quinta-feira, 16 de junho de 2011

CEMEI “Maria da Glória Martins” - Agrupamento III

PLANO DE ENSINO
AGRUPAMENTO III
2011

“OS EMBALOS DA MPB CONTINUAM: CONHECENDO A PRODUÇÃO CULTURAL BRASILEIRA ATRAVÉS DAS MÚSICAS E COMPONDO A HISTÓRIA E A CULTURA INFANTIL”

Cada pequenino que chega,carrega consigo no seu olhar e no seu interior,uma grande vida para criar,contar, cantar e encantarMuito além de um espaço bonito, muito além de um jardim.Muito além de uma escola…Esta é a Emei PinóquioUm espaço, um jardim, uma escola onde cada cantinhoé cuidado para ficar, não apenas bonito aos olhos de
quem vem nos conhecer, mas, principalmente,aos olhos do coração das crianças.Aqui, a criança encontra tudo o queprecisa para se desenvolver integralmente pois é, de fato,respeitada como se deve: como criança.Os cheiros da natureza e de comida feita em casa,a beleza das flores e frutos, a delícia de tocar a terra,um mundo de sensações.(Autor desconhecido – nossa intervenção)
A música popular brasileira é muito rica em cantos e contos do nosso cotidiano. A música em si é concebida como um universo que conjuga expressão de sentimentos, idéias, valores culturais e facilita a comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que vive. Ao atender diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, a música pode ser considerada um agente facilitador do processo educacional. Sendo assim, pretendemos despertar a conscientização quanto às possibilidades da música para favorecer o bem-estar e o crescimento das potencialidades das crianças, pois ela fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções.

A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com as habilidades linguísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo. Além disso, a música também vem sendo utilizada como fator de bem-estar no trabalho e em diversas atividades terapêuticas, como elemento auxiliar na manutenção e recuperação da saúde.

As atividades de música e musicalização também favorecem a inclusão de crianças com necessidades especiais. Pelo seu caráter lúdico e de livre expressão, não apresentam pressões nem cobranças de resultados, são uma forma de aliviar e relaxar a criança, auxiliando na desinibição, contribuindo para o envolvimento social, despertando noções de respeito e consideração pelo outro, e abrindo espaço para outras aprendizagens.

Os compositores escolhidos para este planejamento foram: Almir Sater, Renato Teixeira, Sandra Peres, Paulo Tatit, Oswaldo Montenegro, Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Toquinho.
Sabemos da importância de se trabalhar o ritmo, os sons, os instrumentos utilizados, as interpretações das letras das composições. É importante salientar que a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. A escola deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros musicais, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crítico.

Assim como a música, o teatro é um bem cultural e, como tal, deve fazer parte de nossas vivências na Educação Infantil. O principal objetivo de se desenvolver um trabalho através do teatro é que a criança desenvolva uma maior consciência de si: seu corpo, movimentos e expressões e também que esteja em contato com o outro e até represente ao outro na magia que o teatro proporciona. E possa cantar, dançar, criar, e, enfim, teatralizar. Estaremos também, durante o ano relacionando o trabalho com músicas e teatro a temas como meio ambiente, alimentação, cultura brasileira e culturas infantis.

Por fim, concomitantemente a esse trabalho estaremos também nos deliciando com as obras de arte de Antonio Bandeira, Wander Melo, Ivan Cruz, Tarsila do Amaral outros.

“Estas atividades de aprendizagem acontecerão no espaço habitado, espaço onde criança, sensações, sentimentos, bichos, coisas, ferramentas, cenários, situações, pessoas formam um mundo. A aprendizagem começa com os sentidos: o ver, o ouvir, o cheirar, o tocar, o gostar.” (Rubem Alves)

Objetivo Geral
A aprendizagem começa com os sentidos: ver, ouvir, cheirar, tocar, saborear. Começa no espaço habitado, espaço onde criança, sensações, sentimentos, bichos, coisas, ferramentas, cenários, situações, pessoas e atividades acontecem e formam um mundo, onde usarão os cinco sentidos e a curiosidade para explorar diferentes formas de arte: música e dança, arte com argila, machê, guache, sucata, colagem, dramatização, expressão corporal, brinquedos e brincadeiras, fotografias e produção de vídeos entre outras.

O trabalho será organizado da seguinte forma partindo das músicas escolhidas por cada professora e sua turma:

Linguagem corporal e gênero
Propiciar o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, iniciativa, solidariedade, respeito mútuo e a diversidade cultural e social através do autoconhecimento da criança, do mundo cultural em que está inserida; pois em nossa cultura ocidental, historicamente a relação entre os gêneros tem sido marcada pela relação de poder entre homens e mulheres. Sabemos que vivemos uma construção social e histórica em que a mídia, a igreja, a família, e outras instâncias atuam na normatização, regulamentação e controle dos corpos, constituindo nos sujeitos posturas definidas e valorizadas previamente do que é ser menino ou menina. Sendo assim cabe ao educador, com escuta e olhar apurados, atuar na complexidade e na sutileza, planejando situações diversas para que meninos e meninas tenham cada vez mais diversas oportunidades de vivenciar, representar e, principalmente, recriar outras formas de ser e agir como homens e mulheres.

As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro.

Desenvolvimento sócio-afetivo: a criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. Nesse processo a autoestima e a autorrealização desempenham um papel muito importante. Através do desenvolvimento da autoestima ela aprende a se aceitar como é: com suas capacidades e limitações, provocando a busca pela superação de alguns desses limites.

As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe deem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e autorrealização.
Weigel (1988) e Barreto (2000)

”Dar ênfase à importância da criança construir uma autoimagem, sendo valorizada nas suas possibilidades de ação, de socialização e interação com o grupo, respeitando as diferenças existentes quanto à classe social, raça e sexo.” (Renato Moretto e Odila Ferreira de Carvalho Mansur – Educação da Criança)

Corpo – movimento - brincadeiras
Ampliar as possibilidades expressivas do corpo e do movimento, utilizando-se de diferentes gestos e ritmos corporais nas brincadeiras; a brincadeira possibilita o despertar de desejos, a variação de perspectiva sobre objetos e matérias, enfim, experimentar e explorar o mundo. A brincadeira agita, movimenta e coloca a criança em relação com o mundo da imaginação.

Participar com as crianças de brincadeiras e dos brinquedos, de modo a ampliar e enriquecer as atividades com meninos e meninas.

Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. 

Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita. (Weigel (1988) e Barreto (2000))

Propiciar atividades onde a criança possa: brincar livremente, deitar, rolar, correr, pular, arrastar, pintar, manusear, subir, descer, escrever, tocar, pensar, desenhar, observar, falar, cantar, dançar, experimentar, ou seja manifestar sua linguagem corporal.

Linguagem oral, leitura e escrita
Desenvolver a capacidade de expressar e comunicar sensações, sentimentos, através de diferentes textos como: as músicas, as poesias, as histórias ouvidas, lidas e contadas pelas crianças, as discussões sobre as características das obras de arte etc.

A linguagem permite absorver e lidar com o existente e pensar o novo, criar – a linguagem permite pensar e reconstruir a vida, o mundo, a realidade.

Respeitar e acolher as elaborações orais e escritas das crianças, pois da mesma forma como ocorre com o desenho, a escrita com as letras é entrecruzada pela realidade e pela fantasia, pelas relações entre o real e o imaginário, podendo o autor recriar aspectos da vida, em suas falas e escritas, singulares e diferenciadas e, ao mesmo tempo sociais.

A criança cria e recria, principalmente nas relações com as obras literárias, fazendo suas próprias interpretações a partir das suas experiências e significações, em constante movimento na relação com o texto trazido e proposto pela professora ou pelas próprias crianças. Desta maneira o educador medeia as relações e organiza espaços e tempos criativos para aproximações com a oralidade e escrita e, com isso, contribuir para que a criança construa relações, para além de úteis, lúdicas, expressivas, construtoras de novas percepções e conhecimentos, no jogo com a linguagem.

A criança brinca com a linguagem, faz cultura, realiza críticas e transformações sócio-culturais com suas criações.

Desenvolvimento cognitivo/ linguístico: a fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmico-musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando, dançando e interpretando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela está descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive. Weigel (1988) e Barreto (2000)

“Por meio das conversas, histórias, desenhos, músicas, livros, etc., a criança amplia a sua capacidade de representação, formando uma base sólida, significativa no seu processo de construção da linguagem escrita.” (Renato Moretro e Odila Maria Ferreira de Carvalho Mansur- Educação da criança)
Linguagem Matemática
A linguagem matemática está no mundo, em tudo, em todo momento, em tudo que é proporcional e não é proporcional, em tudo que é harmonioso e que não é harmonioso. O sujeito está no mundo, se constituindo e se manifestando nesta linguagem. Afinal, tudo é um modo de ver, de sentir, pensar, fazer e dizer, com infinitas possibilidades: a dança, a música, os ritmos, a alimentação, as artes em suas infinitas manifestações, a elaboração de textos em todas as linguagens, lá está a linguagem matemática imbricada.

Sendo assim organizar atividades em que a criança possa vivenciar experiências de quantificar, de seriar, de classificar, de organizar, de medir, de comparar, de relacionar, de montar e desmontar, de harmonizar e desarmonizar, de criar inúmeros jeitos de solucionar problemas, de produzir sentidos quantitativos, vão além de quantificar meninos e meninas, marcar tempos nos calendários, nomear as cores e formas geométricas.

Propiciar experiências de interagir com as quantidades e com as representações, dando sentido ao cotidiano, na realização e consecução dos projetos, nos quais a matemática é necessária e presente.

Meio Ambiente
Aproveitando toda a área externa da escola, o nosso parque onde temos uma área verde significativa com um aquário de tartarugas, lagartixas marrons, pássaros, borboletas e as músicas com seus devidos temas, procuraremos:

Propiciar às crianças a observação, a investigação, os questionamentos e a compreensão do mundo, desenvolvendo atitudes de respeito que incidirão diretamente na preservação do ambiente, em sua harmonia e estética.

Instigar a atitude e o olhar investigativo da criança, pois desde pequenos, interagindo no ambiente, as crianças procuram compreender onde estão e o lugar que ocupam.

Propiciar o conhecimento sobre diferentes regiões de nosso país e as ações da natureza e do homem em cada meio, o que temos de positivo e negativo em busca da preservação ecológica.

Educação Alimentar
“O indivíduo terá uma melhor ou pior qualidade de vida na velhice, em virtude do que come e de quanto come ao longo da vida.”

Ajudar a desenvolver bons hábitos alimentares; conhecer como os alimentos são produzidos, transformados, servidos, combinados e consumidos, dentro da cadeia alimentar.

Conhecer as diversidades das cores, gostos, cheiros, texturas e consistência dos alimentos que consomem.
Realizar o autosservimento.

Avaliação
Será de forma sistemática e contínua, tendo como objetivo principal a melhoria do trabalho pedagógico mediante registro, este registro partirá de uma observação minuciosa de cada criança em particular, por um ou mais dias, acompanhando e observando seus avanços e conquistas.

Quando necessário serão marcadas entrevistas com os pais ou responsáveis, para obter e dar informações, orientar e melhor compreender a criança. Além disso, fazemos a avaliação semanal das atividades desenvolvidas nos livros dos registros que chamamos de “semanário“, visando um crescimento no que diz respeito ao trabalho desenvolvido com as crianças.

Rotina
Considera-se que a rotina é fundamental no desenvolvimento do trabalho pedagógico, pois situa a criança no tempo e no espaço, facilitando sua inserção na escola. No período em que está na escola é importante que a criança seja orientada e ajude a planejar as situações a serem vivenciadas com a turma, tornando-se mais segura à medida que conhece o espaço em que está inserida e as regras estabelecidas pelo grupo de trabalho. Desta maneira, vai percebendo que existe um tempo para tudo. É fator primordial para o desenvolvimento de sua autonomia perceber-se, perceber o outro, ser respeitada e buscar o aprendizado de que o outro deve ser respeitado.

Atividades coletivas
Roda da conversa; calendário; hora da novidade; registro; histórias contadas e lidas pela professora e pelas crianças; pesquisa para casa com material concreto; poesias; contato com diferentes materiais escrito e empréstimo de livros da biblioteca volante; vídeos, clipes e filmes; música com expressão corporal; relaxamento; cultivo e cuidados com a horta; cuidados e apreciação do jardim das borboletas e do recanto das tartarugas; brincadeiras dirigidas; construção de textos coletivos; construções tridimensionais; incentivo à alimentação etc.

Atividades diversificadas
Com o trabalho diversificado buscamos possibilitar que as crianças possam vivenciar diferentes situações de aprendizagem; escolhendo, exercitando a autonomia e conhecendo suas próprias necessidades, preferências e desejos.

Alternando momentos em que a criança é livre para escolher o que quer e com quem quer brincar, e outros em que os desafios e propostas são lançados para que possa optar. As atividades incluem:

Cantinhos das atividades com a professora – As crianças registram de várias formas as suas impressões, vivências e experiências propostas para e pela turma através de diferentes técnicas, como recorte e colagem, desenhos, pinturas, escrita, modelagens, machê, ilustrações, entre outras.

Jogos pedagógicos – com diferentes modalidades: encaixe, quebra cabeças, cubos, jogo de memória, jogos de tabuleiro etc. A criança trabalha enquanto brinca. Por meio da brincadeira, a criança começa a entender como as coisas funcionam: o que pode ou não pode ser feito com os objetos, aprende que existem regras de sorte e de probabilidade e regras de conduta que devem ser cumpridas, se desejamos que os outros brinquem junto.

Cantinho da massinha – A criança usa sua criatividade e habilidades motoras para inúmeras invenções.

Cantinho do faz de conta – com objetos que auxiliam na fantasia imaginativa, a criança pode começar a compensar, até mesmo extravasar, as pressões que sofre na vida e as que se originam no seu inconsciente com bonecas, pelúcias, armários, roupas, talheres, carrinhos etc., compreendendo o mundo e agindo nele através da imaginação.

Cantinho da leitura – com diversos livros com acesso livre às crianças, num espaço aconchegante com almofadas e tapete.

Cantinho dos bichinhos – com diferentes animais onde a criança usa sua imaginação e criatividade.

Roda da conversa
A roda da conversa ocorrerá em diferentes espaços da escola: quiosque, pátio, sala de aula. É um momento rico de socialização de conhecimento individuais, proporcionando uma real troca de experiências e ideias entre as crianças e a professora, com discussões, pesquisas, descobertas, investigações, observações, colocação de diferentes pontos de vista e sentimentos. É hora de cantarmos e observarmos as telas relacionadas às músicas. Também é hora de combinar regras, as atividades do dia, de resolver problemas que tenham surgido no grupo. Ela poderá ocorrer em diversos momentos do dia caso haja necessidade.
Mascote

A mascote será a representante de cada turma, concretizando num personagem escolhido pela professora ou pelo grupo, o tema desta turma, relacionando as canções, os compositores e os principais assuntos que serão trabalhados durante o ano.

Atividades externas
Essas atividades acontecem em diferentes espaços da escola e são organizadas de forma alternadas: atividades livres e dirigidas: - casinha da boneca, quiosque, rodas cantadas, parque, jogos dirigidos, brincadeiras com cordas, bolas, minhocão, palco, pátio, passeios.

Autosserviço
As crianças são incentivadas e orientadas a se servirem sozinhas valorizando a alimentação sadia e a autonomia. A educação alimentar acompanha as atividades escolares: o conhecimento do cardápio, o estímulo a uma alimentação natural e o consumo de alimentos cultivados na horta da U.E., além da possibilidade ímpar da ampliação do paladar ao degustarem alimentos por muitos desconhecidos.
Pesquisa para casa – será um momento significativo de interação família-escola, onde estaremos contemplando em nossos planejamentos as contribuições das famílias acerca do assunto que estamos trabalhando.

Festas dos Estados
Esta festa é para além dos portões da unidade escolar, pois é realizada com os portões abertos à população do bairro com apresentações das crianças à comunidade. As músicas selecionadas estão de acordo com o trabalho realizado. A sistematização do trabalho permite a construção do conhecimento em um contexto significativo onde a criança representará o vivido no decorrer dos trimestres.

Escola Aberta
É mais um momento de interação família-escola. Há exposição de trabalhos realizados em sala de aula durante o semestre. As apresentações das atividades escolares possibilitam que a comunidade amplie suas reflexões sobre o trabalho desenvolvido no espaço escolar, apresentando questões de significativa relevância para o crescimento da U.E.

Empréstimos de livros
Forma de ampliar o vocabulário infantil, desenvolver o imaginário e estimular a leitura, a oralidade e a compreensão da função social da escrita. Teremos uma biblioteca volante, onde cada professor irá ter na sala uma determinada quantidade de livros que serão alternados conforme o trabalho desenvolvido.

Integração entre as turmas
Passeios, estudos do meio, festa dos aniversariantes, situações planejadas em TDI. – São momentos significativos que visam proporcionar diferentes experiências e descobertas de novos conhecimentos, ampliando o universo cultural das crianças, possibilitando que elas observem, explorem e vivenciem cada ambiente visitado. Além das atividades normais, os professores se dispuseram a estar em período contrário na unidade para que as atividades programadas para as festas de aniversário possam contemplar mais plenamente as necessidades das crianças. Estaremos preparando momentos de integração entre as turmas de acordo com o planejamento das atividades: seja com culinárias, apresentações dos pais e músicos visitantes, plantio de árvores, cultivo da horta etc. Estes momentos possibilitarão que a criança possa desenvolver suas capacidades de expressão oral e corporal de uma forma mais ampla e satisfatória, através de brincadeiras, cantigas de rodas, confecção de brinquedos, desfile de fantasias, teatros pelas professoras e crianças, e outras que surgirão.

Final de ano   A despedida será sempre um encontro marcante de dedicação, de encantos, das famílias, dos amigos, de tudo o que há de bom em nossa vida escolar! Nossas pequenas crianças nos presenteiam com toda a sua alegria, disposição, união e arte, em uma festa divertida e educativa. E o encanto da plateia? Os abraços deliciosos, a vontade de “apertar” os seus pequeninos, a emoção com as suas expressões, com a dança, as coreografias, o sorriso deles...

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