domingo, 12 de junho de 2011

CIMEI 15

Procuramos oferecer às nossas crianças um ambiente aconchegante, seguro e estimulante. Temos um espaço privilegiado: salas amplas, arejadas, galpão, Jardim de Borboletas, espelho d'agua, quiosque, campinho de futebol, casinha de bonecas, biblioteca, sala de TV, sala de recursos, parque, “Santuário Ecológico”. Avaliamos que esses espaços, embora já sejam utilizados, podem ser melhor aproveitados.

Entendemos o cuidado como atividade pedagógica, dessa forma organizamos a rotina com atividades onde o “educar e cuidar” se complementam. Procuramos organizar essas atividades (higiene, alimentação, recreação, exploração do espaço, descoberta e construção de conhecimentos,..., - conforme planejamento) de forma flexível, embora se trate de uma rotina, adequando as especificidades de cada grupo.

A organização e utilização de equipamentos e materiais da escola tem se mostrado verdadeiros parceiros no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Temos todo material e equipamento (de ótima qualidade) que precisamos para desenvolver as atividades juntos as crianças: data show, rádio, amplificador, TV, DVDs, livros, CDs, brinquedos, material de papelaria, ingredientes para culinária

Nossas atividades são desenvolvidas visando a formação da cidadania, valorizando e incentivando a socialização, a autonomia, o respeito às diferenças ( gênero, cultural, social), a preservação do ambiente e integração. Procuramos desenvolver ações de cooperação, solidariedade e respeito

Já em relação aos conceitos entre a relação “cuidar e educar” acreditamos que ambos estão bastante próximos, uma vez que trabalhamos com crianças muito pequenas. O educar perpassa pelo cuidado em todas as situações, sejam elas de trocas, banho, repouso, brincadeira, alimentação. Ganhamos espaço através do cuidar para desenvolver atividades educativas, pois educamos ao mesmo tempo que cuidamos de uma criança e vice-versa. Neste contexto, como não existe a possibilidade de separar um conceito do outro, avaliamos que questões relativas ao “cuidar e educar” acontecem de forma tranquila pela maioria do grupo.

Consulte o Projeto Pedagógico do CIMEI 15 clicando aqui.

Consulte abaixo os planos de ensino dos professores do CIMEI 15:

  • Plano de ensino Agrupamento III

  • Plano de ensino Agrupamento II

  • Plano de ensino Agrupamento I
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário