quinta-feira, 16 de junho de 2011

CEMEI "João Batista Filho" - Agrupamento I: plano de ação coletiva

Plano de Ações Coletivas
Campos de Vivências e Experiências
Objetivos
  • Estimular e orientar as ações junto às crianças;
  • Ensinar a criança a brincar/ explorar brinquedos e objetos.
I- Exploração dos Objetos e Brincadeiras
  • Brincar com diferentes brinquedos e objetos em diferentes espaços: materiais que rolem pelo chão, espelho, microfone, bola, panelinha, fogãozinho, bancada, telefone, carrinhos (brinquedos de puxar e empurrar, motoca, cavalinho, bichinhos, telefone, boneca, fantoches (mão, dedo), caixas (vazadas), túnel, água, parque, areia, objetos sonoros, bolinhas de sabão, esconde-esconde, procurar objetos, roda/ciranda, massinha, motoca, cavalinho, brinquedos cantados, brincar com fantasias, entre outros;
  • Imitar: gestos, vocalizações, expressões, personagens da história.
 II- Linguagem Oral e Comunicação
  • Estabelecer diálogo com as crianças: ouvindo-as, trocando idéias, orientando-as;
  • Cantar, conversar, ouvir histórias, músicas e descrição do que os educadores estão fazendo, chamar atenção para a ilustração do livro, dos bichinhos, filmes, natureza, tempo, nomear roupas, alimentos, objetos, partes do corpo e brinquedos, roda da conversa, empréstimo de livros.
III- Desafios Corporais
  • Formação de hábitos (alimentares, higiene), através da ludicidade (faz-de-conta);
  • Sentar, engatinhar, levantar, andar, correr, subir, descer, sorrir, fazer gestos, conforme a música, dançar, comer sozinho;
  • Brincadeiras de roda ou danças circulares (A galinha do vizinho, Atirei o pau no gato, Ciranda cirandinha, Roda roda...);
  • Brincadeiras “Serra -Serra”, “Esconde-Esconde”, “Vai e Vem”, “Imitação de animais e caretas”
IV- Linguagem Plástica, Musical e Expressão Corporal
  • Deixar marcas no papel com diferentes materiais;
  • Oferecer repertório amplo de ritmo e sons;
  • Oferecer diferentes instrumentos musicais;
  • Cantar cantigas;
  • Acompanhar a música com gestos.
Uso da TV
  • Deve ser bem planejada;
  • Filme deve fazer parte do cronograma de atividades;
  • Escolha dos filmes seguindo critérios: votação com as crianças do filme, filme relacionado com o tema em discussão com a turma;
  • Tempo de duração do uso da TV não pode ser excessivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário