quinta-feira, 16 de junho de 2011

CEMEI "João Batista Filho" - Agrupamentos II A e B: plano coletivo

PLANO DE AÇÕES COLETIVAS
CAMPOS DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS

Objetivos
  • Estimular e orientar as ações junto às crianças;
  • Ensinar a criança a brincar/ explorar brinquedos e objetos.
I- Exploração dos Objetos e Brincadeiras
  • Brincar com diferentes brinquedos e objetos em diferentes espaços: espelho, microfone, bola, panelinha, fogãozinho, bancada, telefone, carrinhos (brinquedos de puxar e empurrar, motoca, cavalinho, bichinhos, boneca, fantoches (mão, dedo), caixas (vazadas), água, parque, areia, objetos sonoros, bolinhas de sabão, esconde-esconde, procurar objetos, roda/ciranda, túnel, massinha, brinquedos cantados, brincar com fantasias, entre outros;
  • Objetos que permitam a exploração das características e propriedades distaintas, como: sons, cores, formas, texturas, empilhar, encaixar e rolar.
  • Imitar: gestos, vocalizações, expressões, personagens da história, animais.
II- Linguagem Oral e Comunicação
  • Estabelecer diálogos com os bebês e nos quais falamos com, para e por eles;
  • Cantar, conversar, ouvir histórias poesias, rimas, quadrinhas e músicas, descrição do que os educadores estão fazendo, chamar atenção para a ilustração do livro, de figuras, de bichinhos, filme, natureza, música e roupa, nomear os alimentos, objetos, partes do corpo e brinquedos, roda da conversa, fazer combinados, empréstimo de livros.
III- Desafios Corporais
  • Formar hábitos através da Ludicidade: faz-de-conta;
  • Correr, subir, descer, escorregar, saltar, dançar, fazer gestos conforme a música;
  • Assumir ações do próprio cotidiano: limpar o nariz, arrumar o cabelo, lavar as mãos, sentar à mesa, comer sozinho, colocar o alimento no prato, calçar o sapato/sandália, colocar e tirar a roupa;
  • Brincadeiras de roda ou danças circulares (A galinha do vizinho, Atirei o pau no gato, Ciranda cirandinha, Roda roda...)
  • Brincadeiras como “Seu Lobo”, “Siga se Mestre”, “Estátua”, “Imitar Bichos”
IV- Linguagem Plástica, Musical e Expressão Corporal
  • Desenhar, pintar, colar, amasssar;
  • Criar com massinha, sucata, argila, areia, papéis;
  • Oferecer diferentes instrumentos musicais e repertório amplo de ritmo e sons;
  • Dançar, cantar, dramatizar, acompanhar a música com gestos.
Uso da TV. Considerações
  • Deve ser bem planejada;
  • Filme deve fazer parte do cronograma de atividades;
  • Escolha dos filmes seguindo critérios: votação com as crianças do filme, filme relacionado com o tema em discussão com a turma;
  • Tempo de duração do uso da TV não pode ser excessivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário