quinta-feira, 16 de junho de 2011

CEMEI "João Batista Filho" - Agrupamento III C

PLANO DE ENSINO

Professora: Dalva

Objetivos
Garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
  • Ampliar seu repertório de conhecimento sobre o mundo social e natural;
  • Explorar habilidades físicas, motoras e perceptivas através do conhecimento do próprio corpo;
  • Reconhecer a música como meio linguagem e comunicação.
  • Estabelecer relações entre modo de vida, característicos de seu grupo social e de outros grupos;
  • Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e materiais disponíveis;
  • Identificar as pessoas que trabalham na escola e de suas funções e respeitá-las;
  • Compreender a organização e o funcionamento da escola (regras, direitos e deveres, cuidados com os materiais e com o ambiente),
  • Perceber a escola como local comunitário, mantendo a limpeza e a ordem;
  • Conhecer e seguir a sequência da rotina, favorecendo o desenvolvimento da autonomia;
  • Criar situações em que a questão da diversidade seja tema de conversa ou trabalho.
  • Desenvolver uma imagem positiva de si,
  • Descobrir o próprio corpo, suas potencialidades, seus limites, valorizando o seu bem estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e interação social;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral, e dos demais meios de comunicação); expressar suas idéias, sentimentos, necessidades, desejos e avançar no seu processo de construção de significados;
  • Conhecer manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse e respeito.
  • Possibilitar que a criança explore o meio físico existente a partir dos atributos de cor, forma, peso, quantidade, textura, sabor, odor, peso, temperatura.
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; utilizando vários recursos.
  • Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias ao seu cotidiano;
  • Reconhecer e valorizar as letras, conhecer a função social da escrita e da possibilidade das diversas formas de se comunicar.
  • Reconhecer a si próprio como membro de uma família;

Conteúdos a serem desenvolvidos
  • Brincadeiras livres e dirigidas, simbólicas e de regras.
  • Habilidades motoras corporais (correr, pular, saltar, desviar, percorrer trajetos, escrever, desenhar, pintar, etc.) conhecendo e ultrapassando seus limites.
  • Músicas: letras e ritmos.
  • Histórias, poesias, parlendas, lendas, adivinhas e outros.
  • Reaproveitamento de materiais para confeccionar brinquedos.
  • Regras, direitos e deveres, valorização do próximo e do meio em que vive.
  • Letras, palavras, signos e a função social da escrita.
  • Números, quantidades, signos, contagem, relação número quantidade.
  • Formas geométricas.
  • Cores: primarias e suas misturas,
  • Tamanhos, espessuras e diferentes texturas.
  • Família: membros da família; quem sou eu na família; como sou importante para a família; várias formas de família.
  • Troca de experiências culturais entre crianças/ criança, criança/ adulto e através de passeios e leituras.
  • Higiene pessoal;
  • Importância da alimentação saudável;
  • Importância do cuidado com o corpo.
  • Expressões artísticas e corporais.
  • ntegração entre as turmas de diferentes idades.
  • Respeito à diversidade.
  • Autonomia e independência.
Avaliação
A avaliação será feita através da observação coletiva e diária das crianças e em observações mais especificas e individuais. Tudo será anotado para posteriormente ser transformado em relatório, que será lido pelos pais e para mim servirá de apoio para verificar as necessidades da criança a melhorar meu planejamento.

Proposta Pedagógica
Estratégias de desenvolvimento das atividades e conteúdos:
  • Trabalho com Cantinhos: onde o grupo de crianças pode decidir com o que brincar. O canto da atividade é acompanhado mais de perto por mim. As crianças vão mudando de mesa ou de brinquedo conforme a necessidade ou desejo do grupo. Os brinquedos são organizados em estantes ao alcance delas.
  • Roda da Conversa: é feita no inicio do dia e nela acontece: conversa entre as crianças e a professora, ajudantes do dia (um menino e uma menina) que serão responsáveis pela entrega dos cartões de nomes das crianças quem estão presentes, verificamos quem faltou; esses cartões são dispostos em quadro próprio, sendo de um lado meninas e do outros meninos; logo após os ajudantes contam quantos meninos e quantas meninas estão presentes e marcam o numero na lousa, lá também escrevem seus nomes e se quiserem fazem um desenho, a professora conta com as crianças e marca o numero total de crianças. Depois verificamos e preenchemos o calendário. E por fim, fazemos a programação do dia.
  • Higiene: lavar as mãos antes do lanche, neste momento eu divido as crianças com a professora do agrupamento III B, ela fica com as meninas e eu com os meninos, desta forma podemos orientar as crianças sobre a importância de lavar as mãos antes das refeições, ao não desperdício de água, papel e sabonete, para o uso correto do banheiro mantendo-o limpo e arrumado.
  • Depois da refeição vamos escovar os dentes na pia ao lado da sala, neste momento as crianças são orientadas sobre a importância e forma correta da higiene bucal, além de respeitar o amigo esperando a sua vez de usar a torneira.
  • Autosservimento: no refeitório acontece o auto-servimento, onde as crianças são orientadas e incentivadas a pegar somente a quantidade que vai comer para não haver desperdício, utilizar adequadamente os talheres, experimentar os alimentos, comer de boca fechada mastigando várias vezes o alimento antes de engolir, comer devagar e em silencio, usar adequadamente os talheres. Auxiliar as funcionárias, da cozinha e da limpeza devolvendo o prato no balcão e evitando derrubar alimentos no chão, o lixo deve ser colocado da lixeira.
  • Parque: é o momento de correr, balançar, movimentar os grandes e pequenos músculos. É uma atividade mais livre com a observação constante da professora, em muitos casos sou solicitada na brincadeira. Muitas vezes utilizo esse momento para propor brincadeiras como: corrida do saco, futebol de pano, brincadeiras de roda, circuito com obstáculos, etc. No parque I temos a casinha da boneca que é utilizado como espaço para brincadeiras simbólicas, além de piscina de bolinha, brinquedão plástico, balanças, gangorra e gira-gira. No parque II temos uma casa do Tarzã e um gramado onde acontece a maioria das brincadeiras citadas acima. Há também o tanque de areia onde elas brincam com areia, água e jogo de baldinho próprio para isso.
  • Biblioteca: é um ambiente muito bem decorado onde as crianças ouvem historias contadas pela Catita (personagem interpretada pela monitora Cintia) e também por mim, além de fantasias próprias para brincadeiras e dramatizações, temos dois horários reservados por semana de aproximadamente 30 minutos. Lá também temos a televisão e o vídeo com 30 minutos duas vezes na semana.
  • Brinquedoteca: é um ambiente com brinquedos e espaços diferente da sala de aula, também com horário pré - definido para uso.
Em todos esses espaços são trabalhados: a autonomia, independência, responsabilidade da criança e organização e preservação dos ambientes.

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