sábado, 9 de julho de 2011

CIMEI 01 expõe trabalhos dos professores

Sábado, 9 de julho, sob o sol aconchegante de uma bela manhã de inverno, professores, monitores e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil "Pinóquio" receberam pais e familiares para um dia de Escola Aberta. Também participaram os pais, familiares e funcionários da CEMEI "Maria da Glória Martins", pois as duas unidades se situam na mesma quadra do bairro.

As duas unidades formam, juntas, o Centro Integrado Municipal de Educação Infantil 01, ou simplesmente CIMEI 01, e este é o sétimo ano que o evento Escola Aberta é realizado.

Pais e familiares compareceram em grande número e aproveitaram a agradável manhã para tomar sol nos jardins verdes da escola, confraternizando com a equipe e entre si, pois muitos são parentes, amigos ou moradores próximos. 

A diretora Maria Alice, que administra as duas unidades, cuidou com esmero de todos os preparativos. Sua equipe também não lhe deveu nada, pois todas as instalações feitas pelas professoras e monitoras - as "barracas" - estavam primorosas, demonstrando o empenho e carinho com que desenvolvem seus trabalhos com as crianças que lhes são confiadas. Tudo muito merecedor de ser visto, como pode ser (re)visto nas fotos que vão abaixo. 

As famílias aproveitaram a manhã de sol do sábado para se aquecer e se descontrair com as crianças no play-ground da escola.

Crianças, pais e familiares também foram reunidos nas salas de aula para assistirem uma apresentação áudio-visual sobre seus filhos, filmados e fotografados durante das atividades didáticas do primeiro semestre. Na foto: crianças do AGIII e seus familiares, na sala da professora Márcia.
O abraço carinhoso da professora Márcia em seus alunos, posando para as máquinas fotográficas dos pais.

Instalação da Profª Iraí, do AGII-B. As famílias das crianças estão representadas nas casinhas de papel cartão, numa delicada e harmônica montagem com elementos em que preponderam as cores azul, branco e vermelho.

Exposição de trabalhos da Jucirene, do AGIII-E. A instalação mostra uma interessante maquete de casas e conjuntos residenciais, representando o próprio entorno da escola. Cada residência estampa uma fotografia das famílias das crianças. 

A instalação mostra o trabalho da professora Adriana, do AGIII-D, com o tema 'Vale Encantado".  Castelos, florestas e um gigante, entre outros elementos das fábulas de castelo são explorados nesta exposição. 
A diretora Maria Alice e a professora Renata.

Caderno de receitas confeccionado nas aulas da profª  Renata.
As receitas foram enviadas pelas avós das crianças.

A diretora Maria Alice e a Profª Patrícia Ferreira, em abraço muito amigo, do AGIII-F.

Pais e familiares visitaram todas as barracas.

Detalhe da instalação organizada pela professora Márcia Viana. As crianças estão representadas em bonecos que navegam numa chalana, ao redor de uma casa rural brasileira. 

Cantinho da leitura. Os livros ficam pendurados em barbantes, facilitando a consulta das crianças, que podem folheá-los em pé. Depois que escolhem um livro, ele é solto do barbante e entregue a ela, que é então convidada a sentar no tapete sobre o gramado para fazer a sua leitura. A diretora Alice, a agente de educação infantil Elisabel e crianças.

Professora Dafne e agente de educação infantil Elaine, apresentando os "Os saltimbancos", história de Chico Buarque, explorada como atividade didática. As crianças estão representadas por fotografia nos bonecos de animais que são personagens da história.


A Profª Márcia e seu esposo Edson. Amigo da escola, Edson ajudou  na construção da arca exposta na barraca da professora XXX, no moinho de vento da barraca da professora Patrícia e em diversos outros objetos, artesanalmente confeccionados para esta exposição. Na foto, o casal posa diante  da grande tela de pintura feita por Edson. 

Aqui a barraca com a instalação "A arca de noé". Com a ajuda de Edson, a Profª Elaine apresentou esta agradável  montagem, que muito divertiu as crianças. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário