segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cadastro para o ensino fundamental nas escolas públicas segue até dia 30

Segue até o dia 30 de setembro o cadastro das crianças que ingressarão no 1º ano do ensino fundamental público de Campinas em 2012. O cadastramento está sendo feito pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. A previsão é que cerca de 11 mil alunos ingressem no ensino fundamental no próximo ano, dos quais aproximadamente 9 mil são provenientes das escolas municipais de educação infantil e entidades conveniadas.

O cadastro para as crianças que possuem 6 anos completos ou que vão completar até o dia 31 de março de 2012 visa garantir a matrícula no 1º ano do ensino fundamental em escolas públicas - municipais e estaduais - mais próximas às residências das crianças. O prazo para fazer o cadastro será encerrado no dia 30 de setembro.

Para as crianças que frequentam as escolas de educação infantil municipais e conveniadas, o cadastro será feito na própria escola, cabendo à família apenas confirmar a intenção de vaga e atualizar os dados referentes ao endereço residencial.

Os pais que desejam uma vaga para as crianças que não frequentam escolas municipais de Educação Infantil nem entidades conveniadas, ou então, estão matriculadas em escolas de Educação Infantil particulares deverão procurar a escola pública de Ensino Fundamental (municipal ou estadual) mais próxima de sua residência e efetuar o cadastro.

O cadastro pode ser feito em qualquer escola municipal ou estadual, pois a vaga para a matrícula será garantida na escola mais próxima de sua residência onde haja vaga disponível, independente do local onde o cadastro foi efetuado. O sistema usado para matricular o aluno em escola próxima a sua residência é o georreferenciamento, feito a partir do endereço residencial.

Divulgação

A lista com a indicação das escolas onde as crianças cadastradas deverão ser matriculadas será divulgada no dia 16 de novembro. Elas estarão disponíveis nas escolas de educação infantil e de ensino fundamental (municipais e estaduais). A matrícula deverá ser efetuada entre os dias 21 de novembro de 2011 e 17 de janeiro de 2012.

Outros anos

As crianças que já possuem 7 anos ou vão completar até 31 de março de 2012, os adolescentes e os adultos que não estão matriculados em escolas públicas e desejam matricular-se em qualquer ano do ensino fundamental ou em qualquer termo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de 2012, também deverão efetuar o cadastro na escola pública mais próxima à sua residência.

Documentos

Para fazer o cadastro, tanto dos ingressantes no 1º ano, quanto dos alunos que pretenderem ingressar no ensino público em qualquer ano ou termo, o responsável deverá apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento ou do RG da criança, jovem ou adulto que deseja ser matriculado, além de cópia do comprovante de residência da criança, jovem ou adulto que deseja a vaga, preferencialmente uma conta de água recente (com data a partir de junho de 2011).

(Ingrid Vogl)

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário