quinta-feira, 16 de junho de 2011

CEMEI "João Batista Filho" - Agrupamento II-B

PLANO DE ENSINO
Professora: Lucilene
Educadores: Cintia, Gorete, Luciana e Vivaldo.

Não sei
“Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
Se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo.
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais,
Mas que seja intensa,
verdadeira e pura
Enquanto durar.”
(Cora Coralina)

Objetivos Gerais
O trabalho pedagógico com crianças deste agrupamento deve ser orientado pelo respeito à criança e a promoção de sua independência, considerando suas potencialidades e limitações e seu direito de se desenvolver em um ambiente seguro e acolhedor.

A equipe entende que a educação desta faixa etária deve, ainda, visar o desenvolvimento global da criança, ou seja, trabalhar os aspectos biológicos (nutrição, saúde e higiene), psicológico (“eu”, afetivo-emocional e cognitivo – perceptivo-motor, linguagem e raciocínio lógico-matemático) e sociocultural (socialização e meio físico).

Assim, proporcionaremos condições para a criança:
Identificar a escola e a sua casa, diferenciando-as, assim como os membros da família e da escola e seus respectivos papéis;
Conscientizar-se do seu corpo, expressando a imagem que tem dele, assim como a funcionalidade de cada parte que o compõe, verbalizando-a;
Desenvolver a percepção visual, verbalizando diferentes formas, tamanhos, cores e partes de um todo;
Desenvolver a percepção auditiva, verbalizando a ausência e presença de sons e diferentes fontes sonoras;
Desenvolver a percepção tátil, verbalizando diferentes sensações térmicas, espessuras, pesos e texturas;
Desenvolver a percepção temporal, utilizando vocabulário adequado (agora, hoje, ontem, amanhã);
Desenvolver a orientação espacial, fazendo uso de vocabulário apropriado (frente, trás, lado, sobe, desce);
Ampliar o vocabulário significativo, nomeando-se a si própria, seus familiares, educadores, amigos, brinquedos, etc;
Adquirir padrões de comportamento para atuar no grupo da sala, da unidade escolar e na comunidade, utilizando a linguagem como meio para efetivar a comunicação e a interação, aprendendo a articular seu ponto de vista com os demais, respeitando as diferenças;
Observar e explorar o ambiente que a cerca, como um todo e os elementos que o compõe, manipulando-os;
Classificar elementos manipulados e observados quanto aos seus atributos (grande pequeno etc.);
Conhecer figuras geométricas planas segundo sua forma e verbalizá-las (círculo, quadrado, triângulo e retângulo);
Vivenciar experiências que envolvam conceitos de ida e volta construção-destruição, começo e fim;
Sentir-se aceita e compreendida tal como ela é, confiante em si mesma;
Adquirir e desenvolver hábitos que colaborem para a manutenção de sua saúde, higiene alimentar e corporal, além da higiene do vestuário;
Desenvolver a coordenação do movimento, a destreza, agilidade e flexibilidade;
Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação;
Vivenciar diferentes tipos de linguagens (corporal, gestual, musical, oral, textual).

Atividades Propostas:
 Observação e conhecimento do corpo e esquema corporal, usando o espelho, fotos, desenhos, música e dança;
 Cuidados com aparência e higiene pessoal, de forma independente;
 Incentivo a realização de tarefas como alimentação, troca de roupas e calçados, sem ajuda de adultos;
 Reconhecimento da grafia de seu nome através de fichas;
 Quebras-cabeça com diferentes graus de dificuldade;
 Brincadeiras com brinquedos diversos, inclusive de sucata e objetos do cotidiano nos diferentes espaços da unidade escolar;
 Brincadeiras com areia, terra, fubá, água, etc.
 Desenvolvimento de expressões gráficas em diferentes suportes, explorando variadas texturas, formas e cores;
 Recorte e colagem;
 Leitura de imagens livres e propostas pelos educadores;
 Momentos de faz-de-conta, com exploração livre de fantasias e objetos da unidade escolar;
 Construção de painéis coletivos de cores;
 Construção de painéis coletivos com diferentes texturas;
 Contação de histórias utilizando técnicas variadas, inclusive dramatização;
 Jogos de encaixe, de empilhar e pedagógicos;
 Modelagem com diversos materiais (massinha, argila, papel machet);
 Culinária (confecção e degustação de diferentes tipos de alimentos: bolos, saladas, saladas de frutas, etc.);
 Brincadeiras em circuitos elaborados de forma que permitam à criança andar, correr, saltar, rolar, engatinhar, subir e descer;
 Cantar e ouvir músicas, dançar;
 Explorar os diferentes instrumentos musicais disponíveis na unidade escolar;
 Confecção de livros individuais e/ou coletivos sobre a criança e sua família, animais, lugares, etc., conforme o interesse da sala;
 Auto-servimento;
 Incentivo ao controle dos esfíncteres.

Metodologia:
As atividades dirigidas que envolvem a oralidade, serão desenvolvidas prioritariamente na roda de conversas, realizada todos os dias, composta também por músicas, pequenas histórias e leitura de imagens.
Atividades com jogos, expressões gráficas livres, exploração de texturas e cores, modelagem e demais não necessitem de grande mobilidade, serão trabalhadas em cantinhos, dentro e fora da sala.
A equipe educadora pretende utilizar os mais variados espaços da unidade escolar com as crianças, sempre fomentado o desejo pela descoberta, pelo novo, fazendo uso de observação intencional e crítica das mesmas.

Avaliação:
Acreditamos ser necessário conhecermos as crianças com as quais trabalhamos – suas capacidades, habilidades, limitações, conquistas e, a partir disto, voltarmos o olhar para nossa prática, que deve esta sim, ser avaliada com freqüência.
As ações pedagógicas intencionais definirão o desenvolvimento maior ou menor das crianças dentro e fora da unidade escolar. Por isso, há a necessidade de verificarmos com atenção se estas ações estão proporcionando condições para que as crianças aprendam, desenvolvam-se, tornem-se independentes e possam interferir em sua realidade.
O instrumento de avaliação deste desenvolvimento será em forma de texto, que será feito, de forma oficial, duas vezes por ano, ao final de cada semestre.

Proposta Pedagógica:
Nossa Rotina:
 Roda do brinquedo;
 Higiene
 Café;
 Roda da conversa;
 Cantinhos, hora da história;
 Higiene;
 Almoço;
 Higiene – escovação;
 Repouso;
 Lanche;
 Cantinhos;
 Trocas;
 Saída.
Roda do Brinquedo
Receberemos as crianças com brinquedos diversificados ou jogos no tapete da sala, sendo que para um melhor acolhimento das mesmas, um educador as receberá na porta e outros dois educadores permanecerão com elas no tapete, conversando, brincando e dando “colinho” se necessário.
Higiene
Neste primeiro momento, os educadores auxiliarão as crianças a usarem álcool gel 70% para limparem as mãos.
Café
As crianças serão servidas nas mesas e usarão copos de vidro para tomarem o leite. Bolachas e pães ficarão à disposição delas nas mesas, em cestas específicas para este fim. Elas serão auxiliadas e orientadas pelos educadores.
Roda da Conversa
Este é um momento de conversa, onde as crianças serão estimuladas a falarem, contarem histórias e cantarem, usando gestos, inclusive.
Em seguida usaremos fichas que assinalam as atividades que serão realizadas durante o dia. Faremos também a contagem de crianças na lousa utilizando desenhos.
Utilizaremos fichas (crachás) com nomes das crianças de forma lúdica, para que elas se familiarizem com a forma escrita dos mesmos.
Em seguida, algumas regras referentes as atividades da manhã serão expostas.
Cantinhos
Iniciaremos esta proposta organizando apenas 2 cantinhos, com regras simples, considerando a idade das crianças.
Nestes cantinhos pretendemos trabalhar as seguintes atividades:
 Massinhas caseiras com diferentes texturas e cores;
 Circuitos de percurso com diferentes obstáculos, aumentando progressivamente os graus de dificuldade;
 Degustação;
 Aromas;
 Jogos de encaixe, montar, rosquear etc.
Hora da História
Serão contadas histórias infantis de temas diversos e utilizando recursos variados, para e com as crianças.
Higiene
Neste momento, as crianças que usam fraldas serão trocadas, assim como aquelas que estejam com a roupa suja. Em seguida, as crianças serão auxiliadas a lavarem as mãos com sabonete e enxugá-las com as toalhas de papel, jogando-as no lixo. Serão conduzidas em seguida ao refeitório, onde haverá um educador recepcionando-as e orientando para que se sentem nas mesas. Aproveitaremos este momento para frisar a importância de manter a torneira aberta apenas durante o uso da mesma.
Almoço
Nas primeiras semanas serviremos as crianças nas mesas e auxiliaremos aquelas com maior dificuldade de se alimentarem sozinhas, orientando-as sempre que necessário. Considerando que algumas crianças deste agrupamento freqüentaram a unidade escolar no ano anterior, no agrupamento IIA, onde se serviam sozinhas, iniciaremos ainda neste primeiro semestre o trabalho com auto-servimento (mês provável: março).
Higiene – Escovação
As crianças lavarão as mãos e escovarão os dentes com nossa ajuda, a princípio; elas serão orientadas e estimuladas a escovarem seus dentes sem a ajuda de adultos, porém, sempre com supervisão. Este também é o momento de usarem o banheiro e se prepararem para o descanso.
Repouso
As crianças serão recebidas na sala com música clássica, cantigas de ninar ou com sons da natureza. Pretendemos oferecer um ambiente acolhedor, sem luz direta.
Cada crianças se deitará em um colchão, sendo assistida e orientada por nós, educadores, para que relaxem e possam dormir um pouco.
Lanche
As crianças serão estimuladas a tirarem seus lençóis do colchão, auxiliando-nos também no recolhimento dos colchões. Se necessário haverá trocas de fraldas neste momento. O lanche será servido a seguir, nas mesas do refeitório, seguindo os moldes do café da manhã.
Cantinhos
No período da tarde, os cantinhos acontecerão de forma mais livre, com brincadeiras diversas, que favoreçam a movimentação e a locomoção.
Haverá momentos de contação e leitura de histórias e também de dramatização das mesmas.
Higiene
A higiene deste momento será da mesma forma da realizada antes do almoço.
Jantar
Na hora do jantar é servido o prato pronto, os educadores auxiliarão as crianças neste momento.
Higiene e trocas
As crianças lavarão mãos e rosto e trocarão as roupas para se prepararem para voltarem para suas casas.


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