segunda-feira, 4 de julho de 2011

O assunto é.... bisfenol-a

Bisfenol-a é o nome de um produto químico utilizado para a produção de plásticos usados em mamadeiras, garrafas e copos, além de uma infinidade de outros produtos, inclusive no revestimento das latas de alimentos e bebidas.

O bisfenol-a é importante para a indústria pois ele aumenta a vida útil do plástico. O problema é que esse elemento químico é mais do que suspeito de causar graves danos à saúde humana. Nos bebês e nas crianças, o bisfenol pode estar associado com problemas como: hiperatividade, autismo, diabete e problemas cardíacos. No caso das meninas, o bisfenol pode estar associado com amadurecimento precoce (pois ele imita o estrogênio), fazendo as meninas parecerem mulheres maduras antes do tempo normal para isso. No caso dos homens, esse produto pode causar esterilidade.

Nas pesquisas feitas, foi encontrada presença de bisfenol-a no sangue, na urina, no leite materno e até mesmo no cordão umbilical de recém-nascidos - fato que levou os cientistas a darem o alerta contra esse perigoso produto químico, infelizmente muito utilizado por todos nós, todos os dias.

Embora a grande mídia brasileira ainda não tenha dado o devido destaque para essa notícia, o bisfenol-a chegou ao conhecimento do grande público depois que a cidade de Piracicaba proibiu a comercialização de mamadeiras que contenham esse produto químico.

Considerando a gravidade do problema, é recomendável que os profissionais das creches tomem o máximo de cuidado com o uso de mamadeiras e outros produtos plásticos usados para a alimentação e o entretenimento das crianças.

Aqui vão algumas dicas:
1. Usar somente mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA Free.
2. Dar a aos bebês brinquedos feitos com materiais naturais em vez de plásticos.
3. Armazenar os alimentos e bebidas em vidros.
4. Não usar plásticos no microondas.
5. Parar de comprar e consumir alimentos e bebidas em latas revestidas com plástico.
6. Evitar o uso de filmes plásticos (e nunca colocar no microondas nada envolto nisto).
7. Evitar pratos, copos e outros utensílios de plástico, trocando-os por produtos de vidro.
8. Se optar por utilizar utensílios plásticos de cozinha, desfazer-se dos velhos, os lascados ou arranhados e evitar colocá-los na máquina de lavar louças. Não lavá-los com detergentes fortes, já que este emprego pode fazer com que mais substâncias químicas possam ir para os nossos alimentos.
9. Evitar água engarrafada, filtrar nossa própria água com filtros de vidro ou cerâmica.

10. Consuma frutas e hortaliças frescas. Ao comprar conservas prefira as de vidro.
11. Não aqueça comidas ou bebidas em recipientes de plástico.
12. Rejeite qualquer recipiente de plástico que estiver velho, gastou ou turvo. Isto inclui garrafas d’água. Para acondicionar alimentos prefira os de aço inox, cerâmica ou vidro.




Leia mais sobre o bisnfenol-a na Wikipédia, clicando aqui.
Para mais informações sobre o bisfenol-a e outros problemas associados à sociedade do consumo, vá ao Tao do Consumo.
Assista a reportagem do UOL sobre o bisfenol-a:



*Ilustrações extraídas daqui.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário