segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Conferência: Alunos de Emef vencem concurso cultural

Toda criança e adolescente tem seus direitos e deveres. Todos devem ser tratados com honestidade, formando um ciclo social que inclui valores humanos, poder e justiça.” A frase faz parte do desenho que conquistou o primeiro lugar no Concurso de Desenho e Frase e que ilustra as peças da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será aberta no dia 18 de outubro na Câmara Municipal e acontece nos dias 19 e 20 no ginásio de esportes da Unicamp.

Muito mais do que um trabalho feito para participar do concurso, a frase resume o que Julia Cristina Jensen de Almeida, 11 anos, aprendeu sobre o tema. “Eu não conhecia sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes e foi importante saber sobre o assunto”, disse a aluna do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef ) Padre Domingos Zatti.

O desenho de Julia mostra uma criança soltando pipa, simbolizando o direito de brincar e crianças recolhendo lixo, representando os deveres, no caso, os cuidados com o meio ambiente. “Não achei que poderia vencer e fiquei feliz com a vitória. Aproveito e levo os ensinamentos sobre meus direitos e deveres para toda a vida”, disse a menina.

Participação

Para ela e seus colegas dos anos iniciais do ensino fundamental da escola (1º ao 5º anos) participarem do Concurso, a professora de Artes, Maria Silvia de Carvalho, falou sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente em sala de aula e orientou o trabalho dos alunos. A professora Sandra Olegário também fez o mesmo trabalho com a turma do 7º ano. O Concurso teve a participação de crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais de Campinas, além das instituições governamentais e não governamentais credenciadas pelo Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes.

A participação dos alunos da Emef Padre Domingos Zatti foi tão grande e levada a sério, que além de Julia, o outro aluno do 5º ano, Jonathas Alexandre Gotti Rogers Pavani, também teve destaque no concurso e conquistou a 3ª colocação.

“Sempre gostei de desenhar e de participar das atividades diferentes que a escola faz. Quando a professora falou sobre o concurso de desenho, eu me empolguei e desenhei eu mesmo em sala de aula, com a lousa cheia de lições, para passar a mensagem de que toda criança e adolescente tem direito a estudar”, afirmou o menino tímido, mas entusiasmado com o prêmio que irá receber durante a abertura da Conferência no dia 18 de outubro às 18h, e que já tem a presença confirmada dos pais, que sempre o incentivam e o acompanham nas atividades escolares.

Conferência

A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Campinas), com apoio da Prefeitura Municipal, e irá discutir este ano o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O objetivo do evento é discutir o tema central “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos estados, no distrito federal e nos municípios”. Para o debate, o CMDCA preparou o público infanto –juvenil para a Conferência desde o primeiro semestre de 2011 com ações como a VI Conferência Lúdica, que foi realizada em setembro e contou com mais de 300 crianças e adolescentes.

A Conferência Lúdica elegeu 180 delegados que apresentarão demandas nos eixos de discussão: sexualidade, violência, participação, direitos humanos e drogas durante a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os alunos que participaram do Concurso de Desenho e Frase, como a Júlia e o Jonathas, também fizeram parte da Conferência Lúdica.

A abertura oficial da IX Conferência será no dia 18 de outubro, às 14 horas, na Câmara Municipal de Campinas. Nos dias 19 e 20, os debates serão no Ginásio de Esportes da Unicamp.

Confira a programação da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente:

Data: 18 de outubro - terça-feira
Horário: das 13h às 19h
Local: Câmara Municipal de Campinas
Endereço: Avenida Eng. Roberto Mange, 66 – Ponte Preta
13h - Início do Credenciamento
14h às 17h - Abertura
· Contextualizando a situação municipal da proteção integral de crianças e adolescentes
· Conferência: Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos estados, no distrito federal e nos municípios
· Leitura e aprovação do regimento interno da IX Conferência
18h - Premiação do Concurso de Desenho e Frase
Atividade Cultural

Data: 19 de outubro - quarta-feira
Horário: das 8h às 16h30
Local: Ginásio Multidisciplinar da Unicamp
Endereço: Rua Elis Regina, 131 - Unicamp
8h - Credenciamento
9h às 12h – Abertura
· CMDCA Campinas e Conselho Nacional dos CONANDA
· Apresentação das propostas das crianças para a IX Conferência
· Exposição dos Eixos Temáticos em salas simultâneas:
Temas: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes
Proteção e Defesa dos Diretos de Crianças e Adolescentes
Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes
Controle Social da efetivação dos Direitos
Gestão da Política Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes
12h às 13h30 – Almoço
13h30 - Atividade Cultural
Apresentação das atividades realizadas pelas crianças
14h - Encerramento do credenciamento
14h30 às 16h30 - Grupos de trabalho em salas simultâneas
Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes
Proteção e Defesa dos Diretos de Crianças e Adolescentes
Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes
Controle Social da efetivação dos Direitos
Gestão da Política Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes

Data: 20 de outubro – quinta-feira
Horário: 8h às 17h
Local: Ginásio Multidisciplinar da Unicamp
Endereço: Rua Elis Regina, 131 - Unicamp
8h – Café
9h às 12h – Abertura
· CMDCA Campinas
· Apresentação das propostas em plenária e deliberações
12h às 13h30 – Almoço
13h30 - Atividade Cultural
14h às 16h30 - Apresentação das propostas em plenária e deliberações
· Eleição de delegados
17h - Atividade Cultural
Encerramento

(por Ingrid Vogl, publicado em PMC)



Nenhum comentário:

Postar um comentário