quinta-feira, 16 de junho de 2011

CEMEI "João Batista Filho" - Educação especial

PLANO DE ENSINO

Professora: Rita

Objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
“A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados de ensino; transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior; oferta do atendimento educacional especializado; formação de professores para os atendimentos educacionais especializados e demais profissionais da educação para a inclusão; participação da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação; e articulação intersetoriais na implementação das políticas públicas.”
O Trabalho desenvolvido pela professora de Ed. Especial junto a CEMEI “ João Batista Filho”, tem como objetivo garantir, promover, acompanhar o desenvolvimento da criança com necessidades especiais, englobando todos os aspectos: visuais, auditivos, intelectuais, múltiplas deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.

O Plano de trabalho da professora de Ed. Especial será realizado de forma colaborativa e articulado ao plano de trabalho da professora da classe e também participando/ colaborando nos Planos de Ensino por agrupamento.

A professora de educação especial desenvolverá suas atividades em sala de aula, dando apoio pedagógico especializado aos alunos com necessidade especiais e ao professor, para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas; elaborando ações, sugerindo procedimentos e recursos apropriados às necessidades do aluno, adaptando materiais, procurando com isto garantir um melhor aproveitamento pedagógico e global da criança.

A proposta inclui orientação a todos os profissionais da escola, orientação às famílias e contato com profissionais de áreas afins que estejam atuando com a criança.

O trabalho também será desenvolvido em parceria com os profissionais das Salas de Recursos e as salas de AEE, e outros serviços, quando necessário, para melhor atendimento a estes alunos.

Será também prestado atendimento pedagógico aos alunos que estiverem impossibilitados de se locomoverem até a unidade escolar, estiverem hospitalizadas ou em repouso domiciliar.

A professora contribuirá nas reuniões de formação, oportunizando discussões sobre temas relacionados a práticas educacionais inclusivas, ministrando palestras e trazendo palestrantes.

A EMEI Bolinha de Mel, CEMEI Maria Lazara Duarte Gonçalves, juntamente com o CEMEI João Batista Filho fazem parte do bloco de atendimento da profa de Educação Especial. O trabalho será desenvolvido em todas as unidades, em dias alternados, sendo que a participação da professora no TDC também será alternada ou de acordo com as necessidades das escolas.
“A inclusão escolar tem início na educação infantil, onde se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global. Nessa etapa, o lúdico, o acesso às formas diferenciadas de comunicação, a riqueza de estímulos nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, psicomotores e sociais e a convivência com as diferenças favorecem as relações interpessoais, o respeito e a valorização da criança...”
(Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva)

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