terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cadastramento para educação infantil tem início esta semana

O prazo para o cadastramento para vagas nas escolas de educação infantil da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2012 foi iniciado nesta segunda-feira, dia 3 de outubro e segue até o dia 25 de novembro.

É essencial que os pais ou responsáveis por crianças de quatro meses a 5 anos e 11 meses procurem uma das unidades municipais para garantir o cadastro Isso vale inclusive para quem já se cadastrou em anos anteriores.

Para realizar o cadastro, é necessário procurar uma das escolas de educação infantil – incluindo as Naves-Mãe - em horário comercial, com a certidão de nascimento da criança (documento original) e a conta de água, para comprovação da residência em Campinas.

No momento do cadastro, o pai ou responsável por crianças dos Agrupamentos I e II - entre quatro meses a dois anos e onze meses de idade - indicará uma unidade de preferência.

Agrupamento III

Para as crianças do Agrupamento III (3 anos a 5 anos e 11 meses), a matrícula será feita por georreferenciamento. A partir do endereço apresentado no momento do cadastramento, será definida a escola mais próxima possível para que a criança frequente.

Para as que farão parte do do Agrupamento III, a família poderá apresentar comprovante residencial, do local de trabalho do responsável pela criança, ou outro endereço.

O georreferenciamento foi implantado na educação infantil após estudos feitos pela Coordenadoria de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação.

O processo de compatibilidade geográfica otimiza a distribuição de vagas e possibilita que a criança frequente a escola mais próxima de seus pais. Com a implantação do georreferenciamento, foi possível zerar a fila de espera do Agrupamento III em 2010.

A divulgação do cadastro inicial será feita no dia 12 de dezembro, no período da tarde, nas escolas de educação infantil da rede municipal.

Critérios sociais

Desde 2008, o cadastramento é feito anualmente e as crianças cadastradas na educação infantil de Campinas estão sendo classificadas por critérios sociais, como, por exemplo, pais com ou sem emprego; crianças ou membros da família com necessidades especiais; condições de moradia, entre outros.

Cada critério recebe uma pontuação que determina a classificação da criança na lista de espera por uma vaga. Apesar do recadastramento ser permanente, após o dia 25 de novembro a classificação será feita por ordem de entrada do pedido de vaga.

O cadastramento é feito com a utilização de um sistema criado pela IMA - Informática dos Municípios Associados - para evitar a duplicidade de nomes e outras informações, além de facilitar o cadastro para os pais e agilizar o trabalho da SME.

Mais informações podem ser obtidas no Diário Oficial do Município do dia 30 de setembro e nos Núcleos de Ação Educativa Descentralizada (Naeds) de todas as regiões de Campinas:
  • Naed Norte: 3242- 7041/ 3242-3340;
  • Naed Sul: 3272-8101/ 3272-5784;
  • Naed Leste: 3294-9744;
  • Naed Noroeste: 3267- 5757/ 3229-4763;
  • Naed Sudoeste: 3267-5555/ 3269-6629.

(por Ingrid Vog, in: PMC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário