PLANO DE ENSINO
Professora: Renata Colombo
Educadores: Paula, Fabiana e Jairo
1. Introdução
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos. No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem.
O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação.
Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais, pois elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças.
Este plano anual visa nortear o trabalho pedagógico de 2.011, com crianças de 1 a 3 anos, desenvolvendo suas potencialidades, considerando-as em todos os seus aspectos (emocional, físico, cognitivo, oral, social etc.).
2. Objetivos Gerais
- Favorecer a construção da cidadania, identidade e autonomia, oportunizando a utilização de diferentes linguagens ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, que expressem de forma significativa sentimentos e idéias, viabilizando assim o enriquecimento das capacidades e potencialidades dos alunos, através da valorização, da socialização e da diversidade cultural;
- Levar em conta as diferentes fases do desenvolvimento pessoal da criança e as especificidades da infância, proporcionando aprendizagens significativas, partindo dos conhecimentos prévios e dando possibilidades para que outros conhecimentos sejam construídos;
- Possibilitar um ambiente adequado, oferecendo atividades lúdicas e educativas, propiciando a socialização das crianças por meio da participação das diversas práticas sociais e culturais, através das quais elas possam expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Focar a participação da família no processo escolar da criança;
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
3. Temáticas/ Projetos:
As temáticas propostas em 2.011 para o trabalho com o agrupamento II são: Educação Ambiental, Educação Alimentar, Diversidade e Inclusão, e os trabalhos serão desenvolvidos através dos projetos: Identidade, Animais, Alimentação Saudável e Músicas.
4. Metodologia
As atividades e projetos propostos para este agrupamento serão desenvolvidos sob o olhar do brincar e da cultura.
A metodologia a ser utilizada visa priorizar o lúdico e as atividades práticas, de modo que as crianças possam obter conhecimentos de forma prazerosa e dinâmica e principalmente se expressar, vivenciando com muita intensidade a sua infância.
Através do brincar, do faz-de-conta, das histórias, dos jogos, é possível possibilitar uma aproximação aos bens culturais da comunidade onde a criança vive e ao mesmo tempo torna-se viável a possibilidade de proporcionar aos alunos o conhecimento da existência de diferentes culturas.
O trabalho a ser desenvolvido através de projetos terá como ponto de partida o diálogo com as crianças, no sentido de detectar o que já sabem sobre a temática a ser estudada. Dessa forma, será oportuno nortear e organizar o caminho a ser percorrido, ampliando com estas informações o desenvolvimento do projeto propriamente dito.
5. Objetivos Específicos
Descobrindo as Diferentes linguagens
- Utilizar as diferentes linguagens como meios de comunicação;
- Desenvolver a seqüência do pensamento e da linguagem;
- Participar de diferentes situações de comunicação oral;
- Incentivar o gosto por histórias, poesias, músicas e teatro;
- Apreciar a leitura de histórias (livros e gibis);
- Utilizar a linguagem oral, sabendo adequá–la às intenções e situações comunicativas que queiram conversar em grupo, expressar sentimentos e opiniões e relatar acontecimentos;
- Possibilitar a ampliação da sensibilidade, criatividade, percepção, originalidade, flexibilidade, imaginação;
- Incentivar a expressão gráfica e gestual, estimulando assim a fantasia e imaginação da criança;
Descobrindo o Meio Físico, Social e o conhecimento Lógico
- Resolver situações problemas;
- Perceber semelhanças e diferenças dos objetos no espaço;
- Utilizar informações sobre o tempo e temperatura;
- Respeitar e valorizar as diferenças culturais, sociais, econômicas, étnicas, físicas e de gênero;
- Perceber a importância da preservação do meio ambiente, desenvolvendo atitudes favoráveis em relação ao tema e estimulando o cuidado com a natureza;
- Nomear e reconhecer diferentes animais e algumas de suas características;
- Estimular o conhecimento de alguns eventos comemorativos;
- Identificar, nomear e reconhecer as pessoas da família
- Perceber a importância e respeitar as regras sociais;
- Estimular o convívio social e a participação nas atividades realizadas em grupo.
- Utilizar os cinco sentidos através de atividades diversas do cotidiano escolar;
- Adquirir hábitos de organização e cuidado com o material pessoal e coletivo;
- Estimular o uso do raciocínio da criança;
Descobrindo o Corpo e o Movimento
- Construir uma imagem real de si e sua identidade pessoal, identificando suas características pessoais, suas limitações e possibilidades, agindo de acordo com elas;
- Adquirir hábitos e atitudes relacionados ao auto-cuidado, à higiene pessoal e à alimentação;
- Observar e identificar algumas características do corpo humano nas diferentes fases de vida;
- Adquirir consciência do respeito que devemos ter com o próprio corpo e com o corpo dôo outro;
- Adquirir consciência a respeito da boa alimentação que devemos ter para manter nosso corpo saudável;
- Conhecer o corpo humano e suas partes;
- Perceber e controlar o corpo parado e em movimento;
- Explorar os movimentos do corpo, de forma significativa e interessante;
- Relacionar o corpo de forma harmônica com os objetos e demais seres vivos;
Descobrindo o Eu e o Outro
- Desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade com o outro e com o ambiente;
- Ampliar o conhecimento cultural reconhecendo e respeitando a diversidade de costumes.
- Desenvolver na criança o conceito do “eu” em relação ao seu nome, de seus pais (família) e colegas;
- Oportunizar a construção da identidade e autonomia;
- Adquirir hábitos de respeito com as pessoas de seu convívio;
- Reconhecer que entre eu e o outro existem diferenças e particularidades que devem ser respeitadas;
- Oportunizar situações que levem a aquisição de uma maior independência;
6. Atividades propostas
- Roda de conversa diária: canções, saudações, instruções, relatos, avisos, socialização de experiências, narração de fatos etc;
- Utilização de recursos diversos para resolver dúvidas ou problemas do cotidiano escolar;
- Participação em situações variadas que requeiram: ouvir com atenção, intervir, formular e responder perguntas, manifestar e acolher opiniões;
- Descrição (dentro de uma narração ou exposição de personagem, cenário ou objetos);
- Narração, dramatização e reprodução de histórias e músicas conhecidas;
- Uso da biblioteca;
- Manuseio de livros, revistas, gibis, etc;
- Comunicação e expressão gráfica livre (desenhar, pintar, colar, amassar), através de materiais diversificados;
- Construção de painéis e murais coletivos;
- Expressão através de mímicas, imitações e construções diversas;
- Contato visual com letras, e apresentação da escrita do nome;
- Confecção de livros;
- Construções com sucatas;
- Colagens diversas;
- Modelagem;
- Observação e descrição de imagens;
- Dobradura;
- Contato com letras e números no contexto diário;
- Interpretação e representação de objetos e pessoas no espaço;
- Utilização de diferentes estratégias de contagem;
- Resolução de situações-problema;
- Conhecimento de suas origens, família e de sua história de vida;
- Identificação de aspectos e partes do corpo humano, de suas necessidades e cuidados;
- Conhecimento e cumprimento das regras de convívio social;
- Observação e percepção de semelhanças e diferenças entre ambientes e elementos da natureza;
- Momentos de cuidados com a higiene pessoal (lavar as mãos, escovar os dentes, entre outros);
- Ações de respeito o ponto de vista alheio, de cooperação, solidariedade e ajuda para com os outros;
- Respeito diante de colocações de outras pessoas, tanto no que se refere às idéias quanto ao modo de falar;
- Cuidados com o material pessoal e coletivo;
- Jogos pedagógicos e brinquedos diversos, utilizando espaços físicos diferentes;
- Brincar com fantasias;
- Brincadeiras de “faz-de-conta”;
- Observação e manipulação de objetos com características diferentes (cores, formas, texturas, sons, entre outros);
- Brincadeiras de roda e brincadeiras diversas no parque e na classe (livres e dirigidas), criando oportunidades para correr, saltar, subir, descer, escorregar, etc;
- Brincadeiras e modelagens no tanque de areia;
- Pintura facial;
- Manuseio dos instrumentos da bandinha;
- Esquema corporal, envolvendo as partes e as posições do corpo humano;
- Construção dos hábitos de higiene e alimentação;
- Pesquisas em casa (com a ajuda e participação da família), e em classe;
- Músicas: ouvir, dançar e cantar;
- Teatro, fantoches;
- Degustação de alimentos, auto-servimento durante as refeições;
- Rasgar e amassar papéis
- Uso da sala de tv.
7. Avaliação
A avaliação na educação infantil é um conjunto de ações que auxiliam o educador a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática de acordo com as necessidades percebidas.
O desenvolvimento humano acontece de forma contínua e gradativa. Na educação infantil, o principal instrumento de avaliação é a observação sistemática em momentos diversificados, acompanhada de registro e análise da produção da criança.
Tem a função de acompanhar, orientar e redirecionar o processo educativo, fazendo com que a criança perceba suas conquistas, seus avanços e também suas necessidades e possibilidades.
Destina-se a favorecer o desenvolvimento da criança e ampliar seus conhecimentos
Sendo assim, deve ser feita de forma processual e contínua, considerando as especificidades de cada educando, refletindo as conquistas obtidas pela criança e visando a melhoria do trabalho educativo. Uma avaliação que não tem por objetivo apenas detectar qual a situação em que se encontra o aluno, mas uma avaliação dinâmica, buscando refletir sobre o educando em sua totalidade, descobrir o nível em que ele está, para que o educador possa intervir, fornecendo instrumentos para que ele avance, construindo assim uma aprendizagem significativa.
8. Proposta Pedagógica
A entrada e o acolhimento das crianças acontecem das 7h00 às 7h30, nesse momento vamos recebendo as crianças, que chegam e vão brincar um pouco no tapete de borracha. Em seguida fazemos a roda de entrada, que inicialmente será para contar histórias. Às 7h30 vamos para o refeitório tomar o café da manhã, depois temos um período de atividades variadas. Às 9h30 é a hora da troca, em seguida fazemos a roda de músicas, e às 10h30 eles almoçam. Após o almoço temos a higiene, e às 11h00 o momento do repouso.
As atividades propostas no planejamento anual serão trabalhadas de formas diversificadas, através de brincadeiras, músicas, modelagem, histórias, registros diversos, pinturas, desenhos livres, contação e dramatização de histórias, construção de painéis coletivos, colagens, rodas de músicas, momentos de danças, brincadeiras variadas na sala e no parque, brinquedoteca, biblioteca e sala de TV etc.
E também serão bastante variadas, com respeito à idade e a maturidade de cada criança. Cada um vai realizar o que é proposto de acordo com o nível em que se encontra.
Todos os dias temos o momento do parque, onde as crianças brincam livremente e os educadores observam, interferindo quando necessário. Faremos também brincadeiras dirigidas no horário do parque, estimulando não só a socialização como outros aspectos do desenvolvimento dos alunos. O tanque de areia será utilizado uma vez por semana, desde que o tempo esteja bom e a areia não esteja molhada.
Uma vez por mês teremos a comemoração dos aniversariantes, momento de integração entre todas as classes.
Antes das refeições fazemos a higienização das mãos, e começaremos com a escovação dos dentes após o almoço quando todos estiverem adaptados e ambientados.
Ainda não estamos utilizando o sistema de auto-servimento, onde as próprias crianças servem-se sozinhas, mas é uma proposta para acontecer futuramente. O auto-servimento é importante, e trabalhamos algumas questões como não desperdiçar alimentos, o uso correto dos talheres, esperar a vez para se servir, a importância da alimentação diversificada e saudável, o cuidado com a limpeza no refeitório, etc.
A avaliação acontece através de uma observação contínua dos educadores, que acompanham os avanços e as conquistas dos alunos no decorrer do ano.
Registros diários são realizados, e duas vezes por ano fazemos um registro mais elaborado que é entregue para a OP da escola.
“SER EDUCADOR É SER UM POETA DO AMOR. EDUCAR É ACREDITAR NA VIDA E TER ESPERANÇA NO FUTURO. EDUCAR É SEMEAR COM SABEDORIA E COLHER COM PACIÊNCIA.” (Augusto Cury)
“As informações são arquivadas na memória, as experiências são cravadas no coração” (Augusto Cury)
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