quinta-feira, 16 de junho de 2011

CEMEI “Maria da Glória Martins” - Agrupamento II A

PLANO DE ENSINO 2011
CONTEÚDOS BIMESTRAIS
CEMEI “MARIA DA GLÓRIA MARTINS”
TURMA DO COCORICÓ
PROFESSORA RENATA REIS P. M. FONSECA
MONITORAS: AUGUSTA,EDNA, KARINA, SUELI,RENATA MIQUELINE e ILDA


FEVEREIRO E MARÇO
AS CRIANÇAS E SEUS DIREITOS!

Poesia “Os direitos das crianças” Ruth Rocha
  • Construção de livro sobre os direitos das crianças com a participação das famílias, contando sobre as suas infâncias e descrevendo as preferências dos filhos quanto a alimentos, brincadeiras, passeios, músicas...;
  • Trabalhar a Identidade, com fotos das crianças em cubos, caixas, CDs...;
  • Construção e utilização de crachás com nomes e foto 3x4 de todas as crianças;
  • Construção de bonecos brancos, negros, índio, ruivo, com cabaças, para tratar de diversidade;
  • Construção de bonecos com meias e luvas;
  • Brincadeiras em frente ao espelho observando características particulares, utilizando diferentes acessórios como chapéus, pintura facial, fazendo mímicas;

NOSSO CORPO TAMBÉM MERECE RESPEITO!
Livro “Banho é bom” e CD de músicas – Hélio Ziskind
  • Percepção do próprio corpo através de atividades dirigidas, brincadeiras, cantigas, histórias, mímicas;
  • Movimentando o corpo através de brincadeiras com expressões corporais;
  • Descobrindo sons do nosso corpo;
  • Trabalhar os cuidados e higiene com o corpo através de diversas atividades, brincadeiras, cantigas, histórias, desenvolver os hábitos de lavar as mãozinhas, escovar os dentes, cortar as unhas, pentear os cabelos

Tela “Crianças” – Romero Britto



ABRIL E MAIO
CADA UM NO SEU CANTO! CADA CANTO DO SEU JEITO!

Música: “Meu querido paiol” – Hélio Ziskind
Livro: “Um amor de família” – Ziraldo

  • Conhecer as diferentes moradias dos animais da fazenda. Como vivem os animais? Como é a vida na fazenda?
  • Pesquisa sobre o tema animais da fazenda, realização de pinturas com técnicas e materiais diversificados, colagens;
  • Conhecendo as moradias dos insetos do jardim: joaninhas, tatu-bolas, minhocas, formigas, borboletas...
  • Falando sobre as moradias de personagens dos contos: Casa de doces, do João e Maria; casa dos anõezinhos; casa do João e o Pé de feijão...
  • E, nós onde moramos? Como é a vida na cidade? Quem mora na nossa casa? Pesquisa e reconhecimento da criança como pertencente a sua família
  • Exploração e exposição de fotos das famílias das crianças;
  • Construção tridimensional de casinhas e diferentes moradias pesquisada, utilizando caixinhas de sabão em pó e outros materiais recicláveis;

Tela: “Pássaros” – Romero Britto

JUNHO E JULHO
NA NATUREZA TUDO É PERFEITO!
TUDO TEM PROVEITO!

Música: Rap da reciclagem – Hélio Ziskind
  • Reciclando com as crianças: Transformando sucatas (vidros, plásticos, caixas, garrafas) em brinquedos, objetos, decoração;
  • Construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis: cornetas de canos PVC, pandeirolas de arame e tampinhas de garrafas metálicas dentre outros;
  • Construção de vasinhos com caixas de leite e textura;
  • Construção de robôs com caixas de papelão;
  • Confecção de fantasias com retalhos de tecidos;
  • Confecção de máscaras com pratos descartáveis;
  • Produção de fantoches com saquinhos de papel;
  • Colhendo e transformando elementos da natureza: sementes, folhas, terra, pedras;
  • Preparo de tinta caseira com polpa de frutas;
  • Reprodução da tela “Borboleta” de Romero Britto, utilizando sucatas;
  • Valorização da área externa da escola, através da exploração do espaço, da observação de animais, das plantas, dos jardins e dos elementos naturais encontrados por ali, como sementes, folhas, gravetos;

Tela “Borboleta”- Romero Britto

AGOSTO E SETEMBRO:
CONTINUAREMOS FALANDO DA NATUREZA.
POIS O DESMATAMENTO, EU REJEITO!

Música: “Uma bolinha marrom” – A história do Jequitibá, o gigante da floresta – Hélio Ziskind
Livros: A árvore generosa – Shel Silverstein/ Fernando Sabino
A árvore do Beto – Ruth Rocha
Uma floresta de histórias: contos de árvores mágicas do mundo todo – Rina Sing

Tela: “Árvores” – Romero Britto
  • Observação das árvores na área externa da escola;
  • Exploração das folhas, sementes das frutas, cascas dos caules;
  • Descobrindo as árvores frutíferas na escola: conhecendo suas frutas;
  • Brincadeiras nas árvores: balanços, redes, cabaninhas, sinos do vento, casinha de passarinhos;
  • Contações de histórias, lendas, contos das árvores brasileiras;
  • Conhecendo as florestas brasileiras: Mata Atlântica, Amazônia e seus mistérios;
  • Plantio de árvores no nosso bairro em comemoração ao dia da árvore- 21 de setembro
  • Conhecendo um Jequitibá;
  • Sem árvores, não há rios, não há bichos! - Pesquisa de animais em extinção nas florestas: onça pintada, mico-leão-dourado, arara-azul-dourada;
  • Dramatização da música “Cadê?” de Enio Bernardes e Cleusa Bernardes, com educadores e alunos

MÚSICA: Cadê ?Composição: Ênio Bernardes e Cleusa Bernardes

Cadê o riachinho que tava aqui?Cadê o riachinho que tava aqui?Você sabe, você viu?Você sabe, você viu?Riachinho secou evaporou sumiu!Riachinho secou evaporou sumiu!Cadê o mato que embalava o riachinho?Cadê o mato que ninava o riachinho?Você sabe, você viu?Você sabe, você viu?Foi a monstro-serra que engoliu!Foi a monstro-serra que engoliu!Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!Cadê a água?Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!Cadê a onça?Você sabe, você viu?Você sabe, você viu?Evaporou ...Sumiu!

OUTUBRO - NOVEMBRO – DEZEMBRO
VAMOS BRINCAR DE...? EU ACEITO!

DVD “Na casa de Ruth”
  • Brincadeiras baseadas nos poemas de Ruth Rocha musicalizados por Hélio Zikind
  • Resgate de brincadeiras antigas;
  • Brincadeiras dançantes;
  • Brincadeiras ritmadas;
  • Brincadeiras de cooperação;
  • Brincadeiras circenses;

Nenhum comentário:

Postar um comentário