no desenvolvimento do trabalho pedagógico, pois situa a criança no tempo e no espaço, facilitando sua inserção na escola. No período em que está na escola é importante que a criança seja orientada e ajude a planejar as situações a serem vivenciadas com a turma, tornando-se mais segura à medida que conhece o espaço em que está inserida e as regras estabelecidas pelo grupo de trabalho. Desta maneira, vai percebendo que existe um tempo para tudo. É fator primordial para o desenvolvimento de sua autonomia perceber-se, perceber o outro, ser respeitada e buscar o aprendizado de que o outro deve ser respeitado.
Atividades coletivas
Roda da conversa; oração; calendário; hora da novidade; registro; histórias contadas pela professora e criança; pesquisa para casa com material concreto; poesia; biblioteca; DVD e fitas: ( empréstimos de livros); música com expressão corporal; relaxamento; horta; jardim das borboletas; tartarugas; contação de histórias; brincadeiras dirigidas; construção de texto coletivo, construção tridimensional, alimentação,...
Atividades diversificadas
Com o trabalho diversificado busco possibilitar que as crianças possam vivenciar diferentes situações de aprendizagem; escolhendo, exercitando a autonomia e buscando conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos.
Alternando momentos em que a criança é livre para escolher o que quer e com quem quer brincar, e outros em que os desafios e propostas são lançados para que possa optar. As atividades incluem:
• Cantinhos das atividades com a professora – As crianças registram de várias formas as suas impressões, vivências e experiências propostas na classe: recorte e colagem, desenhos, guache, escrita, argila, machê, ilustrações, entre outras.
• Jogos pedagógicos – com diferentes modalidades: encaixe, quebra cabeça, alinhavo, cubos, jogo de memória,... A criança trabalha enquanto brinca. Por meio da brincadeira, a criança começa a entender como as coisas funcionam: o que pode ou não pode ser feito com os objetos, aprende que existem regras de sorte e de probabilidade e regras de conduta que devem ser cumpridas, se desejamos que os outros brinquem com ela.
• Cantinho da massinha – Onde a criança usa sua criatividade e habilidades motoras
• Cantinho do faz de conta – com objetos que auxiliam na fantasia imaginativa, pois nelas a criança pode começar a compensar, até mesmo extravasar, as pressões que sofre na vida e as que se originam no seu inconsciente: bonecas, pelúcias, armários, roupas, talheres, carrinhos e etc, compreendendo o mundo através da imaginação.
• Cantinho da leitura – com diversos livros com acesso livre à crianças, espaço aconchegante com almofadas e tapete.
• Cantinho dos bichinhos – com diferentes animais onde a criança usa sua imaginação e criatividade.
Roda da conversa
A roda da conversa ocorrerá em diferentes espaços da escola: quiosque, pátio, sala de aula. É um momento rico de socialização de conhecimento individuais, propiciando uma real troca de experiências e idéias entre as crianças e o professor, com discussões, pesquisas, descobertas, investigações, observações,colocação de ponto de vista e sentimentos. È hora de cantarmos e observarmos as telas relacionadas às músicas. Também é a hora de combinar regras, atividades do dia, resolver problemas que tenham surgido no grupo. Ela poderá ocorrer em diversos momentos do dia caso haja necessidade.
Mascote
A mascote já esta escolhida devido ao compositor, Almir Sater, ser do Mato Grosso, e este contemplar o Pantanal: seremos representados pela: Dona Onça pantaneira.
Atividades externas
Essas atividades acontecem em diferentes espaços da escola e são organizadas de forma alternadas: atividades livres e dirigidas: - casinha da boneca, quiosque, rodas cantadas, parque, jogos dirigidos, cordas, bolas minhocão, palco, pátio, passeios.
Autosserviço
As crianças são incentivadas e orientadas a se servirem sozinhas valorizando a alimentação sadia e a autonomia. A educação alimentar acompanha as atividades escolares: o conhecimento do cardápio, o estímulo a uma alimentação natural e o consumo de alimentos cultivados na horta da U.E., além da possibilidade ímpar da ampliação do paladar ao degustarem alimentos por muitos desconhecidos.
Pesquisa para casa – será um momento significativo de interação família-escola, onde estaremos contemplando as atividades desenvolvidas em sala de aula.
Festas dos Estados – Esta festa é para além dos portões da unidade escolar, pois é realizada com os portões abertos a população do bairro com apresentações das crianças à comunidade. As músicas selecionadas estão de acordo com o trabalho realizado. A sistematização do trabalho permite a construção do conhecimento em um contexto significativo onde a criança representará o vivido no decorrer dos trimestres.
Escola Aberta - É mais um momento de interação família-escola. Há exposição de trabalhos realizados em sala de aula durante o semestre. As apresentações das atividades escolares possibilitam que a comunidade amplie suas reflexões sobre o trabalho desenvolvido no espaço escolar, apresentando questões de significativa relevância para o crescimento da U.E.
Empréstimos de livros
Forma de ampliar o vocabulário infantil, desenvolver o imaginário e estimular a leitura oral e a compreensão da função social da escrita. Teremos este ano uma biblioteca volante, onde cada professor irá ter na sala uma determinada quantidade de livros que serão alternados conforme o trabalho desenvolvido.
Integração entre as turmas
Passeios, estudos do meio, festa dos aniversariantes, situações planejadas em TDI. – São momentos significativos, proporcionam diferentes experiências e descobertas de novos conhecimentos, ampliando o universo cultural da criança possibilitando que ela observe, explore e vivencie cada ambiente visitado. Além das atividades normais, os professores se dispuseram a estar em período contrário para que as atividades programadas no projeto dos aniversários possam acontecer de forma a contemplar mais plenamente as necessidades das crianças. Estaremos preparando momentos de integração entre as turmas de acordo com o planejamento das atividades: seja em culinária, apresentações dos pais, e músicos visitantes, plantio de árvores, horta, etc. Estes momentos possibilitarão que a criança possa desenvolver mais suas capacidades de expressão oral e corporal de uma forma mais ampla e satisfatória, através de brincadeiras, cantigas de rodas, confecção de brinquedos, desfile de fantasias, teatros pelas professoras e crianças, e outras que surgirão.
Festa dos aniversariantes
Primeiro trimestre: Festa no Circo
Segundo trimestre: Festa na Roça
Terceiro Trimestre: Festa da primavera
Quarto Trimestre: Natal Encantado
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