quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Encontro dos alunos monitores de informática

(por Mayara Castilho, publicado em PMC)

Para destacar o trabalho dos estudantes do ensino fundamental que participam do projeto Alunos Monitores de Informática nas unidades escolares, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), promove o 3° Encontro de Alunos Monitores de Informática das Escolas Municipais de Campinas. 

O evento acontece nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, às 9h, no ginásio de esportes da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

O objetivo é que os participantes do Projeto das escolas da rede municipal de ensino tenham a oportunidade de socializar experiências e disseminar a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação nos ambientes escolares e nas práticas pedagógicas dos professores.

O encontro conta com a participação de 21 escolas da rede municipal que já desenvolvem o projeto. Além de aproximadamente 380 alunos monitores, também estarão presentes professores, gestores e profissionais da educação.

As 19 unidades que não fazem parte do projeto também foram convidadas para participar do evento com o intuito de conhecerem como o Aluno Monitor de Informática é desenvolvido e caso haja interesse, também fazerem parte do projeto.

"O encontro tem a intenção de integrar os alunos e de ser uma oportunidade para que os participantes do projeto troquem experiências de como o trabalho é desenvolvido nas escolas, de acordo com a realidade de cada uma", explicou a coordenadora do NTE, Angela Fernandes.

As escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) que participarão do encontro são: 
Emef Anália Ferraz Costa Couto, Emef Ângela Cury Zakia, Emef Avelino Canazza, Emef Benevenuto Torres, Emef Carmelina Castro Rinco, Emef Ciro Exel Magro, Emef Clotilde Barraquet Von Zuben, Emef Corrêa de Mello, Emef Domingos Zatti, Emef Dulce Bento Nascimento, Emef Elvira Muraro, Emef Elza Maria Pellegrini, Emef Francisco Silva, Emef Geny Rodrigues, Emef João Alves dos Santos, Emef José Narciso Ehremberg, Emef Leão Vallerie, Emef Leonor Savi Chaib, Emef Maria Luiza Pompeo de Camargo, Emef Orlando Carpino e Emef Virginia Mendes Antunes Vasconcelos. (As escolas em negrito pertencem ao NAED Norte)
Os alunos monitores ainda participarão da palestra "Internet Segura para Crianças e Adolescentes", proferida pelo Engº Alan Gonçalves, Gerente de Testes da IBM.

Projeto

O Projeto Alunos Monitores é desenvolvido entre professores e alunos para a utilização adequada dos computadores e recursos tecnológicos que compõem os laboratórios de informática existentes em todas as escolas municipais de ensino fundamental.

Alunos dos anos finais do ensino fundamental são formados para que auxiliem estudantes mais novos em aulas que acontecem nos laboratórios de informática das unidades. O projeto visa, também, a inclusão digital, o exercício da cidadania e a construção de conhecimento.

As 21 escolas de ensino fundamental da rede municipal de educação que participam do projeto recebem a orientação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), que oferece apoio na implantação do projeto e treinamento dos alunos e professores.

Em 2011, mais 220 alunos tornaram-se alunos monitores de informática com a adesão de novas Emefs ao projeto: Prof. Aná-lia Ferraz Costa Couto, Leonor Savi Chaib, Leão Vallerie, Clotilde Barraquet Von Zuben, Domingos Zatti, Dulce Bento Nascimento, Francisco Silva, Geny Rodrigues, Virginia Mendes A Vasconcelos, Benevenuto Torres e Ângela Cury Zakia.

Programação

9h — Recepção aos participantes
9h30 — Abertura
9h45 — Apresentação cultural
10h — Panorama do Projeto nas escolas da Rede Mu-nicipal de Campinas.
10h30 — Palestra
11h — Entrega dos certificados
11h30 — Lanche
12h — Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário